Pathfinder Infinite

Paizo anuncia Pathfinder e Starfinder Infinite, programa de conteúdos comunitários!

Publicado por

Agora você poderá criar conteúdos para os dois jogos da editora – e ainda ganhar dinheiro com isso!

Anote em sua agenda: a partir do dia 13 de outubro, você poderá disponibilizar seus materiais de Pathfinder (primeira e segunda edição) e Starfinder através do programa de conteúdos comunitários do DrivethruRPG!

O anúncio foi realizado pela Paizo durante a Gen Con 2021, principal convenção de RPG do ano. Intitulados Pathfinder Infinite e Starfinder Infinite, estes programas te permitirão criar materiais usando a propriedade intelectual de ambos os jogos – podendo monetizar suas criações!
Você poderá criar aventuras, guias de personagens, bestiários, HQs, contos e até mesmo cartas para Pathfinder Adventure Card Game usando o serviço!

Embora a plataforma esteja fechada para criadores até o dia 13 de outubro, você já pode fazer o download dos materiais disponibilizados pela Paizo. Assim, você já pode ir trabalhando em seus conteúdos enquanto o serviço não é inaugurado. Encontre os quarenta e nove materiais já disponibilizados pela Paizo no link abaixo.

Abaixo, você encontrará links úteis para entender mais sobre o programa (infelizmente, todos em inglês). Lembre-se que você pode publicar seus materiais em qualquer idioma.

O que me impedia de publicar meus materiais antes do programa?

Se você seguir à risca a SRD (System Reference Document) de ambos os jogos e inserir a Open Game License no material, nada.

A System Reference Document determina quais materiais de determinado sistema podem ser reutilizados em outras criações. Jogadores, criadores de conteúdo e editoras podem se utilizar de tudo o que está neste compilado para publicar materiais, livros ou outros conteúdos – podendo, inclusive, ganhar dinheiro em cima de suas “criações”!

Vamos a um exemplo: a classe Ladino e o arquétipo Ladrão de D&D 5ª Edição fazem parte da SRD – portanto, você pode incluir a classe e o arquétipo em seu material. Mas não poderia incluir o Assassino – outro arquétipo presente no Player’s Handbook: Livro do Jogador, mas que não faz parte da SRD.

A editora que publicou originalmente o jogo é quem determina o que irá para a SRD ou não (e se existirá uma SRD, para começo de conversa).

A diferença entre o programa de publicações comunitárias (ou CCP) e a SRD são:

  • A CCP lhe permite usar a propriedade intelectual de Pathfinder e Starfinder – como os Mundos do Pacto de Starfinder, o Mar Interior de Pathfinder ou até mesmo os Icônicos de Pathfinder (como o guerreiro Valeros).
  • A CCP disponibiliza centenas de artes que você poderá usar em seu material.
  • A CCP disponibiliza templates (documentos já diagramados) para você criar seu material sem complicações.
  • Todavia, ao publicar via CCP, 50% do valor arrecadado por suas criações são repassados para a OneBookShelf (proprietária do DrivethruRPG), Paizo e outras empresas envolvidas com estes negócios. Ao utilizar apenas a SRD/OGL, você recebe o valor integral de seus materiais.

Publicações mais recentes

Star Wars Edge Entertainment

Star Wars RPG: Edge Entertainment publicará jogos da franquia!

As linhas de RPG de Star Wars estão de volta – dessa vez, nas mãos da Edge Entertainment!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s