Eberron em pré-venda

Começa a pré-venda de Eberron: Das Cinzas da Última Guerra!

Publicado por

Ambiente suas aventuras neste cenário de fantasia noir!

Um dos principais cenários de Dungeons & Dragons será publicado em português em 2022. Eberron: Das Cinzas da Última Guerra já se encontra em pré-venda e será lançado no primeiro trimestre do próximo ano!

Pré-Venda Eberron: Das Cinzas da Última Guerra
A capa de Eberron: Das Cinzas da Última Guerra

Eberron é um cenário de campanha publicado pela Wizards of the Coast pela primeira vez em 2004, após seu autor, Keith Baker, vencer um concurso de cenários promovido pela editora. O cenário de fantasia noir apresenta uma série de elementos “tecnológicos”, como trens elétricos, embarcações voadoras, lâmpadas nas ruas e roupas que se adaptam em um piscar de olhos. Todavia, toda essa tecnologia não envolve o uso da ciência – todos estes aparatos são alimentados por magia em seu estado mais mundano.

O uso da alta fantasia em Eberron faz com que o cenário tenha elementos que não estamos acostumados a ver nos cenários mais tradicionais de Dungeons & Dragons. Um destes elementos é a classe Artífice, especializada em criar itens e realizar invenções conforme a necessidade surge. Um artífice pode ser desde um simples alquimista a até um pistoleiro arcano, disparando magias de sua varinha mágica. Outro elemento presente em Eberron é uma raça constructa, o Forjado Bélico (Warforged). Essa raça senciente foi criada para combater na Última Guerra e passou a fazer parte da sociedade de Eberron desde então.

Um elemento bastante interessante sobre Eberron é que ele é um cenário cujos metaplots não evoluem. Portanto, se você pegar um livro da 3ª edição e o livro da 5ª edição, você notará que eles se passam no mesmo período: cerca de dois anos após o final da Última Guerra, que separou o grande reino de Galifar em doze nações. Portanto, quanto mais você ler sobre Eberron, mais conhecimentos e detalhes você terá para criar uma campanha magnífica.

Khorvaire Map
O mapa de Khorvaire. O livro físico vem acompanhado de um mapa-poster.

O cenário para D&D 5ª Edição

Sem sombra de dúvidas, Eberron é o cenário mais bem trabalhado para a quinta edição de Dungeons & Dragons. Não à toa, é o cenário que possui a maior quantidade de páginas dedicadas a ele: são 320 páginas de muito conteúdo.

Quase 100 páginas do livro são dedicadas para as novas opções de customização de personagens para o mundo de Eberron (para você ter uma ideia, o Guia de Xanathar sobre Todas as Coisas – que está em promoção – tem pouco mais de 70 páginas dedicadas a personagens). Além da já citada classe Artífice (que apresenta progressão até o vigésimo nível – uma classe completa) e da raça Forjado Bélico, o livro contém outras sete novas raças: Changelings, Goblins, Hobgoblins, Bugbears, Kalashtars, Orcs e Shifters. E além das informações sobre estas raças, o livro detalha a participação das raças presente no Livro do Jogador no mundo de Eberron.

Essas raças também poderão ser personalizadas através das famílias Marcadas-pelo-Dragão. Estas famílias controlam todo o comércio de Khorvaire através das Marcas de Dragão, uma “tatuagem mística” que concede poderes sobrenaturais aos seus portadores. A Casa Jorasco, por exemplo, possui a Marca da Cura, que permite que seu portador cure pessoas feridas através do poder da marca. Este poder permite a Casa Jorasco liderar a Guilda dos Curandeiros, vendendo estes serviços para aqueles que necessitem de “uma mãozinha”. Membros de outras famílias (e até outras pessoas que não são Marcadas-pelo-Dragão) poderiam fazer este tipo de serviço, mas o fato da Casa Jorasco ter poderes específicos para isso os tornam líderes neste mercado. O mesmo acontece com as famílias que possuem qualquer uma das outras onze marcas – e isso as tornam extremamente relevantes no continente de Khorvaire (principal continente de Eberron).

Marca do Adestramento Eberron: Rising from the Last War.
A pequenina da ilustração possui a Marca do Adestramento. Veja que a Marca do Dragão brilha em sua testa.
Arte de Paul Canavan, disponível em seu Artstation.

Estas marcas são limitadas a apenas algumas raças. A Casa Orien, por exemplo, controla a Marca da Passagem, o que permite aos membros da família atravessar todo o continente em pouquíssimo tempo (o que fez com que a família assumisse o serviço de entregas e transporte). Esta Marca do Dragão é limitada a apenas humanos. A supracitada Marca da Cura é limitada a apenas Halflings (ou Pequeninos).

O livro também apresenta uma nova forma de reunir os personagens no início de uma campanha: os Patronos do Grupo criam uma razão em comum para que os personagens estejam juntos, podendo fornecer até mesmo benefícios mecânicos para o grupo. Os personagens podem adotar como Patrono do Grupo, por exemplo, a Universidade de Sepulcratério (recebendo locais de reunião, aliados acadêmicos e possíveis missões de campo), o jornal Crônicas de Korranberg, um sindicato do crime ou uma agência de inquisição.

Outras oitenta páginas do livro são dedicadas exclusivamente ao continente de Khorvaire e Sharn, a principal cidade do continente. Você encontrará informações sobre o estado atual de cada uma das doze nações, suas intrigas e dados sobre as nove religiões de Khorvaire (diferente de Forgotten Realms, onde deuses são cultuados, em Eberron cultua-se religiões). Há mais oitenta páginas de conteúdo dedicados a como você pode criar aventuras em Eberron, com explicações sobre os principais vilões do cenário, cultos malignos e outros possíveis antagonistas (como por exemplo, as famílias Marcadas-pelo-Dragão).
Há até mesmo uma aventura curta de 15 páginas baseada na cidade de Sharn, caso você queira um pontapé inicial para começar a ser DM em Eberron.

Por fim, as páginas finais do livro apresentam uma pequena lista de itens mágicos e um bestiário com quase 40 novas criaturas para enriquecer o seu jogo.

A edição nacional

A edição em português será lançada no dia 06 de março de 2022 e contará com todos os elementos presentes na edição internacional (o que inclui o mapa-poster presente no final do livro, apresentando o continente de Khorvaire na frente e outros continentes no verso). Ele possui o preço sugerido de R$ 249,99 (o livro de Dungeons & Dragons em português mais caro já publicado até então) e já pode ser adquirido na Amazon Brasil.

Existe a expectativa de que Eberron: Das Cinzas da Última Guerra seja o último livro de Dungeons & Dragons em português publicado pela Mundo Galápagos. O calendário da editora (que você pode ver aqui) não apresenta novos lançamentos, e títulos outrora anunciados foram postergados indefinidamente. E como mencionamos nesta publicação, a Wizards of the Coast está retomando para si as publicações internacionais (ou seja, em outros idiomas que não seja o inglês), começando pelos livros com localização em idiomas europeus (um mercado em ascensão segundo a editora).

Ficha Técnica

Livro: Eberron: Das Cinzas da Última Guerra
Idioma: Português
Capa: Capa dura, miolo colorido
Nº de páginas: 320
Data de lançamento: 06/03/2022
Preço sugerido: R$ 249,99
Onde adquirir (versão física): Amazon Brasil

Publicações mais recentes

Old-School Essentials em Português

Old-School Essentials será publicado em português pela RPG Planet Press!

O RPG Old-School Essentials será publicado em português, pela nova editora RPG Planet Press. Junto com ele, outros três títulos foram anunciados!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s