Dê um up em sua mesa de jogo com essa técnica simples para criar cartas!
Algo que nossos jogadores sabem é que costumamos ser muito caprichosos com os materiais de apoio da mesa (o que costumamos chamar de props), seja cartas, cenários, miniaturas de papel e afins. Isso dá uma imersão maior aos jogadores e aumenta o grau de satisfação dos jogadores.
Nossa postagem de hoje é para os Mestres que narram presencialmente e querem aumentar a imersão de seus jogadores na narrativa: ensinaremos você a criar suas próprias cartas!

O processo para criar sua carta é extremamente simples! Tudo o que você irá precisar é:
- Folha de papel onde você escreverá a carta (de preferência papel sulfite).
- Café pronto (de preferência, frio).
- Recipiente para mergulhar o papel na forma (uma forma de bolo, um pote de plastico).
- Forno elétrico, microondas ou frigideira e fogão.
Passo a Passo
Escreva a carta
O primeiro passo é transcrever a carta em uma folha de papel. Se você estiver preocupado em deixar a escrita em uma linha reta, use uma régua como base ao escrever. Você pode escrever com a folha levemente inclinada para passar a impressão de fonte itálica.
Evite escrever com canetas e outros objetos que usem tintas (como canetas hidrográficas, também conhecidas como canetinhas), já que elas podem manchar o papel quando você mergulhar o papel no café. Caso não tenha outra alternativa, espere um bom tempo antes de seguir para o próximo passo.
Alternativamente você pode escrever a carta em editores de texto (como o Word) e imprimir. Após imprimir, espere 5 minutos antes de seguir para o próximo passo para que a tinta seque devidamente e não borre a folha. Evite utilizar alinhamento de texto justificado.
Se você precisar de fontes melhores para escrever a carta, esse link do Google Fonts apresenta fontes escritas em letra de mão.

Dando aspecto de papel antigo
Após isso, pegue o café e coloque em um recipiente grande o suficiente para colocar o papel. Caso você não tenha um recipiente grande o suficiente, você pode dobrar a folha. Com o café devidamente colocado, mergulhe o papel no café por 5 minutos, removendo-o e tirando o excesso de café da folha.
Maneje o papel com cuidado, já que ele estará mais frágil.
Note que quanto mais escuro o café pronto, mais escuro será o resultado final.

Finalizando
Para terminar, basta apenas secarmos o papel para que ele adquira textura. Nós não recomendamos que você deixe secando de forma natural (ou seja, sob o sol), já que isso vai dar pouca textura ao papel. Os métodos que recomendamos são:
- Forno Elétrico: coloque o papel dentro do forno elétrico durante 4 ou 5 minutos, checando o forno para ver se o resultado final lhe agradou. Se ele tiver medidor de temperatura, coloque em 100ºC. Você pode dobrar o papel caso ele não caiba dentro do forno. Este método é o que deixa o papel com a melhor textura e mais escurecido. No entanto, o papel pode “passar do ponto” rapidamente, deixando a folha mais escura do que o desejado.
- Micro-ondas: Coloque o papel dentro de um recipiente e ligue o micro-ondas em potência máxima por 2 minutos, pausando-o a cada 30 segundos.
- Frigideira: Pré-aqueça uma frigideira e coloque o papel, virando-o de lado repetidas vezes. Não se esqueça de tirar o excesso de café, ou o papel ficará muito manchado nas partes onde o excesso se encontra.

Note que deixamos bastante excesso de café no caso da frigideira, o que deixou o papel bicolor.
Por fim, você pode decorar a carta. Você pode fazer pequenos cortes na lateral do papel para dar sinais de desgastes no papel ou imprimir um selo e colar abaixo do conteúdo da carta. A sua imaginação é o limite!
Gostou do conteúdo? Tem mais dicas sobre a criação de cartas? Deixe sua opinião nos comentários!
E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!
Até a próxima!
Explore o espaço e além em Ad Astra: campanha para Mutant: Year Zero!
Saia da Terra e explore o espaço em Ad Astra, nova campanha de Mutant: Year Zero, aventura que se encontra em pré-venda!
Pirate Borg: cenário pirata para Mörk Borg é lançado!
Desbrave o alto-mar em um RPG da escola OSR em Pirate Borg, jogo baseado no premiado RPG sueco Mörk Borg!
Crystal Heart: RPG em PT-BR está em financiamento coletivo!
Crystal Heart, famosa webcomic que simula uma campanha de RPG, está com sua edição em português em financiamento coletivo!
Square-Enix anuncia RPG de mesa baseado em Final Fantasy!
A Square-Enix anunciou um RPG de mesa baseado no mundo de Eorzea, universo de Final Fantasy 14!
D&D Beyond lança funcionalidade “Maps”!
O D&D Beyond lançou possui a funcionalidade Maps: agora, você poderá jogar RPG através da plataforma!
Lost Mines of Phandelver deixará de ser distribuída no D&D Beyond!
Uma das maiores aventuras de Dungeons & Dragons 5ª Edição deixará de ficar disponível no Roll20!