Gerador de Mapa-Mundi para RPG

Geradores de continentes para RPGs!

Publicado por

Vários mapas bacanas gerados de forma randômica e automatizada!

Estávamos fazendo um levantamento de quantos artigos a respeito de mapas haviam sido publicados em nosso antigo Blog, e constatamos que fazia quase dois anos que nós não publicamos nada a respeito de geradores de mapas, sendo que temos quase duas dezenas de geradores diversos para recomendar.

Sendo assim, nós publicaremos nas próximas três semanas uma categoria de geradores de mapas diferentes. Nesta semana, começaremos com seis geradores de continentes, filtrados e específicos para o público de RPG!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil!

Geradores de Mapas de Continente RPG
Essa arte é de um gerador de mapa!

D20 SRD

O D20 SRD é um gerador simples para continentes, mas ideal para quem precisa de mapas extensos. O mapa é tão grande que o arquivo para download pesa 6mb!

Embora o gerador possua poucas opções, o resultado final é, visualmente, muito interessante. O gerador te dá opções para inserir cidades aleatoriamente, inserir a % de água e gelo no mapa (o gelo sempre fica nos polos, o que pode ser algo ruim), alterar a fonte do mapa e inserir grids hexagonais.

Antes de gerar o mapa, o site mostra um preview que se altera em tempo real, o que ajuda você a moldar seu mapa do jeito que você quer.

Todas as opções apresentadas pelo gerador. Não se esqueça de apertar em Construct após deixar o mapa do jeito que deseja!

Opções do gerador:

  • Alterar o layout do mapa: antiquado (papel antigo) ou mapa físico.
  • Definir % de água e gelo.
  • Inserir geografia, rios e cidades.
  • Alterar a fonte.
Gerador de Mapa-Mundi para RPG
O mapa é bastante decente. Uma pena que você não pode “girar” o mapa, centralizando o continente.

Você pode acessar o gerador em http://www.d20srd.org/fantasy/world/

Kassoon World Map

O Kassoon é um gerador de mapas bastante limitado para usuários não-premium, mas algumas funcionalidades freemium são muito boas.

O mapa é, visualmente, mediano. Mas uma grande funcionalidade do mapa é que, ao clicar em uma cidade ou uma masmorra, uma nova aba é aberta, revelando diversas informações adicionais: no caso da masmorra, ele gera um mapa do local e dá suporte para gerar encontros aleatórios e tesouros; para cidades, ele aponta o tamanho da cidade, número de moradores, riqueza local, preço máximo de itens vendidos, demografia detalhada, lojas (com descrições – no caso de lojas de itens mágicos, ele também aponta os itens que a loja vende) e mais!

Ou seja: como gerador de mapa, ele é mediano. Mas como gerador de mundo, ele é excelente!

Opções do gerador:

  • Mostrar cidades e masmorras;
  • Mostrar população da cidade e estrada;
  • Mapa físico ou político;
Mapa-Mundi para RPGs
O Kassoon World Map, na versão mapa físico. Os pontos pretos são cidades, enquanto que masmorras aparecem com pontos vermelhos (não aparecem em mapas salvos).

Você pode acessar o gerador em https://www.kassoon.com/dnd/world-map/

Worldspinner

O gerador de mapas Worldspinner certamente é o que mais dá trabalho para apresentar os resultados gerados – a ponto que não sabemos se é válido chamá-lo de gerador – mas, na questão visual, é o melhor. Você precisa criar uma conta no site Worldspinner (que é simples de criar).

A criação de mapa no Worldspinner se dá em quatro passos:

  1. Bioma: Após a tela de criação carregar, você precisa definir os biomas de seu mapa. Não se assuste com a péssima qualidade do mapa nesse momento, ele vai melhorar bastante.
    A primeira barra de opções te permite alterar as regiões habitáveis (continentes ou pangeia, um supercontinente), além da temperatura do continente e a quantidade de chuvas. Já a segunda barra te permite alterar os biomas (e é importante que você defina isso agora, da melhor forma que você puder). Por fim, a terceira barra pede para você definir a área utilizável do mapa.
  2. Pessoas: O próximo passo é clicar em People e definir onde as pessoas moram em seu mapa. Perca um tempo aqui, já que o gerador inserirá imagens de cidades nos lugares onde você definir que as pessoas vivem. As barras laterais te ajudam a definir o público que “viverá” no seu mapa.
    Para adicionar uma raça em determinado lugar do mapa, arraste as bandeiras de cada raça na barra lateral para uma localização do mapa.
  3. História: Ninguém vive no seu mapa – ainda! O mundo que criou está no Ano Zero e você deve “avançar o tempo” para que as populações habitem o local estabelecido por você. Ao definir o ano na barra lateral, você perceberá que as civilizações crescerão. Clicando na raça e selecionando favor ou curse aumenta ou diminui o crescimento da raça a depender de sua escolha.
    Realizando suas alterações, basta clicar em Explore!
  4. Explorar: Aqui você define apenas a quantidade de itens mostrados no mapa, além de inserir pontos de aventura no mapa (as aventuras são pagas). Definindo esses toques finais, finalmente clique em Map Artist. A seguinte tela irá aparecer:

Tudo o que você precisa fazer aqui é definir um estilo, um título e um subtítulo para seu mapa. Feito isso, só clicar em Draw, abaixo do subtítulo. Dependendo do número de detalhes do seu mapa, o mapa pode demorar bastante para carregar, então tenha paciência. O resultado, como você pode observar abaixo, é recompensador:

Gerador de Mapas para RPG
Usamos o estilo de arte Colorful para gerar esse resultado!

Para salvar a imagem em uma boa qualidade, nós sugerimos que você clique para abrir o mapa em tela cheia, aumente o zoom 1x e tire quatro prints da tela, um de cada extremidade. O mapa ficará com a resolução final de 2433 x 1314 quando você unir as quatro partes – uma resolução boa o suficiente para se trabalhar!

Você pode acessar o gerador em https://ui2.worldspinner.com

Mapas-Mundi para RPG
O mesmo mapa, mas utilizando a configuração Political!

Uncharted Atlas

O Mewo2 é um gerador interessante: ele gera mapas P&B em alta resolução e até mesmo oferece o código-fonte para quem deseja modificá-lo. Entretanto, para usá-lo, você precisa entender de programação – o que é um grande problema.

Todavia, o criador do gerador – Martin O’Leary – criou um bot para o Twitter que disponibiliza um mapa gerado por hora, ideal para quem não entende de códigos e afins. Dessa forma, você tem um acervo de mais de 28 mil mapas disponibilizados!

Basta você acessar a galeria de fotos e escolher seu mapa!

Mapas de Continentes para RPG
O grande problema do mapa – para nós – são os nomes esquisitos.

Opções do gerador:

  • Mais de 25 mil mapas disponibilizados no Twitter;
  • Modificar código-fonte.

Você pode baixar o código-fonte do gerador em http://mewo2.com/notes/terrain/
O Twitter do bot é https://twitter.com/unchartedatlas

Rangen

O Rangen é um gerador ideal para quem entende de edição de imagens, mas tem dificuldades em fazer o desenho do continente. Isso porquê o Rangen gera apenas contornos do continente, deixando o resto do mapa em branco.

Além do contorno, o Rangen fornece uma breve descrição geográfica da região e detalhes sobre a fauna e a flora. Se você está em um dia de pouca inspiração, esse gerador pode te ajudar com informações!

Gerador de Mapas RPG
O Rangen gera apenas o contorno, o que te dá liberdade para inserir o que você bem entender!

Opções do gerador:

  • Nenhuma. Só clicar em Generate!

Você pode acessar o gerador em http://www.rangen.co.uk/world/continentgen.php

Wizardawn

O Wizardawn é um gerador de continentes ideal para quem quer narrar um sistema hexcrawl. O mapa utiliza artes simples que remetem às décadas de 70 e 80 e apresenta muitas possibilidades de customização.

Quando dizemos “muitas opções de customização”, não é exagero: o gerador te permite alterar o estilo de mapa de acordo com a sua ambientação, apresentando opções do comum medieval, passando pelo sci-fi e terminando em mapas subterrâneos. Além disso, o gerador te permite definir como serão as bordas do mapa (mar, montanha ou aleatório), se ele será colorido ou não, o tamanho do mapa, entre diversas outras opções.
Basicamente, o Wizardawn compensa sua limitação gráfica em opções de customização.

Um grande problema do Wizardawn é que ele não te permite salvar a imagem do mapa todo – ou seja, para salvar seu mapa, você precisará capturar a tela.

Opções do gerador:

  • Alterar clima.
  • Alterar escala.
  • Aparecer informações no mapa ou não.
  • Inserir bordas no mapa.
  • Quantidade de hexágonos no mapa.
  • Mapas P&B ou coloridos.
  • Troca de estilo de mapa: você pode alterar os ícones do mapa de acordo com sua ambientação. Em um cenário pós-apocalíptico, por exemplo, ele gera regiões de radiação, áreas inóspitas, etc.
Gerador de Hexcrawl RPG
O Wizardawn te permite até mesmo gerar mapas subterrâneos!

Você pode acessar o gerador em https://wizardawn.and-mag.com/tool_world.php

Gostou de nossas sugestões? Tem alguma recomendação de gerador? Deixe sua dica nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Buró Brasil anuncia a segunda edição de Old Dragon!

O principal RPG OSR nacional receberá a sua segunda edição. E o playtest público da segunda edição de Old Dragon começará em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s