E o jogo será lançado ainda este ano!

No início do ano, a Paizo anunciou uma parceria com a BKOM Studios para o desenvolvimento de jogos eletrônicos da franquia Pathfinder. O primeiro jogo desta parceria foi anunciado e financiado através de um financiamento coletivo há meses atrás (Abomination Vaults). O segundo jogo foi finalmente anunciado no último mês: Gallowspire Survivors!

Apesar de ser um jogo baseado em Pathfinder, não espere regras da segunda edição do RPG ou grandiosos detalhes acerca da história de Golarion. Aqui, a BKOM Studios fez uso apenas da ambientação de Pathfinder, introduzindo uma mega masmorra a ser explorada, alguns personagens icônicos e um grande vilão da franquia. Não que isso torne o jogo melhor ou pior, mas se a sua expectativa com o jogo é de “um jogo eletrônico que usa o conjunto de regras de Pathfinder 2ª Edição”, você irá se frustrar.

Dito isso, Pathfinder: Gallowspire Survivors é um jogo bullet hell (ou inferno de balas) roguelite, este último, uma categoria de jogos que envolve mortes permanentes (ou seja: caso morra, você perde todo — ou quase todo — o seu progresso), elementos de RPG e algum sistema de recompensa por exploração.

A descrição pode ter ficado um pouco confusa, mas a gente te ajuda a entender o conceito de Gallowspire Survivors: seu personagem possui várias habilidades e armas, e você as usará para derrotar as centenas de criaturas (sim, centenas) que surgirem no cenário. É por isso que o jogo possui a característica bullet hell — embora não haja “tiros” de fato, há muitos elementos que agridem o personagem do jogo, e o jogador deve tentar desviar destas ameaças. Ainda, durante a exploração do cenário, você encontrará itens e tesouros que tornarão o seu personagem ainda mais forte, e coletar a essência dos inimigos fortalecerá seus poderes durante uma jornada — contudo, você perde estes itens e poderes evoluídos ao morrer.

Pathfinder Gallowspire Survivors
Bolas de fogo e outras magias são boas ferramentas para lidar com hordas de zumbis!

Contudo, isso não significa que você sempre terá que recomeçar do zero ao morrer: a experiência que você coleta permanece com você mesmo após a morte. Ao evoluir, você recebe Pontos de Talento, que podem ser consumidos para aprimorar ou alterar o funcionamento de um poder — é aqui que grande parte da experiência de um roguelike se concentra: a cada jornada masmorra adentro, os personagens iniciam as campanhas mais fortes e preparados para lidar com a ameaça final. Jogos como Hades e Dead Cells fizeram bastante sucesso recentemente usando fórmulas similares.

Voltando a Pathfinder, Gallowspire Survivors introduz à torre Gallowspire, onde o lich Tar-Baphon foi aprisionado há quase um milênio atrás. Com o enfraquecimento natural dos selos de aprisionamento, novos heróis precisam ir até a macabra bastilha para reforçar o selo, e assim, manter a região de Avistan a salvo de sua maior ameaça.

Todavia, chegar até Tar-Baphon não será tarefa fácil, uma vez que a torre está repleta de servos do lich, espalhados por diversos níveis. Ao todo, a masmorra possui quatro níveis, com cada um deles contendo um chefe único. E os personagens terão a chance de confrontar Tar-Baphon apenas no final da jornada, podendo fazer isso em cinco níveis de dificuldade diferentes — o que é ideal para jogadores mais dedicados, ao mesmo tempo em que permite que jogadores casuais consiga concluir o game nas dificuldades mais baixas.

Os jogadores precisam de personagens para chegar até o final da masmorra, e Gallowspire Survivors fornecerá três tipos de personagens aos jogadores: o Guerreiro, o Ladino e o Mago. Cada um deles possui estilos de jogo e características distintas — o Guerreiro resistirá a mais golpes do que os demais personagens e pode invocar armas espectrais para limpar a horda de zumbis; enquanto o Mago poderá conjurar magias (entre elas, uma poderosa Bola de Fogo); já o Ladino pode soltar rajadas de flechas. Além de escolher seu personagem, os jogadores devem escolher um personagem adicional dentre os três disponíveis para que este seja seu companheiro de jornada, o que aumenta o leque de possibilidades durante os combates do jogo e permite que você use um personagem “pior”, sabendo que o personagem companheiro cobrirá suas fraquezas em combate.

Caso já esteja acostumado com RPGs de visão isométrica (como Diablo, Gauntlet e Path of Exile), você já estará familiarizado com muitas das mecânicas de jogo. Toda a movimentação é realizada através do mouse, e o teclado pode ser usado para trocar suas habilidades de combate. As habilidades podem ser aprimoradas através de uma árvore de habilidades, onde algumas destas habilidades só estão disponíveis ao alcançar determinado nível. Já os tesouros e melhorias de equipamentos fornecem bônus numéricos ao seu personagem: ao aprimorar uma arma ao evoluir, você pode aumentar o dano de um arco ou alcançar o alcance de disparo de uma besta, por exemplo.

Você pode ver uma amostra de gameplay no trailer do jogo, disponível abaixo:

Pathfinder: Gallowspire Survivors será lançado no segundo semestre de 2023, sem data específica definida — mas claro: avisaremos por aqui quando ele estiver próximo de ser lançado (talvez a BKOM disponibilize uma chave para testarmos o jogo). Você já pode adicioná-lo em sua wishlist na Steam!

Publicações mais recentes

Zombicide RPG: jogo é lançado em português!

A edição em português de Zombicide RPG é lançado pela Mundo Galápagos, com o preço de R$ 179!

Melodia Perdida RPG: jogo internacional está em financiamento coletivo!

Melodia Perdida, RPG baseado nas franquias Dragon Quest e The Legend of Zelda, está em financiamento coletivo na plataforma Catarse!

Castles & Crowns: conheça o novo suplemento para D&D!

Crie cidades, reinos e monarcas rapidamente em Castles & Crowns, novo suplemento de Dungeons & Dragons produzido pela Kobold Press!

Maravilhas Além do Luz de Bruxa: aventura de D&D é lançada em português!

The Wild Beyond the Witchlight, aventura oficial de Dungeons & Dragons, é finalmente publicada em português!

Rastros de Cthulhu: segunda edição é anunciada!

Confira mais informações sobre a segunda edição de Rastros de Cthulhu, anunciada nesta semana!

Bárbaros da Lemúria: edição PT-BR está em financiamento coletivo!

Explore um universo apocalíptico de Espada & Feitiçaria através de Bárbaros da Lemúria, RPG OSR que está disponível em português!