Criando Encontros de Combate em D&D 5E

D&D 5E – Criando encontros de combate!

Publicado por

Aprenda a criar os encontros de combate rapidamente!

Muitas das perguntas que encontramos nas redes sociais têm relação com os encontros de combate: como eu crio um encontro de combate? Como saber se um encontro é equilibrado ou não? Como fazer um encontro de chefe?
Nosso artigo de hoje vai te ensinar a criar encontros de combate!

O D&D Essentials Kit voltou a ser comercializado no Brasil, e com o preço especial de R$ 108,50!

Em D&D 5ª Edição, um encontro de combate pode possui quatro níveis de dificuldade:

  • Fácil: Um encontro de dificuldade Fácil é um verdadeiro passeio no parque. Se o mestre estiver com sorte nos dados, ele consegue consumir alguns recursos (espaços de magia, características de uso limitado ou cura), mas nada além disso.
  • Médio: Um encontro médio dará certo trabalho aos jogadores e, salvo exceções, eles consumirão alguns recursos para vencer o combate.
  • Difícil: Um encontro difícil consumirá diversos recursos dos jogadores. Além disso, existe a possibilidade real de um membro do grupo cair inconsciente em combate.
  • Mortal: Um encontro mortal traz sérios riscos ao grupo de aventureiros. O risco de um ou mais personagens morrerem é real, e eles precisarão adotar diversas estratégias para vencer.

Dito isso, vamos ver como um encontro de combate é criado.

Criando seus encontros

A criação de encontros possui quatro passos:

  • Passo 1: O primeiro passo é escolher as criaturas que você deseja inserir no encontro. Após escolher, vá para o passo dois.
  • Passo 2: Escolhida as criaturas, some a quantidade de Pontos de Experiência (XP) que tais criaturas concedem (o valor de XP que cada monstro concede está descrita em seu bloco de estatística). Se o grupo vencer o combate, o resultado dessa soma é a quantidade de XP que o grupo receberá. Após a soma, vá para o passo três.
  • Passo 3: O terceiro passo é multiplicar o valor de XP para determinar a dificuldade do encontro. A tabela abaixo aponta por quanto você deve multiplicar o valor de XP de acordo com o número de criaturas no combate. Após a multiplicação, reserve esse valor e vá para o último passo:
Multiplicador de Encontro D&D 5E
Ou seja: se o encontro possui dois monstros, multiplique a XP por 1,5. De três a quatro monstros, multiplique a XP por 2, etc.
Lembrando: A quantia de XP que os personagens receberão é a soma da XP descrita no bloco de estatística de cada criatura. O intuito desta multiplicação é apenas determinar a dificuldade do encontro.
  • Passo 4: Por fim, veja a tabela abaixo e confronte o nível médio do seu grupo (coluna à esquerda da tabela) com a XP multiplicada no Passo 3. Após o confronto, você encontrará a dificuldade do encontro.
Determinando a dificuldade de um combate D&D 5E
Diminuir o valor de XP da tabela acima em 25% para cada jogador abaixo de 4.
E caso você tenha mais de 4 jogadores, aumente o valor de XP em 25% para cada jogador acima de 4.

Um exemplo:

O Mestre Luiz decidiu criar um encontro de 4 goblins para o seu grupo de 1º nível. Checando nas regras básicas, Luiz nota que cada goblin concede 50 pontos de experiência (XP), logo, quatro goblins concedem 200 XP (50 x 4). Portanto, se os personagens vencerem o combate, receberão 200 XP como recompensa. Mas Luiz quer ver se o combate será justo ou não.

Seguindo o passo a passo, Luiz vê que, por serem mais de 3 criaturas no combate, ele deve multiplicar a XP por 2, o que totaliza 400 XP (200 x 2). E ao verificar na tabela XP por Nível Médio, ele vê que um encontro de 400 XP é considerado mortal para um grupo de 1º nível.

Ele terá que realizar alguns ajustes no seu encontro caso não queira promover um banho de sangue…

Processo inverso

Sabendo como a criação de encontros funciona, você pode fazer o processo inverso. Nós recomendamos o seu uso se você quer criar um encontro com uma dificuldade específica.

  • Passo 1: Observando a tabela XP por Nível Médio, escolha uma dificuldade apropriada para o nível do seu grupo.
  • Passo 2: Escolha as criaturas que você deseja inserir no combate. Não se esqueça que você deverá multiplicar a XP das criaturas para definir a dificuldade, conforme ilustrado na tabela Multiplicador de Encontro.
  • Passo 3: Pronto. Seu encontro está criado!

Um exemplo:

O grupo do Luiz evoluiu para o 2º nível e ele quer criar um embate com a dificuldade Média. Ao observar a tabela XP por Nível Médio, ele notou que a XP de um encontro de nível médio varia entre 400 à 599XP. Logo, Luiz pode criar um encontro da seguinte forma:

• Uma criatura de ND2, que concede 450 XP (450 XP x 1 = 450 XP).
• Duas criaturas cuja soma de XP seja igual a 395 XP (395 x 1,5 = 592 XP).
• Entre três a seis criaturas cuja soma de XP seja igual a 295 XP (295 x 2 = 590 XP).
• Entre sete a dez criaturas cuja soma de XP seja igual a 235 XP (235 x 2,5 = 587,5 XP).

Após analisar suas opções, Luiz chegou ao seu combate ideal: 1 bugbear (200 XP), 1 goblin (50 XP) e 1 cultista (25 XP), o que totaliza 275 XP. Por ser um encontro protagonizado por três criaturas, ele deverá multiplicar esse valor por 2, resultando em 550 XP – o que ainda está dentro de um encontro de nível Médio.

Variação de XP

O método de criação de encontros é funcional caso você tenha um grupo com 3 a 5 jogadores. Caso você tenha menos de três jogadores, use o próximo multiplicador de XP na tabela Multiplicador de Encontro.

Por exemplo:

Se o seu grupo tiver dois jogadores e você criar um encontro com uma única criatura, trate a XP dela para determinar a dificuldade como se houvesse duas criaturas – ou seja, 1,5x.
Uma criatura é mais difícil de lidar quando há menos jogadores.

Mas se o seu grupo possuir mais de cinco jogadores, use o multiplicador de XP anterior na tabela Multiplicador de Encontro. Por exemplo:

Se o seu grupo tiver sete jogadores e você criar um encontro com oito criaturas (logo, XP deve ser multiplicada por 2,5), trate a XP delas para determinar a dificuldade como se houvessem de três a seis criaturas (logo, XP x2).
Uma ou mais criaturas são mais fáceis de lidar quando há mais jogadores.

Dicas

É importante que você esteja ciente que a dificuldade do encontro é um parâmetro – logo, o encontro nem sempre será igual à dificuldade proposta (por diversos fatores que abordaremos em um artigo em um futuro próximo). Abaixo, há algumas dicas para evitar que você tenha imprevistos indesejáveis:

  • Um único monstro é mais suscetível às habilidades do seu grupo. É mais efetivo enfraquecer o “chefe” e adicionar alguns minions do que deixar um único monstro forte.
  • Um encontro fica mais difícil se os oponentes possuem algum tipo de vantagem, como por exemplo, uma rodada surpresa. Essas vantagens geram um grande impacto no combate – principalmente nos níveis iniciais. Leve isso em consideração antes de determinar a dificuldade de um encontro.
  • Se você usa regras de flanco (regra opcional do Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre), os encontros serão mais fáceis caso o seu grupo esteja em maior número. Se os inimigos estiverem em maior número, o encontro será mais difícil.
  • Tome cuidado com encontros difíceis ou mortais nos níveis iniciais. É muito fácil dar TPK nos primeiros níveis.
  • A partir do 10º nível, os encontros difíceis ou mortais se tornam mais fáceis do que deveriam. Mas tome cuidado para não exagerar.
  • Um encontro médio não é médio se os jogadores não possuírem recursos. Lembre-se disso.
  • Coisas como cobertura, terreno desfavorável ou invisibilidade impactam diretamente na dificuldade do combate.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

5º Título de Dungeons & Dragons em 2021

D&D: 5º livro de 2021 será lançado entre setembro e novembro!

Contrariando os anos anteriores, teremos cinco títulos de D&D publicados em 2021 – e com possíveis surpresas!

Unearthed Arcana Mages of Strixhaven Tradução

Unearthed Arcana – Magos de Strixhaven

A Unearthed Arcana Magos de Strixhaven apresenta cinco novos arquétipos baseados na Universidade da Magia de Arcavios!
O documento traduzido está disponível neste artigo!

Marvel RPG

Novo RPG para o universo Marvel é anunciado!

Homem-Aranha, Pantera Negra, Thor, Wolverine…agora você conseguirá replicar as características e habilidades destes heróis em Marvel Multiverse Role-Playing Game, novo RPG voltado para a franquia, que será lançado no próximo ano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s