É o terceiro estúdio que se junta à Demiplane em 2021!

Coriolis, Forbidden Lands, Vaesen…todos estes jogos estarão disponíveis através da Free League Nexus, nova parceria entre a editora sueca e a plataforma de RPG Demiplane!

O suporte para os jogos da Free League Publishing terá início na plataforma Demiplane a partir de 2022, sem data determinada. No vídeo de divulgação disponibilizado pela editora sueca, três títulos estão em evidência: o RPG espacial Coriolis, o RPG de baixa fantasia Forbidden Lands (e suas expansões) e o RPG baseado no folclore nórdico Vaesen. E assim como ocorreu com Starfinder quando Pathfinder foi anunciado na plataforma, é provável que outros títulos do estúdio (como Mutant: Year Zero e Tales from the Loop) sejam adicionados ao decorrer do tempo.

O que é esse tal de Demiplane?

Diferente de aplicativos como Fantasy Grounds, Foundry e Roll20, o Demiplane não é um VTT (Virtual Tabletop, ou plataforma para jogar RPG online). Em vez disso, o Demiplane se concentra em fornecer suporte para suas jogatinas – sejam elas físicas ou digitais.

O Demiplane publicará os livros de seus parceiros em sua plataforma através de um leitor digital, com inúmeras integrações (ao passar o mouse por uma condição, por exemplo, surge um popup com todos os detalhes da condição, evitando que você acesse uma nova página para ter mais detalhes sobre o que aquilo se refere). Ele também terá um criador de personagens, integrando os materiais adicionais adquiridos por você nesta criação. Além disso, a plataforma conta com roladores de dados, fichas interativas, fóruns, uma ferramenta para que os jogadores possam conversar remotamente sem o uso de outros aplicativos e até mesmo uma opção para que o Mestre compartilhe sua tela com os demais jogadores.

Se você usa o D&D Beyond, poderá notar que o Demiplane possui todas as funções básicas presentes na ferramenta desenvolvida especialmente para os produtos da Wizards of the Coast. Isso acontece porque Adam Bradford é um dos desenvolvedores do Demiplane, e ele é o co-fundador do D&D Beyond. Ele trabalhou em conjunto com outros desenvolvedores do D&D Beyond até o início de fevereiro de 2021, quando anunciou seu desligamento junto com diversos outros funcionários que davam “cara” para a plataforma (essa publicação apresenta o caso da debandada do D&D Beyond).

O fato inegável…

…é que o D&D Beyond fez (e faz) muito sucesso. Não à toa, diversas editoras mostraram interesse em ter uma ferramenta similar a ele dedicada aos seus jogos. A questão que fica é se a equipe por trás do Demiplane conseguirá dar conta de uma demanda tão grande. Pathfinder 2ª edição já conta com mais de uma dezena de livros, e a Free League possui mais de meia dúzia de sistemas – e isso sem citar os livros já publicados para Vampire V5 e os vindouros Werewolf W5 e Hunter H5.

Assim como ocorreu com as plataformas de VTT recentemente, é mera questão de tempo para que novos players entrem neste mercado.

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!