Entenda os ataques em Dungeons & Dragons

Ataques em D&D 5ª Edição

Publicado por

Tem dúvidas quanto aos ataques em Dungeons & Dragons 5ª Edição? Sanaremos as suas dúvidas!

Na comunidade de D&D 5ª Edição, muitas são as perguntas realizadas a respeito de ataques: como eles funcionam? Qual é o meu bônus de dano? A CA influencia no dano que eu sofro? Então, pensando naqueles que possuem estas dúvidas, estamos fazendo essa postagem para falar exclusivamente sobre ataques em Dungeons & Dragons 5ª Edição!

Como funcionam os ataques em D&D 5E
Entenda todos os detalhes por trás dos ataques em D&D 5ª Edição!
Arte incrível de Tomasz Jedruszek, disponível no Artstation

Antes de começarmos, é importante distinguir as jogadas de ataque das jogadas de dano.

Uma jogada de ataque é a rolagem referente à tentativa de acerto de um ataque. Já a jogada de dano ocorre quando a jogada de ataque foi bem-sucedida. O propósito dessa rolagem é definir a quantidade de dano que você causará ao seu alvo.

Como funciona as Jogadas de Ataque?

O objetivo da jogada de ataque é ultrapassar a Classe de Armadura (CA) do alvo. Ela funciona da seguinte forma:

  • Jogada de Ataque Corpo a Corpo: Role um d20 e adicione os seguintes bônus: modificador de Força + proficiência (se você for proficiente com a arma utilizada) + bônus e outros modificadores.
  • Jogada de Ataque à Distância: Role um d20 e adicione os seguintes bônus: modificador de Destreza + proficiência (se você for proficiente com a arma utilizada) + bônus e outros modificadores
  • Jogada de Ataque com armas com a propriedade Acuidade: Role um d20 e adicione os seguintes bônus: modificador de Força ou Destreza + proficiência (se você for proficiente com a arma utilizada) + bônus e outros modificadores

Como dito anteriormente, o objetivo é ultrapassar a Classe de Armadura do alvo. Se você não sabe o que é Classe de Armadura, leia aqui o que significa esse termo.

Jogadas de Dano

Se a sua jogada de ataque for bem-sucedida, você causará dano à criatura-alvo. Então, você deverá realizar uma jogada de dano.

O dado a ser jogado depende da arma utilizada: o dano da espada curta é 1d6, o dano da alabarda é 1d10, o dano do malho é 2d6 e por aí vai. Consulte a página 149 do Player’s Handbook – Livro do Jogador para consultar outras armas. Você deve pegar o modificador do atributo da jogada de Ataque e adicionar ao dano. Por exemplo:

  • Jogada de dano corpo a corpo: jogue o dado referente à sua arma e adicione o modificador de Força.
  • Jogada de dano à distância: jogue o dado referente à sua arma e adicione o modificador de Destreza.
  • Jogada de dano com armas que possuam a propriedade Acuidade: jogue o dado referente à sua arma e use o mesmo modificador de atributo usado na jogada de ataque.

No dano, alguns bônus podem ser inclusos, seja eles concedidos por habilidades ou talentos. Em tais casos, a habilidade deixará claro que você pode adicionar o bônus no dano. Note que você sempre adicionará seu modificador de atributo na jogada de dano, exceto quando uma mecânica ou habilidade mencionar o contrário. A mecânica Combater com Duas Armas é um exemplo: a mecânica explicita que você não deve adicionar seu modificador de atributo no dano.

Combater com Duas Armas

A mecânica Combater com Duas Armas é uma das mais complicadas mecânicas para jogadores novatos. É necessário entender alguns fatores:

  • Ambas as armas precisam possuir a propriedade Leve para poder atacar com ambas;
  • As armas precisam ser corpo a corpo;
  • Armas com a propriedade Arremesso só podem ser usadas caso as armas façam parte da tabela de armas corpo a corpo;
  • Você não adiciona o modificador de atributo no dano causado com o ataque realizado com a sua ação bônus;
  • Atacar com a segunda arma utiliza sua ação bônus. Lembre-se que a mecânica Combater com duas Armas permite que você realize apenas uma jogada de ataque (que é diferente de uma ação de ataque). Portanto, independente de quantos ataques você possa realizar com sua ação de ataque, você só poderá realizar um único ataque com Combater com Duas Armas;
  • Você só pode atacar com a segunda arma após realizar a ação Atacar. O pré-requisito necessário para usar Combater com Duas Armas é você ter utilizado uma ação de Ataque.
  • Você não poderá atacar com a sua ação bônus caso você tenha realizado qualquer ação que não seja a ação Atacar.

Ainda, vale a pena mencionar que:

  • O Estilo de Combate Combater com Duas Armas permite que você adicione o modificador de atributo no dano do ataque realizado com a sua ação bônus;
  • Com o talento Ambidestro, você remove a exigência de você atacar apenas com armas de propriedade leve (mas você não pode usar armas com a característica Pesada ou Duas Mãos em uma única mão).

Você ficou com alguma dúvida? Deixe suas dúvidas nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Primeiro livro D&D 2022

D&D: primeiro título de 2022 será lançado em janeiro!

The Wild Beyond the Witchlight acabara de ser lançado, mas a Wizards of the Coast já está pensando em 2022!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s