Estilo Fiasco de junção de personagnes

Junção do grupo no Estilo Fiasco para Forgotten Realms!

Publicado por

Quer um método mais eficaz para reunir os personagens dos jogadores no início de uma aventura? Nós temos a solução para você!

Todo mestre sofre no início de campanha para agrupar os personagens, não é mesmo?
Muitos mestres (e jogadores) já estão cansados do tradicional clichê “vocês estão em uma taverna”, e nem sempre delegar a tarefa para os jogadores pode ser uma boa ideia (já que os jogadores não sabem como será o desenrolar da aventura).
Mas talvez nós possamos lhe ajudar nessa tarefa!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil!

Reunindo os personagens no estilo Fiasco
Seus jogadores irão se divertir com a Criação Fiasco!

Fiasco é um excelente RPG indie onde não há mestre!
Os jogadores se revezam na narrativa em busca de criar um jogo divertido, e o jogo é muito bem-sucedido nessa tarefa. A criação de personagens fica ao critério do jogador, embora normalmente a criação é muito pautada pelo playset (o cenário do jogo).

Já a ligação dos personagens é um show à parte e é uma das principais mecânicas do jogo, e aproveitamos para explicar como funciona a nossa criação Fiasco:

Fazendo a ligação dos personagens

  • Todos os personagens rolam 2d6 (dois dados de seis faces) e deixam os dados sobre a mesa. O mestre deve rolar 4d6 e adicionar na pilha de dados;
  • Escolha um jogador aleatório: esse jogador irá criar uma relação com o jogador imediatamente à sua esquerda. Para isso, ele deve pegar um dos dados rolados e procurar o valor correspondente no menu. Um dado de valor 1 equivale a Organizações, um dado de valor 2 equivale a Uma Vida Normal, e assim sucessivamente.

Por exemplo: o jogador A irá criar uma relação com o jogador B. Ele pega um dado de valor 1, o que significa que ele escolherá a opção Organizações (imagem acima).

  • O próximo jogador à esquerda também escolherá um dado para criar uma relação com o seu jogador à esquerda dele, até que todo mundo tenha escolhido uma relação;
  • Após a vez de escolha retornar para o jogador que iniciou as relações, ele deve escolher mais um dado para dar profundidade com o jogador a sua esquerda, escolhendo uma das seis opções de submenu portanto que haja dados daquele valor na pilha disponíveis.

Por exemplo: o jogador A já escolheu que tem uma relação de Organização com o jogador B. Então, ele escolhe um dado da pilha e opta pelo dado de valor 6, o que significa que a relação de Organização existente é “Infiltrados em uma celula Zhentarim como Mercenários”.

  • O jogador à esquerda daquele que estabeleceu a primeira relação repete o mesmo processo com o jogador à esquerda dele, até que todos os jogadores tenham aprofundado sua relação. Sobrará quatro dados.
  • Após isso, pule para a Parte II e peça para que o grupo decida, entre os quatro dados restantes, os valores para Recompensas Adquiridas, Grandes Feitos, Missões Cumpridas e Objetivos, não necessariamente nessa ordem. Você pode manter a ordem de escolha, caso o grupo esteja dividido nas escolhas.
Estabelecendo relações em Fiasco
Uma breve explicação do caso Fiasco
Estabelecendo relações como em Fiasco
Um exemplo das relações que foram criadas em um jogo fictício. A combinação de duas relações geram resultados inusitados e divertidos: o Jogador A está infiltrado em uma Célula Zhentarim (relação com jogador B) e saqueia caravanas (relação com o jogador D), enquanto o Jogador C é filho de um lorde decadente e é guarda de uma cidade!

As vantagens do Estilo Fiasco

Existem algumas vantagens muito interessantes que jogam a favor do Estilo Fiasco:

Gera interações

A união das relações geram resultados, no mínimo, engraçados. No entanto, eles (resultados) precisam ser lapidados. Com o Estilo Fiasco, os jogadores conversam entre si de forma espontânea para definir mais detalhes sobre suas relações.

A decisão é dos jogadores

O Mestre não influencia na decisão dos jogadores em nenhum momento e o caos da aleatoriedade diverte os jogadores.

Simples, mas não definitivo

O sistema Fiasco é simples, mas não é definitivo. Cada um dos resultados permite que os jogadores os interpretem de diversas formas.

Fornece ganchos

Normalmente há muita interação durante a criação de elos do Estilo Fiasco, o que dá ao Mestre diversos ganchos para a sua campanha.

Une os jogadores

Para finalizar, os jogadores se sentem mais apegado ao seu personagem e ao restante do grupo porque as decisões foram realizadas de forma democrática e em conjunto.

Faça o download da Tabela Fiasco no link abaixo
Google Drive

Gostou do material? Como foi a aplicação do Método Fiasco em sua mesa? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Buró Brasil anuncia a segunda edição de Old Dragon!

O principal RPG OSR nacional receberá a sua segunda edição. E o playtest público da segunda edição de Old Dragon começará em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s