Agora você poderá criar conteúdos para os dois jogos da editora – e ainda ganhar dinheiro com isso!
Anote em sua agenda: a partir do dia 13 de outubro, você poderá disponibilizar seus materiais de Pathfinder (primeira e segunda edição) e Starfinder através do programa de conteúdos comunitários do DrivethruRPG!
O anúncio foi realizado pela Paizo durante a Gen Con 2021, principal convenção de RPG do ano. Intitulados Pathfinder Infinite e Starfinder Infinite, estes programas te permitirão criar materiais usando a propriedade intelectual de ambos os jogos – podendo monetizar suas criações!
Você poderá criar aventuras, guias de personagens, bestiários, HQs, contos e até mesmo cartas para Pathfinder Adventure Card Game usando o serviço!
Embora a plataforma esteja fechada para criadores até o dia 13 de outubro, você já pode fazer o download dos materiais disponibilizados pela Paizo. Assim, você já pode ir trabalhando em seus conteúdos enquanto o serviço não é inaugurado. Encontre os quarenta e nove materiais já disponibilizados pela Paizo no link abaixo.
Abaixo, você encontrará links úteis para entender mais sobre o programa (infelizmente, todos em inglês). Lembre-se que você pode publicar seus materiais em qualquer idioma.
- Questões sobre a licença;
- Orientações sobre conteúdos permitidos;
- Orientações sobre ilustrações e logotipos requeridos;
- Pagamentos;
- Template de Pathfinder;
- Template de Starfinder.
O que me impedia de publicar meus materiais antes do programa?
Se você seguir à risca a SRD (System Reference Document) de ambos os jogos e inserir a Open Game License no material, nada.
A System Reference Document determina quais materiais de determinado sistema podem ser reutilizados em outras criações. Jogadores, criadores de conteúdo e editoras podem se utilizar de tudo o que está neste compilado para publicar materiais, livros ou outros conteúdos – podendo, inclusive, ganhar dinheiro em cima de suas “criações”!
Vamos a um exemplo: a classe Ladino e o arquétipo Ladrão de D&D 5ª Edição fazem parte da SRD – portanto, você pode incluir a classe e o arquétipo em seu material. Mas não poderia incluir o Assassino – outro arquétipo presente no Player’s Handbook: Livro do Jogador, mas que não faz parte da SRD.
A editora que publicou originalmente o jogo é quem determina o que irá para a SRD ou não (e se existirá uma SRD, para começo de conversa).
A diferença entre o programa de publicações comunitárias (ou CCP) e a SRD são:
- A CCP lhe permite usar a propriedade intelectual de Pathfinder e Starfinder – como os Mundos do Pacto de Starfinder, o Mar Interior de Pathfinder ou até mesmo os Icônicos de Pathfinder (como o guerreiro Valeros).
- A CCP disponibiliza centenas de artes que você poderá usar em seu material.
- A CCP disponibiliza templates (documentos já diagramados) para você criar seu material sem complicações.
- Todavia, ao publicar via CCP, 50% do valor arrecadado por suas criações são repassados para a OneBookShelf (proprietária do DrivethruRPG), Paizo e outras empresas envolvidas com estes negócios. Ao utilizar apenas a SRD/OGL, você recebe o valor integral de seus materiais.
Publicações mais recentes
Fim da confusão: Wizards of the Coast desiste de atualizar a OGL!
Fim da polêmica: a Wizards of the Coast cancelou a atualização da OGL!
ORC: Paizo apresenta lista de editoras que apoiam a criação da licença!
Veja a lista de entidades que se mostraram favoráveis a criação da ORC: Open RPG Creative License!
Keys from the Golden Vault: Wizards of the Coast revela capa e sinopse da antologia de aventuras!
Conheça mais sobre a antologia de aventuras que reúne 13 roubos para D&D 5ª Edição!
Resumo Semanal – 17 a 23 de janeiro!
Confira as principais notícias do início de 2022 em nosso Resumo Semanal!
OGL: Wizards of the Coast apresenta o esboço da Open Game License 1.2!
A Wizards of the Coast apresentou uma nova atualização para a Open Game License – OGL!
Promoções de RPGs de Mesa!
Separamos para você as principais ofertas do universo dos RPGs de mesa. Tem jogos saindo por R$ 30!