Kult RPG Buró Brasil

Edição nacional de Kult RPG está em Financiamento Coletivo!

Publicado por

A quarta edição do RPG de terror contemporâneo chegará ao Brasil pelas mãos da Buró Brasil!

Poucos jogos eram tão desejados no Brasil como Kult. O RPG sueco teve a sua primeira edição publicada em 1991 e, desde então, circulam histórias de acontecimentos bizarros que ocorreram durante as jogatinas, alimentando a fértil criatividade dos jogadores. E após quase 30 anos do lançamento do primeiro título, a quarta edição do jogo finalmente desembarcará em terras tupiniquins, publicado pela Buró Brasil!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Há mais de 10 títulos em promoção!

Kult Divindade Perdida
Créditos: Helmgast

Kult é um RPG europeu de terror contemporâneo. Baseado no mote a realidade é uma mentira, os jogadores interpretam os despertos, humanos que tiveram contato com as brechas do mundo ilusório em que vivemos. E quanto mais exploram essas fronteiras desconhecidas, mais flertam com a loucura e perdição. O que há atrás deste véu? Quem nos prende nessa ilusão.
Talvez, é melhor que essas perguntas fiquem sem respostas…

A quarta edição (conhecida como Kult: Divindade Perdida) foi publicada em 2018 pela editora Helmgast e é um reboot (uma nova versão) da primeira edição do jogo, baseado nos anos 90. O jogo agora utiliza as premissas do sistema Powered by the Apocalypse e oferece suporte para cenários baseados em nossa atualidade.

Edição em português de Kult RPG
Capa da edição nacional de Kult 4ª Edição.
Note que a capa sem censura é exclusiva da edição em inglês.

O Powered by the Apocalypse

O sistema Powered by the Apocalypse (ou PbtA) baseia-se em movimentos: momentos de decisão em que o sucesso ou a falha do personagem podem influenciar no andamento da narrativa. Quando um movimento é acionado, o jogador deve rolar 2d10 + o atributo relacionado com o movimento. A soma destes valores define o que ocorre:

ResultadoO que normalmente acontece
15 ou maisO personagem obteve sucesso absoluto e consegue fazer o que deseja.
10 a 14O personagem obteve sucesso parcial: ele consegue o que quer, mas deverá arcar com uma compensação ou consequência.
9 ou menosO personagem fracassou em sua tarefa, e o Mestre pode realizar um movimento como resposta.
Os demais jogos PBtA normalmente compartilham de tabelas similares

Essa dinâmica de Sucesso, Sucesso Parcial e Falha gera um resultado incomum para um RPG: o Mestre não rola dados em Kult. O mestre aciona seus movimentos (que acontecem automaticamente) de acordo com as falhas dos jogadores.

A mecânica de movimentos faz a narrativa andar de forma fluida e gera a sensação de que sempre há coisas importantes ocorrendo durante o jogo. Essa mecânica também afasta Kult do simulacionismo (tentar criar coisas verossímeis) das edições anteriores, um ponto negativo na visão de muitos dos fãs. Ainda, como as chances de falhar são maiores do que as possibilidades de ser bem-sucedido, os combates se tornam mais mortais – engajar-se em um confronto deveria ser seu último recurso.

O Financiamento Coletivo

O financiamento coletivo (que, até o momento desta publicação, arrecadou 350% a mais do que o necessário para sua publicação) visa produzir o livro básico de Kult, acessórios (como a Divisória do Mestre em capa-dura) e materiais digitais (como cenários para aventuras, se é que podemos chamar uma sessão de Kult de “aventura”).

O livro básico terá impressão em cinco cores (o dourado, cor bastante presente no livro, foi adicionado à paleta), fita de cetim para marcar as páginas, capa-dura e papel couchê antirreflexo.
A previsão é que o livro seja enviado aos apoiadores em maio de 2021 – você pode conferir o andamento da produção nesse projeto no Trello. O financiamento termina no dia 08 de Dezembro.

Publicações mais recentes

Buró Brasil anuncia a segunda edição de Old Dragon!

O principal RPG OSR nacional receberá a sua segunda edição. E o playtest público da segunda edição de Old Dragon começará em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s