Dê um up em sua mesa de jogo com essa técnica simples para criar cartas!

Algo que nossos jogadores sabem é que costumamos ser muito caprichosos com os materiais de apoio da mesa (o que costumamos chamar de props), seja cartas, cenários, miniaturas de papel e afins. Isso dá uma imersão maior aos jogadores e aumenta o grau de satisfação dos jogadores.
Nossa postagem de hoje é para os Mestres que narram presencialmente e querem aumentar a imersão de seus jogadores na narrativa: ensinaremos você a criar suas próprias cartas!

Criando cartas e pergaminhos para RPG presencial
Este é uma carta presente na aventura Curse of Strahd, que imprimi e entreguei aos meus jogadores.

O processo para criar sua carta é extremamente simples! Tudo o que você irá precisar é:

  • Folha de papel onde você escreverá a carta (de preferência papel sulfite).
  • Café pronto (de preferência, frio).
  • Recipiente para mergulhar o papel na forma (uma forma de bolo, um pote de plastico).
  • Forno elétrico, microondas ou frigideira e fogão.

Passo a Passo

Escreva a carta

O primeiro passo é transcrever a carta em uma folha de papel. Se você estiver preocupado em deixar a escrita em uma linha reta, use uma régua como base ao escrever. Você pode escrever com a folha levemente inclinada para passar a impressão de fonte itálica.
Evite escrever com canetas e outros objetos que usem tintas (como canetas hidrográficas, também conhecidas como canetinhas), já que elas podem manchar o papel quando você mergulhar o papel no café. Caso não tenha outra alternativa, espere um bom tempo antes de seguir para o próximo passo.

Alternativamente você pode escrever a carta em editores de texto (como o Word) e imprimir. Após imprimir, espere 5 minutos antes de seguir para o próximo passo para que a tinta seque devidamente e não borre a folha. Evite utilizar alinhamento de texto justificado.
Se você precisar de fontes melhores para escrever a carta, esse link do Google Fonts apresenta fontes escritas em letra de mão.

Criando cartas para RPG
Para servir de exemplo, usaremos uma carta simples.

Dando aspecto de papel antigo

Após isso, pegue o café e coloque em um recipiente grande o suficiente para colocar o papel. Caso você não tenha um recipiente grande o suficiente, você pode dobrar a folha. Com o café devidamente colocado, mergulhe o papel no café por 5 minutos, removendo-o e tirando o excesso de café da folha.
Maneje o papel com cuidado, já que ele estará mais frágil.

Note que quanto mais escuro o café pronto, mais escuro será o resultado final.

Criando pergaminhos de RPG
Se necessário, use uma colher ou as próprias mãos para mergulhar o papel no café.

Finalizando

Para terminar, basta apenas secarmos o papel para que ele adquira textura. Nós não recomendamos que você deixe secando de forma natural (ou seja, sob o sol), já que isso vai dar pouca textura ao papel. Os métodos que recomendamos são:

  • Forno Elétrico: coloque o papel dentro do forno elétrico durante 4 ou 5 minutos, checando o forno para ver se o resultado final lhe agradou. Se ele tiver medidor de temperatura, coloque em 100ºC. Você pode dobrar o papel caso ele não caiba dentro do forno. Este método é o que deixa o papel com a melhor textura e mais escurecido. No entanto, o papel pode “passar do ponto” rapidamente, deixando a folha mais escura do que o desejado.
  • Micro-ondas: Coloque o papel dentro de um recipiente e ligue o micro-ondas em potência máxima por 2 minutos, pausando-o a cada 30 segundos.
  • Frigideira: Pré-aqueça uma frigideira e coloque o papel, virando-o de lado repetidas vezes. Não se esqueça de tirar o excesso de café, ou o papel ficará muito manchado nas partes onde o excesso se encontra.
Como criar cartas para RPG
Uma demonstração do resultado final. Note o borrado por conta da caneta.
Note que deixamos bastante excesso de café no caso da frigideira, o que deixou o papel bicolor.

Por fim, você pode decorar a carta. Você pode fazer pequenos cortes na lateral do papel para dar sinais de desgastes no papel ou imprimir um selo e colar abaixo do conteúdo da carta. A sua imaginação é o limite!

Gostou do conteúdo? Tem mais dicas sobre a criação de cartas? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!