Conheça uma das principais streams de RPG do mundo – e que possui um cenário de campanha oficial!

Acquisitions Incorporated chegou às lojas no dia 18 de Junho de 2019 e, diferente dos outros títulos, sem muito alarde em terras tupiniquins. Mas não se sinta um estranho no ninho caso você não conheça a Acquisitions Incorporated (ou Acq-Inc): esse tipo de conteúdo é conhecido apenas por quem acompanha as streams americanas de D&D ou participa dos shows protagonizados na convenção americana PAX.

Mas não se preocupe: te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a Acquisitions Incorporated!

O que é a Acquisitions Incorporated
Créditos: Wizards of the Coast/Penny Arcade

O que é a Acq-Inc

Acquisitions Incorporated é uma organização presente no cenário de campanha de Forgotten Realms. Ela foi criada em um podcast, em 2007.

A transmissão Acquisitions Incorporated foi criada pela empresa Penny Arcade, em uma parceria com a Wizards of the Coast para divulgar a 4ª edição de Dungeons & Dragons, sendo uma das primeiras streams (transmissões ao vivo) de RPG: as primeiras lives difundindo a companhia ocorreram em 2008!

A Penny Arcade é uma empresa criada por Jerry Holkins (escritor) e Mike Krahulik (ilustrador) e era, em sua criação, apenas uma empresa voltada para produzir histórias em quadrinhos online (chamado de webcomic), algo revolucionário para a época – afinal, isso ocorreu em 1998. O sucesso foi tão estrondoso que permitiu que a dupla criasse outros empreendimentos com a marca. Um desses empreendimentos foi a PAX, convenção voltada para o público geek. Essa assembleia nerd ocorre seis vezes por ano, sendo cinco delas nos Estados Unidos e uma na Austrália.

Sendo aficionados por RPG, não demorou muito para que a dupla inserisse Dungeons & Dragons na convenção. E foi assim que nasceu a Acquisitions Incorporated: um grande show onde um grupo de amigos se reúne para jogar RPG em um teatro enquanto que centenas de pessoas assistem o jogo da plateia e outras milhares acompanham tudo simultaneamente pela internet.

Acquisitions Incorporated no teatro
Não é um absurdo dizer que a Acquisitions Incorporated leva milhares de fãs para a convenção!
Da esquerda para a direita: Holly Conrad, Mike Krahulik, Christopher Perkins, Patrick Rothfuss e Jerry Holkins.

O show tem uma veia cômica bastante forte: logo no início do espetáculo, é avisado que palavras de baixo calão fazem parte do espetáculo. Nós transcrevemos um dos diálogos abaixo (se você sabe Inglês, pode ver o vídeo neste link):

Christopher Perkins (DM): Vocês estão em uma sala quadricular com 9 metros de largura. Vocês notam que, em cada uma das paredes, há uma porta. A sala está fria de uma forma não-natural, a ponto de crostas de gelo se formar em todas as superfícies. E parado no centro da sala está Halaster Blackcloak em pessoa, apertando um cajado de gelo que, em seu topo, arde uma chama verde.

Jim Darkmagic: Eu posso ver se é uma ilusão, já que sou um mestre da ilusão?

DM: Sim, faça um teste de inteligência.
(Jim rola os dados e obtém um resultado 10).

DM: Você nota que isso é uma simulacra, um falso Halaster, mas sólido, feito de gelo.

Jim Darkmagic: Eu vou cutucá-lo.

DM: Ele vai atacá-lo com seu cajado, e ele o acerta. Você é imolado por chamas verdes e recebe 5 pontos de dano ígneo. Você está em chamas.

Jim Darkmagic: Eu vou começar a rolar no gelo para apagar as chamas;

DM, interpretando Halaster Blackcloak: “Me abrace de novo, filho da ****!
Eu tenho um enigma para vocês, vocês irão resolvê-lo ou querem que eu queime a cara de vocês de novo?”

Birwin, o Bárbaro: Acerta ele de novo!

Falando em participantes, muitos deles são figurinhas carimbadas do mundo dos RPGs. Listaremos abaixo alguns deles:

  • Christopher Perkins: ele é escritor de muitas das aventuras de D&D 5ª edição (a se destacar Curse of Strahd). Ele começou a narrar as aventuras da Acquisitions Incorporated desde seus primórdios, em 2008, mas teve de parar no ano passado. O narrador atual é…
  • Jeremy Crawford: o designer de regras da 5ª edição e, ao lado de Mike Mearls, são os principais designers do RPG mais jogado do mundo.
  • Patrick Rothfuss: escritor bastante famoso por sua trilogia Crônica do Matador do Rei, a se destacar o primeiro título, O Nome do Vento, um dos livros mais vendidos de acordo com o New York Times. Ele joga na aventura com o ladino Viari.
  • Scott Kurtz: criador de histórias em quadrinhos. Ele participa da Acquisitions Incorporated com o bárbaro Birwin;
  • Kate Welch: A game designer responsável por Ghosts of Saltmarsh é outro membro da Wizards que faz parte da organização. Ela controla a monja Rosie;
  • Jerry Holkins e Mike Krahulik: E é claro que os criadores da Penny Arcade também participam do jogo. Jerry controla Omin Dran, o criador da Acquisitions Incorproated, enquanto Mike controla Jim Darkmagic, um dos principais funcionários da franquia.

Agora que você sabe como nasceu a Acquisitions Incorporated, nós podemos falar sobre a organização.

A Organização

A Acquisitions Incorporated (Aquisições LTDA, abrasileirando o termo) é uma organização peculiar: enquanto que os Harpistas estão preocupados com o equilíbrio e o Culto do Dragão quer erguer dragões mortos, a Acq-Inc funciona como uma espécie de organização de mercenários que buscam itens mágicos!

É simples: uma pessoa vai até a corporação para solicitar o item e o grupo de aventureiros da Acq-Inc tenta encontrá-lo mediante pagamento. Armas mágicas, anéis e gemas são apenas alguns dos itens em que a empresa é especializada em encontrar. A única exceção são cajados: em uma das incursões em busca de um cajado mágico, as coisas deram errado e o cajado foi destruído em pedaços. Desde então, cajados foram banidos na organização.

O item pode estar até em outros planos de existência, como por exemplo, a Agrestia das Fadas ou a escura Umbraeterna: a Acq-Inc tem seus meios para acessar esses lugares e achar o item que você precisa!

Alguns dos itens recuperados pela organização:

  • Uma arca de Halaster Blackcloak;
  • Enscriptor Malefica (também chamado de lista de danadinhos), um tomo do Lord of Wynter que vive na Agrestia das Fadas;
  • Um Marsupitoth, urso maligno;
  • Uma gema elétrica em Ravnica, enquanto Jim Darkmagic estava em maus lençóis em um circo da guilda Rakdos.

A Acq-Inc já deu as caras em outros produtos da Wizards of the Coast: no MMO Neverwinter, a Acquisitions Incorporated é o principal mote da expansão Nº 15, The Heart of Fire. O principal objetivo da franquia é recuperar o item Heart of Fire, que está na Cidade Perdida de Omu, na península de Chult.
Os personagens do Time C (abaixo) tambémestão presentes no jogo Idle Champions of the Forgotten Realms.

QG da Acquisitions Incorporated
O prédio da Acquisitions Incorporated. Note o símbolo da Acq-Inc na torre.
Créditos: Wizards of the Coast

Membros

É natural que uma organização nada ortodoxa tenha membros peculiares. São eles:

  • Omin Dran (Jerry Howkins): O criador da organização Acq-Inc. A ideia dele em criar uma organização surgiu da necessidade de ganhar dinheiro prestando serviços destinado a aventureiros. Faz contratos para tudo. Ele é um Meio-Elfo Clérigo (domínio da guerra);
  • Jim Darkmagic (Mike Krahulik): Um dos mais poderosos magos de Forgotten Realms só é conhecido devido a uma grande coincidência. Omin Dran precisava de um mago para realizar uma tarefa, e Jim se apresentou a ele. Embora seja um mago, ele não é lá muito inteligente: sua auto-confiança o coloca em diversas enrascadas e já esteve perto de morrer por diversas vezes. Ele é um Humano Mago (escola da conjuração);
  • Viari (Patrick Rothfuss): Viari se assemelha bastante a um bardo (principalmente por sua capacidade vocal), mas na verdade é um ladino que sabe manusear apetrechos mágicos. Já perdeu um braço devido a explosão de uma adaga do apocalipse. Ele é um Humano Ladino (arquétipo Ladrão);
  • Môrgæn (Morgan Webb): Morgæn é um solucionador de problemas à distância, pena que é azarado. Diferente de todo mundo (que só são pagos quando se lembram que devem receber), Morgæn pede adiantamento – para comprar as flechas especiais dele. Ele é um Alto Elfo Guardião (arquétipo Caçador)
  • Binwin (Scott Kurtz): Binwin se assemelha bastante a um bárbaro burro (talvez porque ele seja burro). Mas ele é bastante útil quando “o machado precisa cantar”. Infelizmente, se desassociou da organização após nove anos de trabalhos bem executados. Ele é um Anão Bárbaro/Guerreiro (arquétipo marcial Campeão);
  • Aeofel (Wil Wheaton): Aoefel pode ser considerado um ex-membro da Acquisitions Incorporated (além de ser um ingrato): após mergulhar em uma piscina de ácido e morrer, a Acq-Inc foi atrás dele em Avernus, a primeira camada do inferno. Após isso, ele foi trabalhar na Dran Enterprises, também conhecido como “a concorrência”. Ele é um Eladrin Paladino (juramento da vingança). Talvez o plano odontológico de lá seja melhor.
  • Strix (Holly Conrad): Diretamente do Dice, Camera, Action (uma stream da Wizards of the Coast liderada por Chris Perkins), Strix foi a última integrante do grupo oficial da Acquisitions Incorporated. Omin “a recebeu” após um contrato com criaturas infernais. Ela é uma Tiefling Bruxa (patrono Favored Soul).
Membros Acq-Inc
Os membros originais da Acq-Inc!
Da esquerda para a direita: Viari, Morgæn, Omin Bran, Aeofel, Jim Darkmagic e Binwin.

O Time C

Naturalmente, um grupo pequeno de empregados não consegue lidar com a crescente demanda por itens mágicos em Faerun. Sendo assim, Omin Bran decidiu expandir a organização por meio de franquias. Após uma série de desafios, o Time C (C Team) foram os primeiros franqueados da Acq-Inc.

O time protagonizado por Kate Welch (Rosie Beestinger, Monja Halfling), Amy Falcone (Walnut Dankgrass, Druida Elfa da Floresta), Kris Straub (K’thriss Drow’b, Bruxo Drow) e Ryan Hartman (Donaar Blit’zen, Paladino Dragonborn) faz muitas das missões de nível menor destinadas para a Acq-Inc, desde recuperar bundas de mármore a dar conselhos para um lobisomem depressivo.

Jerry Holkins é quem narra a mesa – curiosamente, seu personagem é o dono da franquia. E é nesse contexto que você entra, aventureiro!

A Acq-Inc precisa de mais e mais franqueados. Tens o que é capaz para se tornar um de nós?

Acquisitions Incorporated C Team
O Time C!
Da esquerda para a direita: Walnut Dankgrass, K’thriss Drow’b, Donaat Blit’zen e Rosie Beestinger.

O que vem no livro?

O livro de 224 páginas terá os seguintes conteúdos:

  • Informações sobre a organização Acquisitions Incorporated.
  • Um guia para os personagens de sua campanha criarem uma franquia da Acq-Inc.
  • Oito ocupações exclusivas dos membros da Acq-Inc. Os membros recebem habilidades especiais dependendo da função exercida e seu ranking na ocupação – algo bastante similar ao que foi apresentado em Guildmaster’s Guide to Ravnica, na parte de Renome dentro das Guildas. Sua ocupação também te concede proficiências e equipamentos iniciais.
  • Esse link do imgur apresenta fichas de empregados da corporação – uma ficha para cada ocupação.
  • Uma nova raça: os Verdan – criaturas verdes similares a goblins, mas maiores em altura e com traços mais “humanoides”.
  • Itens mágicos específicos da franquia.
  • Novas condições como, por exemplo, bêbado, legal e obliterado (embora nenhuma delas possua impacto mecânico).
  • Novas habilidades (como por exemplo, find traps e falcony).
  • Uma aventura incrível que inicia no nível 1 e termina no nível 6.
  • Um bestiário com criaturas icônicas que já deram as caras na stream da Acq-Inc, além dos blocos de estatística dos membros da organização.

Como você pôde perceber até aqui, o livro terá um tom bastante cômico quando comparado a todos os títulos da 5ª Edição lançados até aqui. É natural (e até mesmo esperado) que não seja um livro que agrade todos os gostos.

Acquisitions Incorporated Franchise
“Tens o que é necessário para se tornar um franqueado Acquisitions Incorporated?”
Créditos: Wizards of the Coast

Ficha Técnica

Se não quer perder nenhuma novidade do mundo dos RPGs, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!