Entendendo o Surto de Ação de D&D 5E

D&D 5E: Entendendo o Surto de Ação e o Combate com Duas Armas

Publicado por

Entenda de uma vez por todas essas duas mecânicas de Dungeons & Dragons 5ª Edição!

Muitas pessoas não entendem como realmente funciona o Combater com Duas Armas (ou Two-Weapon Fighting, em inglês), principalmente quando o jogador quer aliar esse tipo de combate com a habilidade de Guerreiro Surto de Ação (Action Surge). Então, vamos matar dois coelhos com uma cajadada só e entender de uma vez por todas essas mecânicas!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, a edição nacional do Tome of Beasts por R$ 150! São 400 novos monstros para D&D 5ª edição!

Combater com Duas Armas é uma mecânica simples, mas que exige um pouco de atenção. O primeiro ponto a se destacar é que acionar a mecânica de Combate com Duas Armas consome sua Ação Bônus, e, em contrapartida, você pode realizar uma jogada de ataque (e é bom realçar isso). Como você só pode realizar uma Ação Bônus por turno, isso significa que você só poderá realizar um ataque com a sua outra arma em cada turno seu. Logo, obviamente, se você consumir sua Ação Bônus para realizar outro tipo de atividade, você não poderá atacar com a sua segunda arma nesse turno.

O segundo ponto sobre Combate com Duas Armas é que você precisa realizar a ação Atacar antes de usar sua Ação Bônus para acionar a mecânica de Combate com Duas Armas. Se você utilizar sua ação para qualquer coisa que não seja a Ação Atacar, você não poderá atacar com sua outra arma com a sua Ação Bônus. Adicionalmente, se você possuir a habilidade Ataque Extra, você pode utilizar o ataque proveniente de sua Ação Bônus entre os ataques da habilidade Ataque Extra, mas o primeiro ataque deverá ser o concedido por sua Ação de Ataque.

O terceiro fator é que ambas as armas utilizadas precisarão ter a característica leve (light). Você ignora essa característica se você possuir o talento Especialista Ambidestro (Dual Wielder), mas ainda assim a arma precisará ser empunhada com apenas uma mão (ou seja, nada de armas com a característica Duas Mãos). Se a arma possuir a característica arremesso (como uma adaga, que possui ambas as características, Leve e Arremesso), você pode arremessá-la em vez de realizar um ataque corpo-a-corpo.

Combate com Duas Armas D&D 5E
Esse mulher certamente tem esse talento!
Arte de Sonech, disponível no Artstation!

O quarto fator é que as armas precisam ser corpo-a-corpo. Então, nada de atacar com uma espada e uma besta leve. O talento Especialista em Besta (Crossbow Expert) permite que você realize uma jogada de ataque com a espada e utilize sua ação bônus para atacar com sua besta.

Finalmente, o último fator é que você não adiciona modificadores na jogada de dano (e apenas no dano) derivada do ataque realizado por conta do Combater com Duas Armas, a menos que o modificador seja negativo. O Estilo de Luta Combate com Duas Armas ignora essa restrição, permitindo que você adicione o modificador positivo em seu dano.

Vamos a alguns exemplos:

Um Guerreiro usa a ação Atacar e utiliza uma espada longa para atacar, enquanto possui uma espada curta na outra mão. Ele não poderia atacar com a segunda arma porque a espada longa não possui a característica leve;

Um Guardião possui duas espadas curtas e utiliza a ação Atacar. Ele pode usar sua ação bônus para usar o Combate com Duas Armas. Ele fará a jogada de ataque normalmente (1d20 + modificador de força ou destreza + proficiência), mas ele rolará apenas 1d6 de dano. Se este Guardião possuir o Estilo de Luta Combate com Duas Armas, ele poderá adicionar seu modificador no dano da segunda arma;

O mesmo Guardião usa sua Ação Bônus para conjurar Marca do Caçador. Se ele usar a ação Atacar, ele não poderá atacar com Combater com Duas Armas. Isso porque ele já utilizou sua ação bônus.

Combater com Duas Armas e Ataque Extra

Alguns mestres novatos não leem as regras ipsis litteris (literalmente – e isso é muito importante em D&D 5E) e acabam por interpretar errado a habilidade Ataque Extra aliado à Combater com Duas Armas.

Você pode realizar ataques adicionais provenientes da mecânica Combater com Duas Armas apenas se você realizar a ação Atacar. E, quando você utiliza sua Ação Bônus para atacar com a sua segunda arma, você realiza uma jogada de ataque. Realçando, você sempre realizará apenas um ataque quando atacar utilizando Combater com Duas Armas.

Isso também se aplica as magias que exigem uma jogada de ataque mágico (como raio de fogo) e as magias que lhe permitem realizar uma jogada de ataque (como as magias green-flame blade e booming blade do Sword Coast Adventurer’s Guide). Ao utilizar essas magias, você realiza uma ação de Conjurar uma Magia, logo, você não pode realizar nenhum ataque utilizando a mecânica Combater com Duas Armas com sua ação bônus.

Exemplo:

Um Guerreiro de 20º nível utiliza sua ação Atacar, atacando quatro vezes com sua espada curta devido à habilidade Ataque Extra. Se ele utilizar seu Combater com Duas Armas com uma segunda espada curta, ele realizará um único ataque, totalizando cinco ataques por turno.

Surto de Ação ou Action Surge

E aqui, talvez a mecânica mais confusa de D&D 5ª Edição. Mas a confusão parte do texto mal redigido e de citações não necessárias. O texto diz que você recebe uma ação adicional e uma possível ação bônus.
Portanto, você não receberá nenhuma Ação Bônus utilizando Surto de Ação, mas você poderá utilizar sua Ação Bônus caso você ainda não a tenha utilizado em seu turno.

Em suma, Surto de Ação lhe concede uma ação adicional. Só.

Surto de Ação lhe concede algumas combinações interessantes. Pelo fato de você receber uma nova ação, você pode realizar uma ação Atacar junto com seus possíveis Ataques Extras, conjurar uma magia, disparar (dash), entre outras ações possíveis.

Por exemplo: Se você utilizar sua ação Atacar, realizar um Surto de Ação e uma nova ação Atacar, você poderá realizar o dobro de seus ataques usuais.

No 20º Nível, onde você realizaria quatro ataques com sua Ação de Ataque, você poderá utilizar oito ataques quando você utiliza a combinação ação Atacar, Surto de Ação e uma nova ação Atacar. Se você possuir uma segunda arma, você pode utilizar sua Ação Bônus (respeitando tudo o que dissemos acima) e poderá realizar mais um ataque, totalizando 9 ataques por turno!

Mecânica de Surto de Ação de D&D 5E
No 20º Nível é ataque para caramba!

Surto de Ação e Magia

Algo que muita gente também se confunde é em relação ao Surto de Ação e a utilização de múltiplas magias. Em D&D 5ª Edição, existe uma clara limitação de conjuração de magia. A regra é simples:

Se você utilizar sua Ação Bônus para conjurar uma magia, você estará limitado a conjurar apenas truques de duração de uma ação, caso queira conjurar outras magias.

Logo, a limitação de conjuração tem relação a consumir uma Ação Bônus para conjurar uma magia. Isso permite que você utilize seu Surto de Ação para conjurar duas magias com a sua ação caso você não use sua Ação Bônus para conjurar magias, ou uma magia e dois truques caso você use sua Ação Bônus para conjurar magias aliado à Surto de Ação. Importante lembrar que truques, embora não consumam recursos, são considerados como Magia.

Portanto, você pode conjurar duas Bolas de Fogo com Surto de Ação – portanto que não conjure nada como Ação Bônus. Bem forte, não é mesmo?
Por conta disto, é comum os magos mais combeiros realizarem multiclasse com Guerreiro para pegar essa habilidade. Se vale a pena é uma outra pergunta…

Ainda ficou com dúvidas? Deixe suas dúvidas nos comentários, tentaremos lhe responder o quanto antes!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

The Darkest House Kickstarter

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!

A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s