Open Game License WotC

Fim da confusão: Wizards of the Coast desiste de atualizar a OGL!

Publicado por

Os danos na imagem da empresa, contudo, são irreparáveis!

A polêmica acerca da Open Game License finalmente acabou: a Wizards of the Coast finalmente abriu mão da atualização da OGL após massiva desaprovação da comunidade e dos criadores de conteúdo!

Fim de feira

No final do dia, tudo se manteve quase da mesma forma que estava antes da Wizards of the Coast anunciar a desastrada atualização da Open Game License, no fatídico dia 21 de dezembro de 2022. A OGL 1.0a se manterá intacta – mas não irrevogável. A SRD, publicada através da OGL 1.0a, agora também está disponível através da licença Creative Commons, uma organização sem fins lucrativos e que cria licenças para usos comerciais e não-comerciais. Com isso, a atual versão da SRD não pode ser revogada de forma alguma pelos Magos da Costa.

Ainda, a empresa disponibilizou ainda mais conteúdos na SRD. A partir de agora, o conde Strahd Von Zarovich e os Mindflayers fazem parte do System Reference Document – e portanto, você pode usá-los em suas criações (mesmo em criações disponíveis fora da DM’s Guild).

A pesquisa acerca da OGL 1.2 foi fechada, e a empresa se manifestará nos próximos dias para apresentar os próximos passos da empresa em relação aos criadores de conteúdo e a comunidade em si.

Os resultados da pesquisa

Kyle Brink, diretor executivo da marca Dungeons & Dragons, apresentou alguns dos resultados da pesquisa. Cerca de 15.000 pessoas participaram dela, e ela foi bastante desfavorável para os Magos da Costa.

Abaixo, você pode conferir os resultados divulgados pela empresa:

  • 88% do público não deseja publicar materiais através da OGL 1.2;
  • 90% do público teria que mudar algum aspecto de seu negócio para acomodar a OGL 1.2;
  • 89% do público está insatisfeito com o fato da OGL 1.0a ser desautorizada;
  • 86% do público está insatisfeito com a política proposta para VTTs;
  • 62% do público está satisfeito em adicionar os (sim, plural) documentos de referência do sistema em Creative Commons, e a maioria daqueles que estão insatisfeitos desejam mais conteúdos na SRD em Creative Commons.
    Foi por conta desta informação que a Wizards of the Coast adicionou mais conteúdos em Creative Commons.

Imagem arruinada

Por fim, a Wizards of the Coast arranhou sua própria imagem a troco de nada. Na publicação, Kyle Brink deixou claro que “a intenção da Wizards of the Coast era proteger a experiência de se jogar D&D no futuro, e que ainda querem fazer isso com a sua ajuda.” Ainda assim, o estrago está feito: a Paizo, por exemplo, elogiou a iniciativa da empresa, mas informou que continuará a desenvolver a ORC, ou Open RPG Creative License, que já conta com mais de mil adesões.

O livro de regras de Pathfinder 2ª Edição e a caixa introdutória de Call of Cthulhu esgotaram em tempo recorde – segundo a Paizo, o estoque de livros básicos de Pathfinder 2ª Edição, que deveria durar até outubro, já se esgotou, e uma nova tiragem do livro foi solicitada – o livro deve chegar aos estoques da empresa em abril.

Uma retrospectiva dos eventos

Abaixo, você pode conferir uma retrospectiva acerca das mudanças da OGL, através das diversas publicações que fizemos em nosso site:

Publicações mais recentes

D&D Direct: todos os anúncios relacionados com RPG de mesa!

Confira tudo o que foi anunciado durante a D&D Direct 2023!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s