Essentials Kit em Português

Kit Essencial: Caixa introdutória de D&D 5ª Edição está disponível na Amazon!

Publicado por

Esta é uma dos kits introdutórios mais completos do mercado!

Reúnam-se, aventureiros: o Kit Essencial, caixa introdutória de Dungeons & Dragons 5ª Edição, está disponível para aqueles que não moram próximos de lojas físicas do hobby, através da Amazon Brasil. Ao longo da publicação, apresentaremos todos os itens da caixa – é tanto conteúdo que quase precisaremos de uma bag of holding para armazená-los!

O conjunto foi oficialmente lançado na Amazon Brasil ontem (18/12). Se você já o conhece e só deseja comprar o Kit Essencial, você pode fazer isso através da Amazon Brasil, disponível no botão abaixo. Caso não o conheça, vamos fazer um tour pela caixa.

Os conteúdos do kit

Kit Essencial Dungeons and Dragons
A caixa possui muitos itens!

O Kit Introdutório, é, certamente, uma das caixas introdutórias mais completas do mercado. Caso não a conheça, você pode estar se perguntando “mas a Mundo Galápagos (antiga Galápagos Jogos) já lançou o Starter Set: Kit Introdutório. Pra que lançar outra caixa?”.

Além do Starter Set: Kit Introdutório estar indisponível em várias das lojas que consultamos (o intuito é que ela seja substituída pelo novo Starter Set: Dragões da Ilha da Tempestade, já anunciada), a quantidade de itens presentes no Kit Essencial é bastante superior à caixa vendida anteriormente. Para ilustrar isso, vamos comparar os dois conjuntos básicos.

Os dados

Aqui não tem muito o que inventar, certo? Errado!

O Starter Set: Kit Introdutório possui seis dados: d4, d6, d8, d10, d12 e d20.
O Kit Essencial adicionará 11 dados a sua coleção: além dos seis dados mencionados acima, o conjunto apresenta três dados adicionais de seis faces (portanto, 4d6), um dado de vinte lados adicional (logo, 2d20) e um dado de porcentagem (um d%, dado de dez lados, mas com os números em dezenas: 1 vira 10, 2 vira 20, e assim por diante).

Com quatro dados de seis lados, você pode rolar seus atributos ao criar seu personagem, rolando os quatro dados juntos e descartando o resultado menor valor. Já os dois lados de vinte lados podem ser rolados em conjunto para definir vantagem e desvantagem.

Livro de Regras

O livro de regras do Starter Set: Kit Introdutório apresenta todas as regras necessárias para que você jogue a aventura presente na caixa, portanto que você use os personagens pré-criados pela Wizards of the Coast. O Kit Essencial apresenta estas mesmas regras, com um porém: nele, você também encontrará regras para criar seus personagens e evoluí-los até o 6º nível.

Como é de se esperar, por ser um livreto de 64 páginas, não há regras para todas as classes e raças (ou espécies), mas você ainda assim encontrará uma boa variedade de opções. Há, ao todo, quatro raças, cinco classes e cinco antecedentes.

O livreto vai além disso, porém: ele introduz regras de sidekicks, ou ajudantes. Com estas regras, é possível jogar com apenas um jogador e o DM. O jogador controlará mais personagens através de um sistema similar ao que é apresentado a um jogador convencional, mas sem tantas mecânicas envolvidas.

Estes personagens acompanhantes podem ser customizados: você tem três opções de classe para escolher, com cada uma delas apresentando algumas poucas opções para torná-lo ainda mais único. As classes são combatente (que emula as mecânicas do guerreiro), conjurador (um misto entre clérigo e mago) e especialista (uma combinação de bardo e ladino).

Fichas

O Starter Set: Kit Introdutório apresenta seis fichas, com cinco delas já preenchidas. Como o Kit Essencial apresenta regras para que você crie seu personagem, as seis fichas vêm em branco.

A aventura

A aventura Dragão do Pico Gélido é o que impede o Kit Essencial de ser um produto perfeito. Não é como se ela fosse uma aventura ruim, mas ela é bastante inferior ao que vemos em As Minas Perdidas de Fandelver. O lado positivo é que Dragão do Pico Gélido é baseado em Fandelver – a mesma cidade introduzida na aventura do Starter Set: Kit Introdutório. Logo, é possível usar a aventura do Kit Introdutório em conjunto com os elementos do Kit Essencial, ou até combiná-las para criar uma grande campanha!

Voltemos para Dragão do Pico Gélido: a aventura presente no kit é nada mais, nada menos do que um conjunto de aventuras curtas (no maior estilo quadro de missões), feitas para sejam concluídas em uma única sessão cada. Através destas aventuras curtas, é possível evoluir os personagens até o 6º nível.
Até o final da última aventura, é esperado que os personagens se encontrem com o grande vilão da campanha.

Além do Kit Introdutório

Acima, você pôde ver todos os itens que estão presente nos dois conjuntos – e convenhamos que isso, por si só, já seria um baita upgrade. Mas o Kit Essencial de Dungeons & Dragons vai além!

Escudo do Mestre

O Kit Essencial acompanha um Escudo do Mestre, em quatro abas e com as mesmas informações do Escudo do Mestre convencional. Todavia, o que muda é a arte do painel e o material: este escudo é confeccionado com um papel de gramatura ligeiramente superior ao de uma cartolina, enquanto o Escudo do Mestre convencional de Dungeons & Dragons 5ª Edição é elaborado com papel de alta gramatura, mais rígido do que papelão.

Kit Essencial Escudo do Mestre
Ilustração do Escudo do Mestre. Ele possui quatro abas, e a resiliência do escudo é bastante inferior.

Cartas

Para um DM novato, pode ser complicado gerenciar a quantidade de informações que um combate exige. Mas isto não será um problema com os cartões de referência presentes no Kit Essencial!

Há 81 cartas de referências ao todo, contendo informações sobre as condições de combate, ordem de iniciativa, missões da aventura e até mesmo itens mágicos e suas estatísticas. As cartas são confeccionadas em papel destacável, e o conjunto acompanha uma caixa montável para armazená-las. O material da caixa é do mesmo material do Escudo do Mestre presente no kit.

Mapas

O Kit Essencial contém dois mapas (uma única folha dupla-face): na frente, há um mapa da cidade de Fandalin, e no verso, uma parte da Costa da Espada – mais especificamente, as cercanias de Fandalin.

Kit Essencial Mapa
O mapa da Costa da Espada (em inglês). Tomara que esses recursos sejam disponibilizados digitalmente no futuro.

Expansão da aventura

Por fim, o Kit Essencial – ao menos a versão em inglês – contém um cupom para que você obtenha o Player’s Handbook (em inglês) com 50% de desconto na plataforma digital D&D Beyond. Além do desconto, você recebe três aventuras adicionais, que expandem ainda mais a aventura da caixa..

Procuramos em diversos sites e no site da Wizards para comerciantes, e em nenhum deles foi mencionado se este cupom está disponível para a versão em português.

E quanto custa tudo isso?

O Kit Essencial pode ser encontrado a partir de R$ 159,90. Contudo, o distribuidor de Dungeons & Dragons no Brasil adota a postura de priorizar lojas físicas em vez de grandes marketplaces. Por conta disso, o preço do Kit Essencial – assim como de outros produtos de Dungeons & Dragons 5ª Edição – está ligeiramente superior ao que pode ser encontrado em outras lojas.
Vale destacar que a Wizards of the Coast Brasil não trabalha com preço sugerido (ou preço de capa).

No momento desta publicação, o Kit Essencial pode ser encontrado na Amazon Brasil por R$ 191,90.

Para quem recomendamos o conjunto?

O Kit Essencial é recomendado para jogadores que desejam algo além do básico – um produto intermediário, que vai além do Starter Set: Kit Introdutório ao inserir regras para criar seus próprios personagens, mas que não apresenta toda a complexidade presente no Player’s Handbook: Livro do Jogador. Os jogadores que já viveram aventuras em Fandalin através do Kit Introdutório certamente se sentirão realizados ao ver que a cidade está livre das ameaças presentes na aventura As Minas Perdidas de Fandelver, e agora, com personagens criado por eles, poderão criar novas histórias em um ambiente já familiar.

O conjunto também pode ser usado como primeiro contato de um jogador com Dungeons & Dragons, já que a quantidade de itens físicos certamente encherá os olhos de um novato – todavia, nossa recomendação é que você entregue uma ficha pré-criada para o novo jogador. Ainda, a quantidade de opções de aventuras a partir de Fandalin dá aos aos jogadores certa sensação de liberdade – algo que As Minas Perdidas de Fandalver pouco entrega.

Para um jogador experiente, a aventura é o produto de maior valor nestes kits básicos, e Dragão do Pico Gélido deixará a desejar para este público. Contudo, a quantidade de itens presentes neste conjunto o transforma em um produto de excepcional custo-benefício, sendo uma excelente opção de presente para a criançada e uma boa porta de entrada para Dungeons & Dragons 5ª Edição.

Publicações mais recentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s