Músicas para RPG de Mesa

Músicas para RPGs de mesa – Parte 1

Publicado por

Quer colocar músicas em suas campanhas de RPG? Apresentamos uma seleta lista de músicas para você!

Eu realmente acredito que uma música pode alterar e evocar sentimentos (bons ou ruins) em seus jogadores. Uma música que sempre é tocada na cidade onde o grupo iniciou as aventuras será lembrada por seus jogadores e trará uma sensação de alívio a eles por estarem em um local seguro. Neste artigo, nós apresentaremos diversas músicas excepcionais para você inserir nas suas sessões, separadas por categorias.

Para lhe ajudar na ambientação, nós mencionaremos o contexto em que a música foi utilizada no jogo.

Músicas para sessões de RPG
Arte fantástica do Jeremy Piabody!
Link da imagem

Músicas para Dungeons

Final Fantasy XII – Great Golmore Jungle

A batida misteriosa dessa música faz imaginar que o perigo e o caos está à espreita, aguardando aventureiros desavisados caírem na tentação de mais ouro e tesouros. Em Final Fantasy XII, ela é colocada numa floresta/savana chamada Golmore Jungle, um local infestado por inimigos (em sua maioria Coeurl e Malboros – não, não é a marca de cigarros, mas uma criatura/planta bizarra) que esconde o Elder Wyrm, um dos chefes mais desafiadores do jogo comparado ao seu nível.

Músicas para Cidades:

The Elder Scrolls V: Skyrim – Streets of Whiterun

Que atire a primeira pedra quem jogou The Elder Scrolls V: Skyrim e não fez da Breezehome seu primeiro lar. Essa música é incrível e combina perfeitamente com o clima tranquilo de Whiterun, distante das guerras que assolam o continente de Skyrim e dando uma sensação de conforto ao ouvi-la. Até para quem nunca jogou, essa músicas traz conforto e uma sensação única de nostalgia. Essa música é tema de Whiterun, a cidade que você vai após concluir a tarefa Bleak Falls Barrow – primeira missão principal disponível após o tutorial.

Suikoden II – Banner Village Theme

Ao ouvir essa música, já bate uma sensação de pobreza ou miséria: apenas um som de uma flauta magistralmente tocada com o som do mar de fundo. Essa música é perfeita para pequenas vilas ou cidades costeiras, onde a música faz jus ao ambiente. Em Suikoden II, Banner Village é uma vila de subsistência que vive da pesca realizada no Lago Toran, que fica à oeste da República de Toran, a maior Cidade-Estado existente em Suikoden I e principal palco da trama do jogo anterior.

Final Fantasy XII – Rabanastre Lowtown

Essa música – também presente em Final Fantasy XII – é perfeita para cidades mercantes bem movimentadas ou para cidades que possuem as famigeradas ruas de comércio medievais, onde barracas eram colocadas em ambos os lados da rua e pessoas se espremiam para adquirir bens. Por algum motivo bizarro essa música me remete a isso pela batida. Lowtown é o distrito (ou subúrbio, como queira) que fica abaixo da cidade de Rabanastre. Ali, a parte pobre da República de Dalmasca vive, ao lado do esgoto da cidade. Há diversas lojas mundanas espalhadas pela região, como açougues, peixarias, entre outros.

Músicas para Combates

Street Fighter V – Ryu’s Theme

Se seus players curtem sons de guitarra e você está planejando criar uma luta frenética, essa é a música. Essa música existe desde Street Fighter II, mas a cada nova versão ela recebe um remix. Pra mim, esse é a melhor versão e se encaixa muito bem em um RPG.

Dark Souls – Ornstein and Smough

Dark Souls. Preciso dizer mais alguma coisa?
Essa é a música que mais ouvi de batalha na minha vida, de tantas e tantas vezes que morri neste combate. Ornstein e Smough são dois dos Cavaleiros de Gywn, o homem que selou o fim da Era dos Dragões e estabeleceu o início da Era do Fogo. Eles defendem Anor Londo, a cidade dos Deuses, à todo custo – e a luta é extremamente difícil. Em suma, essa batalha define se você sabe jogar Dark Souls ou não, sendo um divisor de águas do jogo.

Dark Souls III – Deacons of the Deep

Essa música, presente em Dark Souls 3, nem de longe transcreve a facilidade dessa batalha. Essa música para mim me dá o sentimento de “Cara, você vai morrer nesse chefe. Como? Não sei, mas você vai morrer” e a luta é um passeio no parque. Inclusive, o tom do piano deixa a entender que é um velório ou algo semelhante.
Deacons of the Deep, ou Diáconos das Profundezas, é, na verdade, uma grande procissão profana localizada na Catedral das Profundezas, e, embora soe opcional, sem passar por essa área você não conseguirá progredir futuramente no jogo.

ReallySlowMotionMusic – Your God is Dead

Essa música mistura de forma extremamente competente o som grave dos instrumentos de corda e a bateria com breves momentos de calmaria. Se você pretende criar um combate “Mata ou Morre”, essa música é super efetiva em dar à batalha tons dramáticos.

Músicas de Tensão/Suspense/Triste

Dark Souls II – King Vendrick OST

A música destoa da cena, presente em Dark Souls 2. Você, aquele que luta para dar fim à maldição que assola o Reino de Drangleic, contra Vendrick, o último monarca. Uma verdadeira luta “Mata ou Morre”, onde dois golpes são o suficiente para te matar.
Porém, a música não passa essa sensação. Ela gera um sentimento de tensão e suspense com os leves toques no piano.

Myuu – A Deep Voice

É impossível não falar em terror ou suspense em música sem falar de Myuu.
A Deep Voice é uma música tocada no Piano (Dark Piano) e que certamente deixará seus jogadores inquietos quando ela começar a tocar, tentando descobrir um motivo para isso.

Suikoden II – Reminescence

Essa música de Suikoden 2 (pra mim, a melhor trilha sonora na história dos jogos) é incrível e é uma das poucas músicas que me bate um “feels“. Ela toca no começo do jogo, quando ocorre um flashback a respeito da amizade entre os três protagonistas do jogo e ela tem um tom triste pelo acontecimento que antecedeu a cena. Se você não vê problemas em jogar um bom jogo de 1998, eu recomendo fortemente que jogue esse.

Observação: Todos as músicas pertencem aos seus respectivos autores, mencionados nas Descrições de cada um dos vídeos. Tudo o que eu fiz é realizar um compilado das músicas que curto e que se assemelham à uma mesa de RPG e uni-las em meu blog.

Gostou de nossa seleção? Você possui mais músicas para integrar nossa lista? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Giro de Notícias Joga o D20

Giro de Notícias – de 10 a 17 de outubro!

O lançamento de Vampiro V5, último playtest de Old Dragon e últimos dias para apoiar a linha Forged in the Dark: confira as principais notícias da semana!

Cenários de Campanha de D&D!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s