Entenda mecânicas importantes da 5ª Edição como Salvaguardas contra a Morte, Percepção Passiva e mais!

Ainda não conhece nosso quadro “Entenda sua ficha de D&D 5ª Edição”? Nessa série de postagens, nós tentamos solucionar as dúvidas dos novatos sobre as mecânicas básicas inseridas em Dungeons & Dragons 5ª Edição! E no artigo de hoje, explicaremos tudo que você precisa saber sobre Salvaguardas contra a Morte, Percepção Passiva, Equipamentos e Idiomas!

Se você não acompanhou os artigos anteriores, todas as postagens estão citadas abaixo:

Parte 1: Atributos, Modificadores de Atributo e Proficiência.
Parte 2: Salvaguardas, Perícias, Classe de Armadura, Iniciativa e Deslocamento.
Parte 3: Pontos de Vida, Dados de Vida e Pontos de Vida Temporários.

Entendendo a ficha de D&D 5E
Arte usada no jogo Sword Coast Legends!
Link da imagem

Salvaguardas contra a morte:

Diferente da edição 3.5 de Dungeons & Dragons (eu sempre considero a edição 3.5 porque a quarta edição foi muito mal recebido), seus pontos de vida fica travados em zero ao ficar inconsciente, não sendo possível ter pontos de vida negativos. Enquanto você estiver com 0 pontos de vida, em seus próximos turnos enquanto você não for curado por qualquer meio (exceto pontos de vida temporários), você deve jogar um d20 (um dado de vinte faces): de 1 a 10, você obtém um fracasso e, de 11 à 20, você obtém um sucesso.

Além disso, obter o valor 1 no dado equivale a dois fracassos, enquanto que, ao obter o valor 20 você recupera 1 ponto de vida e pode agir normalmente.

Sempre que você conseguir um fracasso ou um sucesso, você deve pintar um círculo relacionado ao seu resultado. Com 3 sucessos, você fica estabilizado e não corre risco de vida, recuperando 1 ponto de vida após 1d4 horas. Com 3 fracassos, você morre.

Por fim, sempre que você for estabilizado ou recuperar pontos de vida, a contagem de fracassos e sucessos na salvaguarda contra a morte é zerada.

Entendendo a Salvaguarda contra a Morte
Ao obter um fracasso ou um sucesso nas salvaguardas contra a morte, pinte um dos círculos.

Ataques & Conjurações

Nesse pequeno espaço, você pode preencher os tipos de ataques que seu personagem pode realizar, seus respectivos bônus e o dano causado ao ser bem-sucedido na jogada de ataque.
Rubinho, um guardião de 2º nível, com Destreza 16 (+3) e que possui o Estilo de Combate Arquearia está preenchendo sua lista de ataques. Vamos ver como ficou?

Ataque 1: Arco Longo (Proficiente)
Jogada de Ataque: 1d20 + Modificador de Destreza (+3) + Proficiência (+2) + Outros bônus (+2 do Estilo de Combate Arquearia);
Jogada de Dano: 1d8 + Modificador de Destreza (+3) + Outros Modificadores (não há) de dano perfurante.

O ataque será preenchido da seguinte forma

Ataque 1: Arco Longo
Jogada de Ataque: 1d20+7;
Jogada de Dano: 1d8 + 3 perfurante

Preenchendo a parte de Ataques & Conjurações D&D 5E
É interessante que você preencha este espaço com as magias e ataques que você mais utiliza. Isso irá poupar tempo durante o combate!

Percepção Passiva

A Percepção Passiva é um teste passivo (sem necessidade de jogar dados), usado para definir o seu grau de atenção ao ambiente mesmo quando você não está, ativamente, procurando por algo. Por exemplo, se um Ladino tenta ficar furtivo e um guarda não está o procurando ativamente, o Mestre deverá utilizar a Percepção Passiva do guarda em vez de realizar um teste de Sabedoria (Percepção).
O valor da Percepção Passiva é definido da seguinte forma:

Percepção Passiva = 10 + Modificador de Sabedoria (mesmo que negativo) + proficiência na perícia Percepção (se houver) + Outros Bônus (como o Talento Observador).

Entendendo a Percepção Passiva
Use este espaço, abaixo dos atributos, para inserir seu valor de Percepção Passiva

Equipamento

Aqui você pode realizar suas anotações sobre seus equipamentos. Ao criar um personagem de 1º nível, você pode escolher seu equipamento de duas formas:

  • Forma 1: escolhendo da lista de equipamentos mencionados em sua classe, acrescido dos equipamentos concedidos por seu antecedente ou;
  • Forma 2: escolhendo a riqueza inicial da classe (que você pode conferir na tabela abaixo) e comprando os itens disponíveis no Player’s Handbook: Livro do Jogador.
Tabela Riqueza Inicial por Classe D&D 5E
Lembre-se: caso escolha começar com a riqueza inicial, você não obterá os itens descritos em sua classe e no antecedente escolhido!
Conhecendo a ficha D&D 5ª Edição
Use este campo para inserir seus equipamentos!

Outras Proficiências e Idiomas

Terminando a primeira página da ficha de personagem, aqui você deve inserir todas as suas proficiências (que já explicamos neste artigo) e seus idiomas.
Mas afinal, o que define quais idiomas seu personagem conhece?

É simples: primariamente, sua raça lhe concederá o idioma comum, além de um idioma adicional usado por sua raça. Além disso, seu antecedente pode lhe conceder idiomas adicionais.
Algumas classes possuem habilidades que lhe permitem conhecer idiomas adicionais (como o Clérigo do Domínio do Conhecimento). E, por fim, o talento Linguista permite que você conheça novos idiomas.

Idiomas D&D 5ª Edição
Suas proficiências e idiomas devem ser mencionadas neste campo.

Você ainda possui dúvidas quanto aos temas abordados acima? Deixe sua dúvida no campo de comentários, abaixo!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Roll20 anuncia integração com o Discord!

Nesta semana, o Roll20 anunciou uma empolgante novidade: a plataforma estará disponível dentro do Discord, através das Atividades!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!