Entenda mecânicas importantes da 5ª Edição como Salvaguardas contra a Morte, Percepção Passiva e mais!
Ainda não conhece nosso quadro “Entenda sua ficha de D&D 5ª Edição”? Nessa série de postagens, nós tentamos solucionar as dúvidas dos novatos sobre as mecânicas básicas inseridas em Dungeons & Dragons 5ª Edição! E no artigo de hoje, explicaremos tudo que você precisa saber sobre Salvaguardas contra a Morte, Percepção Passiva, Equipamentos e Idiomas!
Se você não acompanhou os artigos anteriores, todas as postagens estão citadas abaixo:
Parte 1: Atributos, Modificadores de Atributo e Proficiência.
Parte 2: Salvaguardas, Perícias, Classe de Armadura, Iniciativa e Deslocamento.
Parte 3: Pontos de Vida, Dados de Vida e Pontos de Vida Temporários.
Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, a edição nacional do Tome of Beasts por R$ 150! São 400 novos monstros para D&D 5ª edição!

Link da imagem
Salvaguardas contra a morte:
Diferente da edição 3.5 de Dungeons & Dragons (eu sempre considero a edição 3.5 porque a quarta edição foi muito mal recebido), seus pontos de vida fica travados em zero ao ficar inconsciente, não sendo possível ter pontos de vida negativos. Enquanto você estiver com 0 pontos de vida, em seus próximos turnos enquanto você não for curado por qualquer meio (exceto pontos de vida temporários), você deve jogar um d20 (um dado de vinte faces): de 1 a 10, você obtém um fracasso e, de 11 à 20, você obtém um sucesso.
Além disso, obter o valor 1 no dado equivale a dois fracassos, enquanto que, ao obter o valor 20 você recupera 1 ponto de vida e pode agir normalmente.
Sempre que você conseguir um fracasso ou um sucesso, você deve pintar um círculo relacionado ao seu resultado. Com 3 sucessos, você fica estabilizado e não corre risco de vida, recuperando 1 ponto de vida após 1d4 horas. Com 3 fracassos, você morre.
Por fim, sempre que você for estabilizado ou recuperar pontos de vida, a contagem de fracassos e sucessos na salvaguarda contra a morte é zerada.

Ataques & Conjurações
Nesse pequeno espaço, você pode preencher os tipos de ataques que seu personagem pode realizar, seus respectivos bônus e o dano causado ao ser bem-sucedido na jogada de ataque.
Rubinho, um guardião de 2º nível, com Destreza 16 (+3) e que possui o Estilo de Combate Arquearia está preenchendo sua lista de ataques. Vamos ver como ficou?
Ataque 1: Arco Longo (Proficiente)
Jogada de Ataque: 1d20 + Modificador de Destreza (+3) + Proficiência (+2) + Outros bônus (+2 do Estilo de Combate Arquearia);
Jogada de Dano: 1d8 + Modificador de Destreza (+3) + Outros Modificadores (não há) de dano perfurante.O ataque será preenchido da seguinte forma
Ataque 1: Arco Longo
Jogada de Ataque: 1d20+7;
Jogada de Dano: 1d8 + 3 perfurante

Percepção Passiva
A Percepção Passiva é um teste passivo (sem necessidade de jogar dados), usado para definir o seu grau de atenção ao ambiente mesmo quando você não está, ativamente, procurando por algo. Por exemplo, se um Ladino tenta ficar furtivo e um guarda não está o procurando ativamente, o Mestre deverá utilizar a Percepção Passiva do guarda em vez de realizar um teste de Sabedoria (Percepção).
O valor da Percepção Passiva é definido da seguinte forma:
Percepção Passiva = 10 + Modificador de Sabedoria (mesmo que negativo) + proficiência na perícia Percepção (se houver) + Outros Bônus (como o Talento Observador).

Equipamento
Aqui você pode realizar suas anotações sobre seus equipamentos. Ao criar um personagem de 1º nível, você pode escolher seu equipamento de duas formas:
- Forma 1: escolhendo da lista de equipamentos mencionados em sua classe, acrescido dos equipamentos concedidos por seu antecedente ou;
- Forma 2: escolhendo a riqueza inicial da classe (que você pode conferir na tabela abaixo) e comprando os itens disponíveis no Player’s Handbook: Livro do Jogador.


Outras Proficiências e Idiomas
Terminando a primeira página da ficha de personagem, aqui você deve inserir todas as suas proficiências (que já explicamos neste artigo) e seus idiomas.
Mas afinal, o que define quais idiomas seu personagem conhece?
É simples: primariamente, sua raça lhe concederá o idioma comum, além de um idioma adicional usado por sua raça. Além disso, seu antecedente pode lhe conceder idiomas adicionais.
Algumas classes possuem habilidades que lhe permitem conhecer idiomas adicionais (como o Clérigo do Domínio do Conhecimento). E, por fim, o talento Linguista permite que você conheça novos idiomas.

Você ainda possui dúvidas quanto aos temas abordados acima? Deixe sua dúvida no campo de comentários, abaixo!
E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!
Até a próxima!

Paizo anuncia linha de aventuras one-shot para Pathfinder 2ª Edição e Starfinder!
A Paizo anunciou uma nova linha de produtos para Pathfinder e Starfinder: aventuras One-Shot. A primeira delas, Sundered Waves, está disponível!

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!
A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Paizo anuncia novos produtos para Pathfinder e Starfinder!
Entre módulos, acessórios e livros, a Paizo anunciou cinco novos livros nesta semana!

Começa o financiamento coletivo de Mage The Ascension: Victorian Age!
Victorian Age te permitirá transportar seus jogos de Mage: The Awakening para a Era Vitoriana!

As mudanças na Wizards of the Coast em 2021
As franquias Dungeons & Dragons e Magic: the Gathering cresceram 23% e 33%, respectivamente. E isso fez com que a Hasbro alterasse algumas de suas políticas corporativas!

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast
Novas miniaturas para Dungeons & Dragons chegarão aos mercados em breve: a Wizkids expandiu sua parceria com a Wizards of the Coast!