Rokugan D&D 5E

EDGE Entertainment anuncia Lenda dos Cinco Anéis para D&D 5ª Edição!

Publicado por

E a notícia não foi bem aceita na comunidade do jogo!

Um anúncio bastante inesperado surpreendeu a comunidade de RPG nesta semana – para o bem e para o mal: Rokugan, o rico cenário de Lenda dos Cinco Anéis (Legend of Five Rings, ou L5R) será transportado para a quinta edição de Dungeons & Dragons!

Abaixo, você poderá conferir o release oficial da editora:

Aventuras em Rokugan trará o famoso cenário de Lenda dos Cinco Anéis para o conjunto de regras mais popular do que nunca da 5ª Edição (de Dungeons & Dragons). Jogadores poderão explorar este rico cenário através de uma nova luz, e as adaptações para estas regras populares promete engajar todos os tipos de fãs. Assuma o papel de fortes guerreiros, shugenjas ardilosos, ritualistas poderosos ou cortesões bem-conectados conforme você se debruça sobre os mistérios e perigos do Império Esmeralda.

Release da EDGE Entertainment.
Adventures in Rokugan
Arte de Adventures in Rokugan disponibilizada pela editora espanhola.

Infelizmente, não há previsão de quando Aventuras em Rokugan (Adventures in Rokugan) será lançado.

A opinião dos fãs

Dois jogos foram lançados após a Fantasy Flight Games ceder os direitos da linha para a EDGE Entertainment – Celestial Realms e Fields of Victory. Portanto, Adventures in Rokugan é, de fato, o primeiro livro anunciado nessa parceria. E este fato incomodou bastante os fãs de Lenda dos Cinco Anéis, que aguardavam por novas expansões da linha (e de outros produtos que a EDGE Entertainment assumiu, como por exemplo, Star Wars RPG).

A editora rapidamente se posicionou acerca das consternações dos fãs. Em seu Twitter, Tyler Parrott (game designer que trabalhou em diversos jogos de L5R) deu mais detalhes sobre a continuidade da linha.

Embora eu não tenha trabalhado neste produto, eu estava envolvido em seu conceito. Essa NÃO É uma tentativa de substituir (o sistema de) Lenda dos Cinco Anéis por D&D. Estamos trazendo D&D para Rokugan. “Aventuras” trará a você missões épicas e heróis, e não (necessariamente) drama samurai e intrigas entre clãs.
Portanto, não faz sentido que isso venha para substituir a linha Lenda dos Cinco Anéis. Nós queremos atingir uma nova audiência com Lenda dos Cinco Anéis e Rokugan, audiência essa que pode estar interessada em um novo cenário, mas não a novas regras. Logo, este (produto) é voltado para este público.

Tyler Parrot, em seu Twitter.

Em sua página do Facebook, a EDGE Entertainment também aproveitou para ressaltar que “as duas linhas evoluirão em paralelo”.

Surfando a onda

Para quem não está por dentro das notícias, pode soar estranho tantos jogos estarem convergindo para a quinta edição de Dungeons & Dragons. Mas este movimento é justificado quando analisamos os números recentes da Wizards of the Coast (WotC). Segundo infográficos disponibilizados pela Hasbro (proprietária da WotC), a marca Dungeons & Dragons atingiu, nos últimos sete anos consecutivos, o melhor resultado de sua história – em 2020, a marca cresceu 33%. Atualmente, segundo projeções da empresa, D&D possui cinquenta milhões de fãs. Projeções não-oficiais indicam que, sozinha, a quinta edição de Dungeons & Dragons vendeu mais do que todas as quatro edições de D&D juntas.

Para outras editoras, essa pode ser uma excelente oportunidade para expandir seu cenário para uma nova audiência. E a EDGE Entertainment será mais uma editora a tentar surfar na onda deste fenômeno.

Publicações mais recentes

Star Wars Edge Entertainment

Star Wars RPG: Edge Entertainment publicará jogos da franquia!

As linhas de RPG de Star Wars estão de volta – dessa vez, nas mãos da Edge Entertainment!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s