Eberron em pré-venda

Começa a pré-venda de Eberron: Das Cinzas da Última Guerra!

Publicado por

Ambiente suas aventuras neste cenário de fantasia noir!

Um dos principais cenários de Dungeons & Dragons será publicado em português em 2022. Eberron: Das Cinzas da Última Guerra já se encontra em pré-venda e será lançado no primeiro trimestre do próximo ano!

Pré-Venda Eberron: Das Cinzas da Última Guerra
A capa de Eberron: Das Cinzas da Última Guerra

Eberron é um cenário de campanha publicado pela Wizards of the Coast pela primeira vez em 2004, após seu autor, Keith Baker, vencer um concurso de cenários promovido pela editora. O cenário de fantasia noir apresenta uma série de elementos “tecnológicos”, como trens elétricos, embarcações voadoras, lâmpadas nas ruas e roupas que se adaptam em um piscar de olhos. Todavia, toda essa tecnologia não envolve o uso da ciência – todos estes aparatos são alimentados por magia em seu estado mais mundano.

O uso da alta fantasia em Eberron faz com que o cenário tenha elementos que não estamos acostumados a ver nos cenários mais tradicionais de Dungeons & Dragons. Um destes elementos é a classe Artífice, especializada em criar itens e realizar invenções conforme a necessidade surge. Um artífice pode ser desde um simples alquimista a até um pistoleiro arcano, disparando magias de sua varinha mágica. Outro elemento presente em Eberron é uma raça constructa, o Forjado Bélico (Warforged). Essa raça senciente foi criada para combater na Última Guerra e passou a fazer parte da sociedade de Eberron desde então.

Um elemento bastante interessante sobre Eberron é que ele é um cenário cujos metaplots não evoluem. Portanto, se você pegar um livro da 3ª edição e o livro da 5ª edição, você notará que eles se passam no mesmo período: cerca de dois anos após o final da Última Guerra, que separou o grande reino de Galifar em doze nações. Portanto, quanto mais você ler sobre Eberron, mais conhecimentos e detalhes você terá para criar uma campanha magnífica.

Khorvaire Map
O mapa de Khorvaire. O livro físico vem acompanhado de um mapa-poster.

O cenário para D&D 5ª Edição

Sem sombra de dúvidas, Eberron é o cenário mais bem trabalhado para a quinta edição de Dungeons & Dragons. Não à toa, é o cenário que possui a maior quantidade de páginas dedicadas a ele: são 320 páginas de muito conteúdo.

Quase 100 páginas do livro são dedicadas para as novas opções de customização de personagens para o mundo de Eberron (para você ter uma ideia, o Guia de Xanathar sobre Todas as Coisas – que está em promoção – tem pouco mais de 70 páginas dedicadas a personagens). Além da já citada classe Artífice (que apresenta progressão até o vigésimo nível – uma classe completa) e da raça Forjado Bélico, o livro contém outras sete novas raças: Changelings, Goblins, Hobgoblins, Bugbears, Kalashtars, Orcs e Shifters. E além das informações sobre estas raças, o livro detalha a participação das raças presente no Livro do Jogador no mundo de Eberron.

Essas raças também poderão ser personalizadas através das famílias Marcadas-pelo-Dragão. Estas famílias controlam todo o comércio de Khorvaire através das Marcas de Dragão, uma “tatuagem mística” que concede poderes sobrenaturais aos seus portadores. A Casa Jorasco, por exemplo, possui a Marca da Cura, que permite que seu portador cure pessoas feridas através do poder da marca. Este poder permite a Casa Jorasco liderar a Guilda dos Curandeiros, vendendo estes serviços para aqueles que necessitem de “uma mãozinha”. Membros de outras famílias (e até outras pessoas que não são Marcadas-pelo-Dragão) poderiam fazer este tipo de serviço, mas o fato da Casa Jorasco ter poderes específicos para isso os tornam líderes neste mercado. O mesmo acontece com as famílias que possuem qualquer uma das outras onze marcas – e isso as tornam extremamente relevantes no continente de Khorvaire (principal continente de Eberron).

Marca do Adestramento Eberron: Rising from the Last War.
A pequenina da ilustração possui a Marca do Adestramento. Veja que a Marca do Dragão brilha em sua testa.
Arte de Paul Canavan, disponível em seu Artstation.

Estas marcas são limitadas a apenas algumas raças. A Casa Orien, por exemplo, controla a Marca da Passagem, o que permite aos membros da família atravessar todo o continente em pouquíssimo tempo (o que fez com que a família assumisse o serviço de entregas e transporte). Esta Marca do Dragão é limitada a apenas humanos. A supracitada Marca da Cura é limitada a apenas Halflings (ou Pequeninos).

O livro também apresenta uma nova forma de reunir os personagens no início de uma campanha: os Patronos do Grupo criam uma razão em comum para que os personagens estejam juntos, podendo fornecer até mesmo benefícios mecânicos para o grupo. Os personagens podem adotar como Patrono do Grupo, por exemplo, a Universidade de Sepulcratério (recebendo locais de reunião, aliados acadêmicos e possíveis missões de campo), o jornal Crônicas de Korranberg, um sindicato do crime ou uma agência de inquisição.

Outras oitenta páginas do livro são dedicadas exclusivamente ao continente de Khorvaire e Sharn, a principal cidade do continente. Você encontrará informações sobre o estado atual de cada uma das doze nações, suas intrigas e dados sobre as nove religiões de Khorvaire (diferente de Forgotten Realms, onde deuses são cultuados, em Eberron cultua-se religiões). Há mais oitenta páginas de conteúdo dedicados a como você pode criar aventuras em Eberron, com explicações sobre os principais vilões do cenário, cultos malignos e outros possíveis antagonistas (como por exemplo, as famílias Marcadas-pelo-Dragão).
Há até mesmo uma aventura curta de 15 páginas baseada na cidade de Sharn, caso você queira um pontapé inicial para começar a ser DM em Eberron.

Por fim, as páginas finais do livro apresentam uma pequena lista de itens mágicos e um bestiário com quase 40 novas criaturas para enriquecer o seu jogo.

A edição nacional

A edição em português será lançada no dia 06 de março de 2022 e contará com todos os elementos presentes na edição internacional (o que inclui o mapa-poster presente no final do livro, apresentando o continente de Khorvaire na frente e outros continentes no verso). Ele possui o preço sugerido de R$ 249,99 (o livro de Dungeons & Dragons em português mais caro já publicado até então) e já pode ser adquirido na Amazon Brasil.

Existe a expectativa de que Eberron: Das Cinzas da Última Guerra seja o último livro de Dungeons & Dragons em português publicado pela Mundo Galápagos. O calendário da editora (que você pode ver aqui) não apresenta novos lançamentos, e títulos outrora anunciados foram postergados indefinidamente. E como mencionamos nesta publicação, a Wizards of the Coast está retomando para si as publicações internacionais (ou seja, em outros idiomas que não seja o inglês), começando pelos livros com localização em idiomas europeus (um mercado em ascensão segundo a editora).

Ficha Técnica

Livro: Eberron: Das Cinzas da Última Guerra
Idioma: Português
Capa: Capa dura, miolo colorido
Nº de páginas: 320
Data de lançamento: 06/03/2022
Preço sugerido: R$ 249,99
Onde adquirir (versão física): Amazon Brasil

Publicações mais recentes

Dragonlance: Shadows of the Dragon Queen

Dragonlance: Shadows of the Dragon Queen é lançado!

Um dos principais cenários de campanha da Wizards of the Coast está de volta: Dragonlance finalmente desembarca na 5E!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s