E a notícia não foi bem aceita na comunidade do jogo!
Um anúncio bastante inesperado surpreendeu a comunidade de RPG nesta semana – para o bem e para o mal: Rokugan, o rico cenário de Lenda dos Cinco Anéis (Legend of Five Rings, ou L5R) será transportado para a quinta edição de Dungeons & Dragons!
Abaixo, você poderá conferir o release oficial da editora:
Aventuras em Rokugan trará o famoso cenário de Lenda dos Cinco Anéis para o conjunto de regras mais popular do que nunca da 5ª Edição (de Dungeons & Dragons). Jogadores poderão explorar este rico cenário através de uma nova luz, e as adaptações para estas regras populares promete engajar todos os tipos de fãs. Assuma o papel de fortes guerreiros, shugenjas ardilosos, ritualistas poderosos ou cortesões bem-conectados conforme você se debruça sobre os mistérios e perigos do Império Esmeralda.
Release da EDGE Entertainment.

Infelizmente, não há previsão de quando Aventuras em Rokugan (Adventures in Rokugan) será lançado.
A opinião dos fãs
Dois jogos foram lançados após a Fantasy Flight Games ceder os direitos da linha para a EDGE Entertainment – Celestial Realms e Fields of Victory. Portanto, Adventures in Rokugan é, de fato, o primeiro livro anunciado nessa parceria. E este fato incomodou bastante os fãs de Lenda dos Cinco Anéis, que aguardavam por novas expansões da linha (e de outros produtos que a EDGE Entertainment assumiu, como por exemplo, Star Wars RPG).
A editora rapidamente se posicionou acerca das consternações dos fãs. Em seu Twitter, Tyler Parrott (game designer que trabalhou em diversos jogos de L5R) deu mais detalhes sobre a continuidade da linha.
Embora eu não tenha trabalhado neste produto, eu estava envolvido em seu conceito. Essa NÃO É uma tentativa de substituir (o sistema de) Lenda dos Cinco Anéis por D&D. Estamos trazendo D&D para Rokugan. “Aventuras” trará a você missões épicas e heróis, e não (necessariamente) drama samurai e intrigas entre clãs.
Tyler Parrot, em seu Twitter.
Portanto, não faz sentido que isso venha para substituir a linha Lenda dos Cinco Anéis. Nós queremos atingir uma nova audiência com Lenda dos Cinco Anéis e Rokugan, audiência essa que pode estar interessada em um novo cenário, mas não a novas regras. Logo, este (produto) é voltado para este público.
Em sua página do Facebook, a EDGE Entertainment também aproveitou para ressaltar que “as duas linhas evoluirão em paralelo”.
Surfando a onda
Para quem não está por dentro das notícias, pode soar estranho tantos jogos estarem convergindo para a quinta edição de Dungeons & Dragons. Mas este movimento é justificado quando analisamos os números recentes da Wizards of the Coast (WotC). Segundo infográficos disponibilizados pela Hasbro (proprietária da WotC), a marca Dungeons & Dragons atingiu, nos últimos sete anos consecutivos, o melhor resultado de sua história – em 2020, a marca cresceu 33%. Atualmente, segundo projeções da empresa, D&D possui cinquenta milhões de fãs. Projeções não-oficiais indicam que, sozinha, a quinta edição de Dungeons & Dragons vendeu mais do que todas as quatro edições de D&D juntas.
Para outras editoras, essa pode ser uma excelente oportunidade para expandir seu cenário para uma nova audiência. E a EDGE Entertainment será mais uma editora a tentar surfar na onda deste fenômeno.
Publicações mais recentes
CDR: novo RPG nacional está em financiamento coletivo no Catarse!
Conheça CDR RPG, jogo baseado no complexo prisional brasileiro!
Resumo Semanal – 24 de janeiro a 06 de fevereiro!
Confira as principais notícias da última semana de janeiro e primeira semana de fevereiro em nosso Resumo Semanal!
Adventures in Cypher System: novo projeto da Monte Cook Games está em financiamento coletivo!
Conheça os dois novos cenários para o Cypher System com Adventures in Cypher System!
Pugmire: segunda edição está em financiamento coletivo!
A nova edição de Pugmire está em financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. Conheça mais sobre o jogo!
Fim da confusão: Wizards of the Coast desiste de atualizar a OGL!
Fim da polêmica: a Wizards of the Coast cancelou a atualização da OGL!
ORC: Paizo apresenta lista de editoras que apoiam a criação da licença!
Veja a lista de entidades que se mostraram favoráveis a criação da ORC: Open RPG Creative License!