Criando mapas no Inkarnate

Tutorial para criar mapas no Inkarnate

Publicado por

Conheça esse leve criador de mapas que roda diretamente do seu navegador!

Nós sabemos que o Photoshop é uma poderosa ferramenta para construção de mapas, mas, ao mesmo tempo que ela é poderosa, é complicada. E isso também é um grande impeditivo para que os mestres possam criar seus mapas. Logo, o mestre deve recorrer ao papel e caneta, e, se você não sabe desenhar, aí azedou o patê de frango…

Nesse sentido, podemos te ajudar! Iremos lhe recomendar o Inkarnate, uma robusta ferramenta de construção de mapas de RPG! Ela é muito simples, funciona 100% online e, em pouquíssimo tempo, você terá seu mapa pronto!

Tutorial de mapas no Inkarnate
O Inkarnate te permite criar mapas incríveis em poucos minutos, e sem precisar fazer o download de nenhuma aplicação!

Começando

  • Abra o site do Inkarnate;
  • Clique em Free Sign Up;
  • Coloque seu e-mail e senha: sua conta estará pronta e já irá te direcionar para a tela abaixo.
Criando mapas no Inkarnate
Tela inicial do Inkarnate. Se você já tiver criado outros mapas, a área preta estará preenchida com os mapas que você salvou.

Clique em Create. Uma nova imagem se abrirá.

Essa é a primeira tela que irá aparecer ao abrir um mapa vazio no Inkarnate

Apenas água, não é mesmo? Calma que seu mapa já será preenchido. Mas, antes de começarmos de pintar nosso mapa, vamos apresentar os ícones do mapa.

Implementando o Terreno

A gente precisa inserir terra no seu mapa. Utilize a ferramenta de Delimitar Terreno (símbolo da pá) e veja que a área superior do Inkarnate mudará. Aparecerá três opções:

  • Mode – Add ou Subtract: Com Add selecionado, você irá inserir terreno. Em Subtract, você irá apagar o terreno.
  • Shape – Circle, Block ou Hex: Shape é a forma do pincel. Com círculo, você pode desenhar livremente. Com Block ou Hex, irá aparecer um grid, e você irá implantar terreno apenas nas áreas selecionadas.
  • Size (apenas com o Circle selecionado): Usando Size, você pode aumentar ou diminuir o tamanho do pincel.

Recomendo que use a ferramenta Circle para desenhar seu mapa, ela te dá mais liberdade para desenhar. Mas, se você for ocupar muitas partes do mapa, você pode usar Block ou Hex para fazer esse processo de forma mais rápida.
Apenas para fins ilustrativos, irei mostrar o esboço do mapa que criei para essa postagem.

Meio esquisito, não é mesmo? As formas do mapa não parecem ser um mapa…

Ajustando o terreno

Algo importante do Inkarnate é que a implementação do terreno será sua única oportunidade para inserir mares, rios, lagos ou quaisquer outros usos que você quer dar a água. Se você deseja inserir algo nesse sentido, no menu superior, clique em Mode Subtract, Shape Circle e apague o terreno para formar rios e lagos.
Compare o meu mapa acima com o mapa-mundi. Você notará que meu mapa está com as formas muito definidas, certo? Para ajustar isso e deixar seu mapa mais realista, coloque no Mode Subtract, Shape Circle, diminua o size (tamanho) do pincel para fazer os retoques no terreno. Você também pode colocar o mode em add para acrescentar mais terreno. Novamente, abaixo está meu mapa com as modificações.

Note a evolução: As bordas do terreno ficaram mais reais e rios foram acrescentados.

Inserindo Biomas

Agora que seu mapa está no formato desejado, nós devemos dar cor a ele inserindo os biomas. Para isso, clique na ferramenta Pintar Terreno (símbolo do Pincel). Novamente, um novo menu na parte superior do mapa se abrirá. Irei explicar apenas os termos que ainda não foram introduzidos:

  • Texture: É o bioma que você quer inserir. Diferente do terreno, você deve utilizar a forma circular para definir onde o bioma estará. Você não poderá apagar o bioma que inseriu, apenas pintar “por cima” do bioma existente. Então, tome cuidado!
  • Softness: É a suavidade da pintura. Uma suavidade maior (1) deixará um pequeno degradê nas extremidades da pintura, enquanto que uma suavidade menor elimina o degradê e deixará o pincel mais firme na pintura.

Não se preocupe com acabar passando com a pintura por cima da água: ela não será afetada pela coloração do bioma. Isso porque ele pintará somente a região que você definiu como Terreno (e por isso mencionamos que, ao inserir o terreno, aquela seria a única oportunidade de alterá-lo). Após a pintura, seu mapa deve estar parecendo com o meu (guardadas as devidas proporções, claro).

Temos um mapa, meus amigos!

Inserindo os Ícones

De que adianta ter um mapa sem nenhuma representação, não é mesmo? Clique na Ferramenta Inserir Ícones (símbolo de um castelo) para que o menu superior referente a ele se abra. Abaixo, você encontrará um resumo sobre as ferramentas:

  • Place: quando place está selecionado, após escolher o ícone que deseja, clicar em qualquer parte do mapa irá inseri-lo.
  • Select: permite selecionar um ícone inserido no mapa. Com isso, você pode deletar o ícone ou posicionar o ícone para trás ou para frente de outros objetos do seu mapa. Além disso, ao clicar em um ícone, segurar o clique esquerdo na linha laranja que contorna a imagem te permitirá girá-la.
  • Scale: escala de tamanho da ícone, podendo aumentar ou diminuir o tamanho do ícone.

Você pode posicionar seus ícones da forma que bem entender, e, no final, seu mapa deve estar semelhante ao meu:

Agora sim, o mapa está ficando bacana. Mas ainda falta alguma coisa…

09- (Opcional) Insira as estradas

Normalmente, existem estradas ligando as cidades. Usando a ferramenta de Pintar Terreno (o pincel), diminua o size (tamanho) do pincel e desenhe as rotas existentes. Você pode pular essa etapa, mas, ainda assim, demonstrarei como as estradas ficaram em meu mapa.

Inseri mais ícones e as rotas estão definidas. O mapa está ficando bacana, hein?

Insira os elementos da natureza

Estamos finalizando o nosso mapa. O próximo ponto a seguir é a inclusão de elementos da natureza, como montanhas, florestas e afins. Clique no Ícone Inserir Elementos da Natureza (ícone de florestas) e um novo menu superior se abrirá, idêntico ao menu de Ícones. Aqui, você poderá arrastar seu mouse após selecionar um ícone para preencher uma área, facilitando seu trabalho. Para as florestas, eu recomendo que você diminua a escala, o resultado final será mais bonito. Note que aqui, os elementos da natureza poderão ficar sob a água, então tome cuidado ou apague esses elementos mais tarde.
Feito isso, seu mapa está quase pronto, e deverá estar assim:

Agora sim, um mapa legal!

Insira os textos

Para finalizar, você deve inserir textos para nomear as localidades do seu mapa. Clique na ferramenta de texto (um símbolo de T). Aqui não tem segredo, a ferramenta de texto do Inkarnate é igual as ferramentas de texto do Word ou outra aplicação. No final do post, temos um pequeno gerador de nomes de cidades que pode se encaixar como uma luva para você. Posicione-os da forma que bem entender e seu mapa está pronto:

Criação de mapas no Inkarnate
Nosso mapa está pronto!

Gostou do resultado do nosso mapa? Acredito que seu mapa deve estar tão bom quanto!
Pra finalizar esse tutorial, irei apenas explicar as outras ferramentas restantes, com exceção das Notas.

  • Implantar Grid: Você pode colocar grids no mapa. Quando você seleciona essa opção, notará que o grid não aparecerá. Você deverá aumentar a Opacidade (Opacity) para que ele apareça. O Tamanho (Size) determinará o distanciamento de cada quadrado. Já a largura (width) permite que você aumente ou diminua a espessura do grid. Por último, o grid poderá ser quadricular ou hexagonal, podendo ser ajustado em type.
  • Zoom: Auto explicativo;
  • Título e Descrição do Mapa: Auto explicativo;
  • Salvar mapa no Inkarnate: Você pode salvar o mapa no Inkarnate. Assim, você pode ajustá-lo quando tiver mais tempo;
  • Baixar PNG do Mapa: Você também pode exportar o mapa para seu PC, por meio de Download em PNG.

Gostou do tutorial? Curtiu os mapas? Nos mande links dos seus mapas nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Primeiro livro D&D 2022

D&D: primeiro título de 2022 será lançado em janeiro!

The Wild Beyond the Witchlight acabara de ser lançado, mas a Wizards of the Coast já está pensando em 2022!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s