O jogo é inspirado em Dragon Age RPG!

No último mês, a Green Ronin Publishing lançou, em formato digital, a segunda edição de Fantasy Age, uma revitalização do sistema que figura em jogos como Blue Rose, Dragon Age RPG, Modern Age e The Expanse RPG!

Fantasy Age é baseado em Dragon Age RPG, jogo da Green Ronin ambientado no universo de Dragon Age, jogo digital publicado pela Bioware e que fez um enorme sucesso, sendo um dos principais jogos do gênero RPG — sendo, possivelmente, o maior RPG ocidental. Vendo o potencial do AGE System (Adventure Game Engine), núcleo de regras usado em Dragon Age, a Green Ronin decidiu usá-lo em conjunto com outras ambientações. Foi assim que nasceu a primeira edição do Fantasy Age.

Oito anos após a sua publicação, a editora por trás de jogos como Mutantes & Malfeitores e The Expanse RPG viu que era necessário atualizar o jogo para atingir novos públicos — em especial, aqueles que abandonaram Dungeons & Dragons após toda a confusão envolvendo a licença OGL — Open Game License. E assim surgiu a segunda edição do Fantasy Age!

O que mudou?

Fantasy Age Segunda Edição
A capa foi ilustrada por Wayne Reynolds, mesmo artista que trabalha em muitas das capas de Pathfinder!

Antes que você entre em pânico, é importante destacar que o núcleo de regras é basicamente o mesmo: você ainda rolará três dados de seis faces (ou 3d6), sendo que um destes dados deve ser diferente dos demais (chamamos este dado de dado de façanha). Role os dados quando um teste for exigido, somando o valor dos dados e adicionando o valor do atributo relevante para a tarefa e o bônus de foco (normalmente, +2), caso aplicável.
Se o valor do teste for superior ao Número-Alvo, você foi bem sucedido!

Gerar dois resultados iguais em qualquer um dos dados lhe fornecerá Pontos de Façanha, que lhe permite usar habilidades especiais ao longo do combate!

Já o Dado de Façanha é usado para definir quão bem sucedido você foi em uma tarefa — o valor 1 no dado significa que você conseguiu atingir seu objetivo por pouco, enquanto o valor 6 simboliza um sucesso decisivo. Este dado também é usado para desempatar disputas e gerar Pontos de Façanha — ao obter dados de resultados iguais, a quantidade de Pontos de Façanha recebidas é igual ao valor do Dado de Façanha.

A segunda edição de Fantasy Age possui o dobro de páginas em relação a primeira edição — agora, são 288 páginas, em vez de 144. Com tantas páginas extras, é normal pensar que a nova edição apresenta conteúdos inéditos, e isso é verdade.
Mas antes de apresentar o que há de novo, vamos ver o que mudou em relação à primeira edição do jogo.

Ancestralidades

Na publicação da primeira edição, a Green Ronin usou o termo “raça” para definir os personagens de diferentes culturas. Na segunda edição, este termo foi substituído por Ancestralidades — termo também encontrado em Pathfinder 2ª Edição.

Ancestralidades Fantasy Age 2ª Edição
Três novas ancestralidades foram desenvolvidas para Fantasy Age. As ancestralidades previamente publicadas foram revisadas!

As mudanças não param por aí: agora, você possui nove opções de ancestralidade para escolher (a primeira edição contava com seis raças), e o Livro Básico oferece suporte para ancestralidades mescladas — você pode ser um misto entre um humano e orc sem qualquer problema.

Seguindo a tendência dos RPGs modernos, Fantasy Age também oferecerá novas opções de customização através de talentos de ancestralidade. O talento Dwarven Secrets, por exemplo, te permitirá usar o Foco Engenharia (Inteligência) para determinar para qual direção você está indo ao navegar pelo subterrâneo — isso também pode lhe fornecer um bônus de foco (+2) em um teste para se localizar nestes ambientes, caso uma pessoa comum possa deduzir direções nestes ambientes mesmo sem este talento.

Classes

Em vez das três tradicionais classes (Guerreiro, Ladino e Mago), a segunda edição de Fantasy Age contará com uma quarta classe: o Envoy é um especialista em situações sociais, explorando o potencial máximo de seus colegas e sendo, possivelmente, o “diplomata” do grupo, atuando em cortes e afins. Um exemplo de sua atuação em combate ocorre com a habilidade Coordinate: ao gerar Pontos de Façanha (PF, ou SP em inglês — Stunt Points), você pode gerar 1 Ponto de Façanha adicional, que deve ser distribuído para outro personagem.

Além da nova classe, a segunda edição de Fantasy Age agora apresenta façanhas de classe, que são fornecidas conforme você progride em níveis da classe escolhida. Logo, nada de ficar usando apenas as mesmas façanhas ao longo de todo o jogo!

O jogo agora te permitirá criar personagens ainda mais distintos: agora, as especializações estão disponíveis já no primeiro nível, em vez de serem aplicadas aos personagens apenas no 4º nível. Os personagens receberão mais especializações a cada nível ímpar atingido, e elas possuem menos restrições em comparação com a primeira edição do jogo.
Por fim, houve um grande rebalanceamento nas classes. Agora, elas causarão mais dano ao decorrer de sua progressão — no nível 6, por exemplo, as classes recebem ferramentas que adicionam 1d6 ao seu dano.

Combate

Fantasy Age 2E Combate
O Ataque de Façanha é uma novidade na segunda edição, e sua utilidade é lhe fornecer mais PF!

Algumas opções de ações que existiam na primeira edição foram reescritas do zero, com o intuito de trazer mais clareza ao jogo. Ainda, novas opções de ação foram adicionadas ao jogo. Um exemplo é o Ataque de Façanha: ao acertar este ataque, você recebe 2 Pontos de Façanha — contudo, você não causa dano.
Esta nova opção é ideal para os personagens que consumiram todos os seus Pontos de Façanha e necessitam destes pontos para acionarem suas habilidades.

O jogo agora oferece suporte para condições: agora, seu personagem pode ficar Fatigado ou Paralizado.

Foco

Ter um foco em seu atributo (como por exemplo, Foco em Cartografia, do atributo Astúcia) lhe fornecia +2 em um teste na primeira edição. Isso continua acontecendo na segunda edição, mas com um adendo: agora, este bônus se transforma em +3 a partir do 11º nível!
Mas não para por aí: você pode substituir um avanço de foco (ou seja, receber foco em uma especialização) por uma maestria em foco, aumentando o bônus de um foco específico para +4.

Magias

O sistema de magias de Fantasy Age é flexível o suficiente para que os personagens possam definir qual é a sua origem mágica, a depender da natureza da campanha. Contudo, dado a fama das magias divinas, a segunda edição de Fantasy Age agora lhe permitirá ser um conjurador que usa o poder dos deuses como sua fonte de conjuração. Esta regra, contudo, é opcional.

Fantasy Age Magias 2E
Agora, é possível forçar o acerto de uma magia!

Ainda, falhar em uma magia era algo frustrante e custoso na primeira edição de Fantasy Age. Agora, falhar na conjuração consumirá menos Pontos de Magia (PM), em comparação com uma conjuração bem sucedida. Você também pode forçar o sucesso de sua magia, com um custo.

Há mais Talentos Mágicos na segunda edição de Fantasy Age (19, sete a mais do que a primeira edição), e mais opções para cada tipo de talento — logo, dois conjuradores que possuem a mesma escola podem possuir diferentes magias em seu repertório. Por fim, a nova edição conta com Magias Menores: consumindo apenas 1 PM cada, estas magias realizam efeitos simples, como por exemplo, apontar para onde fica o norte.

Regras

Há várias novas regras na segunda edição de Fantasy Age. São elas:

  • Regras para perseguição, seja correndo, montado ou em um veículo. Também há regras para batidas!
  • Um sistema de investigação, flexível para que se adeque a qualquer campanha.
  • Um sistema de regras sociais.
  • Desafios, uma série de testes complicados e extensos.
  • Testes simples, usáveis quando você só precisa ser bem sucedido ou não, sem necessidade de uso das façanhas.
  • Condições de derrota: agora, zerar os pontos de vida de um inimigo não significa que você o matou. Você poderá escolher entre matar, nocautear, capturar, entre outras opções — como deixar uma cicatriz, por exemplo.

Regras opcionais

A segunda edição de Fantasy Age também conta com regras opcionais — regras que não são oficiais do jogo, mas que um narrador pode inseri-las em uma campanha sem precisar formular todo um subsistema.

  • Regra de Risco: um personagem que é bem sucedido de forma frequente gerará desafios adicionais para a campanha — esta regra aparece em Modern AGE e The Expanse RPG.
  • Audácia: por outro lado, a regra de Audácia “recompensa” jogadores excessivamente azarados, permitindo que realizem uma tarefa de forma ainda melhor quando finalmente forem bem sucedidos.
  • Fortuna: o poder do protagonismo aparece na segunda edição de Fantasy Age. Os personagens podem consumir Pontos de Fortuna para realizarem esquivas “bem na hora”. Fortuna também pode ser consumida para aprimorar suas rolagens de dados — logo, você terá que escolher entre segurança ou excelência.
  • Horror: A Green Ronin não mencionou como esta regra funcionará — mas ela existe!
  • Relações: as regras de relações de Blue Rose também aparecem em Fantasy Age. Estas relações fornecem vínculos, que os personagens podem usar para simbolizar seus sentimentos para com um personagem do jogador ou PDM (Personagem Do Mestre).

Além das regras

A segunda edição de Fantasy Age também contará com um novo cenário de campanha. Intitulado The Stranger Shores, o cenário apresenta As Profundezas, um local onde vários navios conheceram sua ruína — infelizmente, não há mais informações sobre o cenário. Para introduzir seus jogadores a este novo universo, uma aventura pronta — intitulada Breakwater Bay — está presente no livro, servindo como um aperitivo para o que vem por aí: a editora pretende lançar mais materiais do cenário através dos futuros produtos da linha!

No início deste mês, Ian Lemke (game designer da Green Ronin) anunciou que a segunda edição de Fantasy Age contará com um Guia Introdutório; um Kit do Mestre; uma campanha separada em cinco partes, intitulada The Lost Isle of the Pirate Queen; um bestiário, chamado de Adversaries & Encounters; e Stranger Shores, o massivo guia sobre o cenário — que, apesar de novo, contará com velhos conhecidos, como a famigerada cidade de Freeport!

Onde comprar?

A segunda edição de Fantasy Age esta disponível através do site da Green Ronin. O livro, que terá capa dura e miolo colorido, terá o preço sugerido de US$ 54,95 (R$ 272,65, na cotação do dia 23/05/2023). Pagando US$ 5 adicionais, você recebe a versão digital do livro!

Você também pode obter Fantasy Age através do DrivethruRPG, mas apenas na versão digital. No marketplace exclusivamente voltado para jogos analógicos, o livro está custando US$ 27,95.

Publicações mais recentes

Primeira aventura de Dark Souls RPG e´ anunciada!

Explore Lordran, mundo de Dark Souls RPG, com o suplemento The Tome of Journeys, para Dark Souls RPG!

Influenciador Matt Colville cria seu próprio RPG de mesa!

O criador de conteúdo Matt Colville criou seu próprio RPG de mesa. Em três dias de financiamento, MCDM RPG arrecadou quantias superiores a 13 milhões de reais

The Eletric State: Free League anuncia novo RPG de mesa!

Está no ar o financiamento coletivo de The Eletric State, novo RPG do premiado estúdio sueco Free League Publishing. Venha conhecer um pouco sobre este RPG!

Paizo anuncia Howl of the Wind, novo suplemento de Pathfinder!

O primeiro suplemento após o lançamento de Pathfinder Remasterizado é anunciado: conheça Howl of the Wind, que contará com um catálogo repleto de criaturas!

RPG baseado em The Walking Dead é lançado!

Crie seu próprio apocalipse zumbi com The Walking Dead Universe, RPG de mesa recém-lançado pela Free League Publishing!

D&D em 2024: veja tudo o que foi anunciado na PAX Unplugged!

50 anos de D&D: Confira tudo o que a Wizards anunciou para Dungeons & Dragons durante a PAX Unplugged! Teremos o retorno de Vecna!