Desta vez, a Chaosium será a responsável pela publicação!

Faz quase cinco anos desde que a Cubicle 7 deixou de publicar as linhas Cthulhu Britannica e World War Cthulhu, ambas voltadas para a sexta edição de Call of Cthulhu (ou Chamado de Cthulhu, em português). Se você era fã de alguns destes jogos, pode comemorar: estas linhas voltarão a ser publicadas!

Todavia, não será a Cubicle 7 o estúdio responsável pela publicação dos títulos. Ambas as linhas deixaram de serem publicadas pela editora em 2017, após acordo mútuo entre o estúdio irlandês e a Chaosium (detentora dos direitos de publicação de Call of Cthulhu). Desde então, nenhum título havia sido publicado. Até agora.

Na última semana, Michael O’Brien (vice-presidente da Chaosium) anunciou a aquisição das duas linhas de jogos. Embora ainda não haja previsão de quando os primeiros títulos serão lançados, o vice-presidente da Chaosium informou que alguns dos títulos publicados pela Cubicle 7 serão atualizados para a última edição do sistema (sétima edição), contando com nova diagramação e ilustrações. Ainda, O’Brien deixou claro que novos títulos serão publicados para ambas as linhas.
Vale lembrar que a sétima edição de Chamado de Cthulhu foi publicada no Brasil, pelas mãos da New Order Editora.

Cthulhu Britannica, como o nome deixa claro, apresenta os mitos de Cthulhu nas ilhas britânicas. Entre ambientações, acessórios e aventuras prontas, a linha recebeu doze títulos entre 2009 e 2017. Já World War Cthulhu introduz Cthulhu e outros seres alienígenas no maior conflito bélico da história e nos eventos que o sucederam (como a Guerra Fria). Ao todo, oito títulos foram publicados pela Cubicle 7 entre 2013 e 2017.

Sobre Chamado de Cthulhu

Call of Cthulhu teve sua primeira edição publicada em 1981, pela Chaosium Inc. (editora que publica os RPGs da linha até os dias atuais), sendo que a sétima e mais recente edição foi publicada em 2013. As mecânicas do jogo são baseadas no sistema BRP – Basic Roleplaying, onde dados de porcentagem definem sucessos e fracassos. Para cada perícia de investigador, é atribuído um número entre 0 e 100. Quando um teste é requerido, você rola um d100 (soma de um dado de dez faces e um dado de porcentagem, d%, ou simplesmente dois dados de dez faces, com cada dado representando unidade e dezena, respectivamente) e compara com o atributo testado.

Se o resultado do dado for menor que o seu valor no atributo, você foi bem sucedido na tarefa. Ainda, um determinado teste pode ter dificuldades variadas – a dificuldade mais complexa exige que você obtenha um valor equivalente a 20% do seu valor em determinada perícia (portanto, se você possuir 80 em Antropologia, será necessário obter 16 ou menos em um teste com a dificuldade mais alta).

O grande charme de Chamado de Cthulhu é a variada ambientação disponível para o sistema. Embora muitos dos jogos baseiem-se na década de 1930, existem ambientações antigas (como Cthulhu Dark Ages) e modernas (tal como Nocturnum).

Publicações mais recentes

Roll20 anuncia aquisição da ferramenta Dungeon Scrawl!

A plataforma de VTT Roll20 anunciou a aquisição da ferramenta Dungeon Scrawl, site para criar mapas de RPG no estilo Old-School!

Zombicide RPG: jogo é lançado em português!

A edição em português de Zombicide RPG é lançado pela Mundo Galápagos, com o preço de R$ 179!

Melodia Perdida RPG: jogo internacional está em financiamento coletivo!

Melodia Perdida, RPG baseado nas franquias Dragon Quest e The Legend of Zelda, está em financiamento coletivo na plataforma Catarse!

Castles & Crowns: conheça o novo suplemento para D&D!

Crie cidades, reinos e monarcas rapidamente em Castles & Crowns, novo suplemento de Dungeons & Dragons produzido pela Kobold Press!

Maravilhas Além do Luz de Bruxa: aventura de D&D é lançada em português!

The Wild Beyond the Witchlight, aventura oficial de Dungeons & Dragons, é finalmente publicada em português!

Rastros de Cthulhu: segunda edição é anunciada!

Confira mais informações sobre a segunda edição de Rastros de Cthulhu, anunciada nesta semana!