Arquétipos de Bardo

D&D 5E: Arquétipo de Bardo: qual escolher?

Publicado por

Entenda quais são os papéis executados por cada arquétipo de Bardo!

Algo que é frequentemente perguntado para nossa equipe é sobre qual arquétipo de Bardo escolher. Normalmente essa pergunta é feita devido ao papel de suporte que a classe exerce – muitos jogadores não querem se limitar a fazer apenas isso.
Nossa postagem de hoje falará sobre os cinco arquétipos de bardo existentes até aqui e quais são os melhores papéis para cada uma delas!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, a edição nacional do Tome of Beasts por R$ 150! São 400 novos monstros para D&D 5ª edição!

Até o momento em que realizamos essa postagem (março de 2019), existiam cinco arquétipos de bardo oficiais. Dois deles estão presentes no Player’s Handbook – Livro do Jogador: Colégio do Conhecimento e Colégio da Bravura (College of Lore e College of Valor, respectivamente), enquanto os demais fazem parte do Xanathar’s Guide to Everything: Colégio do Glamour, Colégio das Espadas e Colégio dos Sussurros (College of Glamour, College of Swords, College of Whispers, respectivamente).

Nós faremos algumas ponderações sobre os arquétipos e onde eles possuem melhor performance. Mas antes disso, nós precisamos comentar sobre a classe bardo!

O Bardo

O Bardo é, desde a sua concepção, uma classe voltada para dar suporte aos demais membros do grupo. Entretanto, com a chegada da 5ª Edição e a inserção dos Dados de Vida (que praticamente removeu a obrigatoriedade de existir um suporte dentro de um grupo), ele pôde ser alocado em diversas outras funções, mas seu papel principal ainda é conceder suporte: todas as suas características de classe – com exceção de Pau pra Toda Obra, Especialista e Segredos Mágicos – servem para cumprir esse papel.

Entretanto, assim como ocorre com os demais conjuradores, o papel do Bardo pode ser modificado de acordo com a lista de magias que ele seleciona. Um bardo de 4º nível que possa as magias onda trovejante e despedaçar tem muito poder de fogo, enquanto que um bardo com gargalhada nefasta de Tasha e coroa da loucura é muito eficiente em desabilitar outras criaturas.
É claro que não dá para exigir de um bardo ter tanto poderio ofensivo quanto um mago devido a limitação em sua lista de magias, mas ter uma escolha de magias mais ofensivas é uma opção.

Vale destacar que os arquétipos de bardo adicionam novas formas para você usar sua Inspiração de Bardo, principal mecânica da classe. Quando você ainda não possuir um arquétipo, a característica Inspiração de Bardo te permite, com uma ação bônus, conceder um Dado de Inspiração de Bardo para um aliado. Este, por sua vez, pode rolar esse dado extra (inicialmente, é um d6, dado de seis faces) para aumentar o valor de uma jogada de ataque, teste de atributo ou salvaguarda.
O Dado de Inspiração de Bardo inicia em um d6, passando para d8 no 5º nível, d10 no 10º nível e d12 no 15º nível.

Acima de tudo, a classe bardo é fácil de se jogar (equiparando-se apenas ao Bárbaro e ao Guerreiro neste sentido). A classe possui poucas mecânicas e seus arquétipos concedem poucas características – mas impactantes. Se você é um novato e ainda está aprendendo sobre o jogo, a classe é mais que recomendada!

Dito tudo isso, vamos falar dos arquétipos.

Colégio do Conhecimento

Papel: Poder de Fogo e Suporte.
Características Adquiridas: Proficiência Bônus (3º), Palavras de Interrupção (3º), Segredos Mágicos Adicionais (6º), Perícia Inigualável (14º).

A principal mecânica do bardo do Colégio do Conhecimento é a característica Segredos Mágicos Adicionais, aprendida no 6º Nível. Ela permite que você escolha duas magias ou truques de qualquer classe que você possa conjurar (até 3º círculo, se você não estiver com multiclasse). As magias escolhidas se tornarão magias de bardo para você.

Isso permite que você escolha magias poderosíssimas de outras classes: bola de fogo, convocar relâmpago, guardiões espirituais, nevasca e relâmpago se tornam acessíveis para você de forma prematura (normalmente, você aprenderia essa característica no 10º nível). Da mesma forma, você pode escolher magias de suporte como palavra curativa em massa, revivificar, sinal de esperança e celeridade. Isso aumenta drasticamente a versatilidade de suas magias.

A característica Palavras de Interrupção tem como utilidade evitar que um aliado (incluindo você) receba dano, usando o Dado de Inspiração de Bardo para descontar o resultado da jogada de ataque adversária (portanto que possa vê-lo) – o que pode fazer com que o adversário erre o ataque. Já Perícia Inigualável permite que você adicione seu dado de inspiração em testes de atributo.

Colégio da Bravura

Papel: Combate e Suporte.
Características Adquiridas: Proficiência Bônus (3º), Inspiração em Combate (3º), Ataque Extra (6º), Magia da Batalha (14º).

O Colégio da Bravura tem como objetivo principal maximizar o dano de um aliado ou evitar que ele receba ataques. Além dos usos normais da Inspiração de Bardo, uma pessoa que possua um Dado de Inspiração de Bardo poderá rolar o dado da Inspiração de Bardo para aumentar o dano causado após acertar um ataque ou, depois de receber um ataque adversário (mas antes de confirmar se o ataque acertou ou não), ele pode consumir a reação dele para jogar o dado e aumentar o valor de CA dele para esse ataque em específico, de acordo com o resultado rolado (o que, novamente, pode fazer com que o adversário erre o ataque).

Esse bardo também poderá se expor mais em combate, bem como tem um leque de armas maior disponível: ele recebe proficiência em armaduras médias, escudos e armas marciais. A característica Ataque Extra também é um bom incentivo para que o bardo atue na linha de frente, e ao conjurar uma magia, Magia de Batalha (recebida no 14º nível) permitirá que ele possa realizar um ataque consumindo sua ação bônus.

Se você quer proporcionar suporte ao seu time e ao mesmo tempo ser um bom combatente, esse arquétipo pode ser o ideal para você.

Bardos do Xanathar’s Guide to Everything

A grande diferença entre os dois bardos mostrados até aqui para os próximos três bardos (presentes no livro Xanathar’s Guide to Everything) é que, além das mecânicas melhores, o bardo poderá se beneficiar de seu Dado de Inspiração de Bardo, utilizando-o para realizar diversas características e se conceder bônus em batalha.
Vamos a eles:

Colégio do Glamour

Papel: Suporte, Interações e Controle.
Características Adquiridas: Manto da Inspiração (3º), Performance Deslumbrante (3º), Manto da Majestade (6º), Majestade Inquebrável (14º).

Como o próprio nome sugere, esse bardo se utiliza de todo o seu glamour para impactar nas batalhas. Manto da Batalha é sua principal característica: usando sua ação bônus e uma inspiração de bardo, você pode escolher um número de criaturas que você possa ver e estejam a até 18 metros de você para receberem pontos de vida temporários e, caso queiram, usar suas respectivas reações para se moverem o máximo de seu deslocamento sem gerar ataques de oportunidade. Os pontos de vida temporários concedidos são: inicialmente 5, 8 no 5º nível, 11 no 10º nível e 14 no 15º nível.
Essa característica é muito boa para emboscadas ou encontros desnivelados, permitindo que os personagens fujam sem sofrer tantos danos.

Performance Deslumbrante é a característica que faz com que o bardo do Colégio do Glamour se sobressaia nas interações: ao atuar durante um minuto (dançando, cantando, recitando), você poderá tentar enfeitiçar um número de criaturas igual ao seu modificador de Carisma. Os alvos que falharem em seu teste agirão como se fossem seus fãs e falarão brilhantemente sobre você.
Manto da Majestade complementa Performance Deslumbrante: ela permite a você conjurar a magia comando uma vez sem consumir espaços de magia e, após fazer isso, você se concentra e pode conjurar a magia sem consumir espaços de magia por 1 minuto. E o melhor: criaturas que já estiverem enfeitiçadas por você falharão automaticamente em seu teste, fazendo o que você quiser (respeitando as restrições da magia comando, claro).
Majestade Inquebrável completa o kit: você assume uma presença majestosa por um minuto ou até ficar incapacitado. Enquanto isso, criaturas que lhe atacarem pela primeira vez em seus turnos deverão fazer uma salvaguarda de Carisma, não podendo lhe atacar com uma falha e lhe atacando com desvantagem em um sucesso.

Se você quer controlar a batalha, enfeitiçar pessoas por meio de sua arte e ainda assim prestar suporte para sua equipe, o Colégio do Glamour é uma boa opção pra você.

Colégio das Espadas

Papel: Combatente
Características Adquiridas: Proficiência Bônus (3º), Estilo de Combate (3º), Florear da Lâmina (3º), Ataque Extra (6º), Floreio do Mestre (14º).

Esse é o arquétipo que mais se destoa do que um bardo deveria fazer – o que não significa que ele seja fraco, muito pelo contrário. Esse arquétipo consegue bater de frente com outras classes combatentes, principalmente após o 14º nível, onde a classe adquire um pico de poder fortíssimo.
O arquétipo começa com proficiência em armaduras médias e cimitarras, além de poder usar armas simples e marciais nas quais você é proficiente como foco de conjuração. Além disso, você também pode escolher entre os estilos de combate Duelismo (+2 no dano quando você usa uma arma de uma mão e nenhuma outra arma na outra) e Combater com duas Armas (adiciona o modificador de atributo no dano causado por uma segunda arma que você use ao utilizar Combater com Duas Armas). No nível 6, você também recebe acaracterística Ataque Extra, que te permite atacar duas vezes com uma única ação Atacar.

A grande mecânica da classe está embutida na característica Floreio da Lâmina. Quando você usa a ação Atacar, você recebe 3 metros de deslocamento adicional. E ao acertar um ataque, você pode gastar uma inspiração de bardo para:

  • Causar dano extra e ganhar bônus em sua CA de acordo com o valor obtido no Dado de Inspiração de Bardo;
  • Causar dano extra no alvo original e em um alvo que esteja a até 1,5m de você, de acordo com o valor obtido no Dado de Inspiração de Bardo;
  • Causar dano extra, empurrar o alvo e ainda usar sua reação (se quiser) para se mover a até 1,5m da criatura alvo.

Como pôde ver, o Bardo recebe muitas bonificações, mas todas elas são dependentes do uso de sua Inspiração de Bardo. Mas a característica Mestre do Floreio (14º nível) quebra essa restrição, permitindo que o Bardo utilize um d6 ilimitado em vez do dado concedido por Inspiração de Bardo, o que te permite usar Floreio da Lâmina em todas as rodadas.
O único impedimento para a característica é: você precisa acertar um ataque com a sua ação Atacar. Uma multiclasse com Bruxo Hexblade (para usar Carisma nas jogadas de ataque) pode ser uma maneira de maximizar seu dano e aumentar a probabilidade de acerto. Se você quiser criar um bardo que realmente “cai na porrada”, esse é o seu arquétipo!

Colégio dos Sussurros

Papel: Combatente, Interpretação, Infiltração
Características Adquiridas: Lâminas Psíquicas (3º), Palavras de Terror (3º), Manto de Sussurros (6º), Conhecimento Sombrio (14º).

O bardo do Colégio do Sussurros, é, talvez, o arquétipo que possua a maior versatilidade do Bardo. Além do suporte é que de praxe da classe, ele consegue causar grandes quantidades de dano ao atacar, consegue amedrontar alvos, se disfarçar e coletar informações com relativa facilidade. Se você ainda está indeciso, talvez esse arquétipo seja uma opção por fazer “um pouco de tudo”.

Lâminas Psíquicas tem o funcionamento bem simples: Você, após acertar um ataque, pode consumir um dado de Inspiração de Bardo para causar dano psíquico adicional: 2d6 inicialmente, 3d6 no 5º nível, 5d6 no 10º nível e 8d6 no 15º nível. Palavras de Terror, como o próprio nome diz, pode amedrontar um alvo por até uma hora após conversar com ele (alvo) por um minuto (e o alvo não saberá que você tentou amedrontá-lo). Manto de Sussurros permite que você remova a sombra de uma criatura que morreu a até 9 metros de você e se disfarce da criatura morta por uma hora. Conhecimento Sombrio é a sua última característica e permite enfeitiçar uma criatura usando seu maior medo como artifício (embora você não saiba qual é).

Com esse rol de habilidades, é muito simples para a classe realizar infiltrações e afins. Realizar persuasões com o arquétipo é simples devido ao fato de você mexer com a mente do oponente e, por fim, você pode causar um bom dano em níveis mais altos.

Gostou do artigo? Quer que façamos listas como estas, mas para outras classes? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

The Darkest House Kickstarter

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!

A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s