Uma delas é para o RPG escandinavo Dragonbane!

Deseja criar materiais para a Year Zero Engine, sistema que figura em inúmeros jogos da Free League Publishing, um dos principais estúdios de RPG do mundo? Você agora pode fazer isso, através das novas licenças do estúdio sueco!

As duas novas licenças de jogo aberto da Free League Publishing possuem caráter irrevogável, não podendo ser revogada pela editora no futuro. O estúdio sueco até poderá atualizar o documento (estopim para a controvérsia da primeira Open Game License, da Wizards of the Coast), mas os criadores de conteúdo poderão escolher qual versão do documento utilizar.

Haverão duas licenças: uma licença englobará quaisquer jogos publicados que utilizem a Year Zero Engine, núcleo de regras presente em inúmeros jogos da editora, como, por exemplo, Alien RPG, Forbidden Lands RPG, Tales from the Loop RPG e o novíssimo The Walking Dead RPG — que, inclusive, está em financiamento coletivo!

A segunda licença é específica para Dragonbane, RPG sueco e que a Free League Publishing publicará neste ano — o jogo foi financiado no ano passado.

Jogos diferentes, licenças diferentes

As duas licenças disponibilizadas pela Free League Publishing são diferentes, contudo. A licença da Year Zero Engine permite que você utilize a licença com quaisquer fins — seja criar um suplemento para um de seus jogos prediletos do sistema ou produzir o seu próprio jogo usando este núcleo de regras. Para isso, a editora forneceu uma SRD (System Reference Document), um documento contendo as regras que você pode replicar em seu jogo.

A licença para Dragonbane RPG é diferente, contudo: você pode usar o conjunto de regras apenas para criar suplementos e outros materiais adicionais para o RPG sueco. Você não poderá usar seu núcleo de regras para criar seus próprios jogos.

Apesar disso, ambas as licenças são royalty-free: isso significa que você não pagará nada para a Free League para criar seus materiais usando os dois sistemas, mesmo que você receba alguma quantia financeira como resultado de seu trabalho.

Você pode fazer o download da licença da Year Zero Engine e sua SRD através dos links abaixo:

Abaixo, você pode fazer o download da licença de Dragonbane no link abaixo.

O que é a OGL?

A Open Game License (ou Licença de Jogo Aberto) surgiu na aurora da edição 3.0 de Dungeons & Dragons, sendo considerada revolucionária até os dias de hoje, mais de vinte anos após o seu advento. O documento, pequeno o suficiente para caber em uma única página, apresenta diretrizes para que criadores de conteúdos e estúdios reutilizem conteúdos presentes nos livros de regras de Dungeons & Dragons.

Os conteúdos passíveis de serem reutilizados em outras obras estão listados em um segundo documento, intitulado System Reference Document, ou apenas SRD. Logo, a OGL é a licença que permite a reutilização de conteúdos, enquanto a SRD apresenta o que pode ser reutilizado.

Publicações mais recentes

Primeira aventura de Dark Souls RPG e´ anunciada!

Explore Lordran, mundo de Dark Souls RPG, com o suplemento The Tome of Journeys, para Dark Souls RPG!

Influenciador Matt Colville cria seu próprio RPG de mesa!

O criador de conteúdo Matt Colville criou seu próprio RPG de mesa. Em três dias de financiamento, MCDM RPG arrecadou quantias superiores a 13 milhões de reais

The Eletric State: Free League anuncia novo RPG de mesa!

Está no ar o financiamento coletivo de The Eletric State, novo RPG do premiado estúdio sueco Free League Publishing. Venha conhecer um pouco sobre este RPG!

Paizo anuncia Howl of the Wind, novo suplemento de Pathfinder!

O primeiro suplemento após o lançamento de Pathfinder Remasterizado é anunciado: conheça Howl of the Wind, que contará com um catálogo repleto de criaturas!

RPG baseado em The Walking Dead é lançado!

Crie seu próprio apocalipse zumbi com The Walking Dead Universe, RPG de mesa recém-lançado pela Free League Publishing!

D&D em 2024: veja tudo o que foi anunciado na PAX Unplugged!

50 anos de D&D: Confira tudo o que a Wizards anunciou para Dungeons & Dragons durante a PAX Unplugged! Teremos o retorno de Vecna!