Ruins of Symbaroum D&D 5ª Edição

Última semana para apoiar o financiamento coletivo de Symbaroum para D&D 5ª Edição!

Publicado por

O cenário de fantasia sombria chegará ao RPG mais jogado do mundo no início de 2022!

As duas últimas semanas foram de pouco movimento nas editoras nacionais e internacionais. Mas, para variar, isso não se aplica à Fria Ligan (ou Free League, traduzindo do sueco para o inglês). Isso porque a editora européia está com um novo financiamento coletivo: Symbaroum para D&D 5ª Edição!

O que é Symbaroum?

Symbaroum é um RPG de fantasia sombria publicada pela Free League. De acordo com a lore (história) do jogo, o nome Symbaroum deriva de uma antiga civilização bastante avançada, mas que cuja queda foi tão rápida quanto a sua ascensão. Após uma intensa guerra contra os Lordes Sombrios que habitavam as terras ao sul, a rainha se viu obrigada a migrar para o norte – para a terra antes habitada pela anciã civilização de Symbaroum.

Atualmente, a civilização tenta se expandir para o norte e oeste, enquanto aventureiros desbravam a floresta sombria de Davokar, recheada de recursos naturais e tesouros da civilização esquecida. E é aqui que grande parte das aventuras se concentra.

Symbaroum D&D 5ª Edição
Quem nunca quis fazer um combate em cima de um telhado?
Essa arte icônica fará parte de Ruins of Symbaroum!

O RPG foi publicado em 2016 e conta com um sistema próprio. Mas a editora sueca decidiu ir além, convertendo o cenário de fantasia sombria para o sistema utilizado no principal RPG do momento: Dungeons & Dragons 5ª Edição.

O financiamento coletivo

O financiamento coletivo tem como proposta viabilizar o lançamento da linha Ruins of Symbaroum, que consiste de três livros: o Guia do Jogador, Guia do Mestre e o Bestiário. No momento dessa publicação, o financiamento já arrecadou quase US$ 400.000,00, sendo que a meta básica era de US$ 23.990,00.
Outros materiais (como o Escudo do Mestre, o mapa da região de Ambria e aventuras oficiais) foram anunciados através de metas adicionais, muitas delas já alcançadas.

Symbaroum D&D 5ª Edição
Os três livros básicos de Symbaroum.
Créditos: Free League

Todavia, ter apenas os três livros de Ruins of Symbaroum não basta: você ainda precisará dos três livros básicos de D&D 5ª Edição (Player’s Handbook: Livro do Jogador, Monster Manual: Livro dos Monstros e Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre) para obter a melhor experiência possível – o que vai na contramão da proposta de outras editoras third-parties, que fornecem a experiência completa em seus produtos, tornando-os autocontidos.

Novas regras

Há algum tempo atrás, a Free League disponibilizou um guia introdutório de Symbaroum para D&D 5ª Edição. Intitulado Symbaroum: The Promised Land, o livreto de 109 páginas fornece um gostinho do que vai figurar nos livros básicos. Você pode obter The Promised Land gratuitamente no DrivethruRPG, link abaixo:

Symbaroum para D&D 5E
The Promised Land está disponível gratuitamente. Você pode obter o PDF no DrivethruRPG!
Créditos: Free League

O livreto contém três novas regras, que ajudam a inserir a fantasia sombria de Symbaroum em um sistema de fantasia heroica: as regras de sombras, por exemplo, permite que personagens e outros seres identifiquem o quão corrompidos determinados seres estão. Falando em corrupção, essa é uma nova métrica tão importante quanto seus pontos de vida: é possível perder o seu personagem caso ele obtenha muitos pontos de corrupção permanente.

A regra funciona da seguinte forma: você possui um limiar de corrupção, cujo valor é igual ao seu bônus de proficiência acrescido de seu modificador de Carisma (portanto, um Bardo de 2º nível cujo modificador de Carisma é igual a 3 possui o valor 5 como seu limiar de corrupção). Este valor nunca pode ser inferior a dois pontos.
Conforme você interage com a corrupção (ao conjurar uma magia ou usar um artefato, por exemplo), você recebe corrupção temporária. Quando a soma de sua corrupção temporária + corrupção permanente for maior que seu limiar de corrupção, você deve fazer um teste de Corrupção.

Subtraia da soma anterior o valor de seu limiar de corrupção e role um d20: se o resultado do dado for igual ou menor do que o resultado da subtração, você obtém um ponto de corrupção. Portanto, quanto maior a sua corrupção, menos corrupção temporária você precisará obter para fazer um teste de corrupção.

Além disso, há uma nova regra de descanso: o descanso longo só recupera uma quantidade de pontos de vida igual a sua quantidade de dados de vida, somado ao seu modificador de Constituição. Para recuperar todos os pontos de vida, é necessário realizar um descanso estendido, que requer 24 horas de repouso em um local seguro. Além de restaurar todos os seus pontos de vida, tal descanso restaura todos os seus dados de vida e zera sua corrupção temporária.

A adaptação

Além das novas regras, Ruins of Symbaroum contará com novas raças (como ogros e trolls), cinco classes (com 32 arquétipos ao todo), novos itens mágicos, magias, monstros, talentos, regras opcionais e afins. Ao todo, são mais de 620 páginas de novos conteúdos. Você pode apoiar o projeto no Kickstarter.

Publicações mais recentes

Resumo Semanal – 22 a 29 de maio!

Confira as principais notícias da última semana de maio em nosso Resumo Semanal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s