É o terceiro estúdio que se junta à Demiplane em 2021!
Coriolis, Forbidden Lands, Vaesen…todos estes jogos estarão disponíveis através da Free League Nexus, nova parceria entre a editora sueca e a plataforma de RPG Demiplane!
O suporte para os jogos da Free League Publishing terá início na plataforma Demiplane a partir de 2022, sem data determinada. No vídeo de divulgação disponibilizado pela editora sueca, três títulos estão em evidência: o RPG espacial Coriolis, o RPG de baixa fantasia Forbidden Lands (e suas expansões) e o RPG baseado no folclore nórdico Vaesen. E assim como ocorreu com Starfinder quando Pathfinder foi anunciado na plataforma, é provável que outros títulos do estúdio (como Mutant: Year Zero e Tales from the Loop) sejam adicionados ao decorrer do tempo.
O que é esse tal de Demiplane?
Diferente de aplicativos como Fantasy Grounds, Foundry e Roll20, o Demiplane não é um VTT (Virtual Tabletop, ou plataforma para jogar RPG online). Em vez disso, o Demiplane se concentra em fornecer suporte para suas jogatinas – sejam elas físicas ou digitais.
O Demiplane publicará os livros de seus parceiros em sua plataforma através de um leitor digital, com inúmeras integrações (ao passar o mouse por uma condição, por exemplo, surge um popup com todos os detalhes da condição, evitando que você acesse uma nova página para ter mais detalhes sobre o que aquilo se refere). Ele também terá um criador de personagens, integrando os materiais adicionais adquiridos por você nesta criação. Além disso, a plataforma conta com roladores de dados, fichas interativas, fóruns, uma ferramenta para que os jogadores possam conversar remotamente sem o uso de outros aplicativos e até mesmo uma opção para que o Mestre compartilhe sua tela com os demais jogadores.
Se você usa o D&D Beyond, poderá notar que o Demiplane possui todas as funções básicas presentes na ferramenta desenvolvida especialmente para os produtos da Wizards of the Coast. Isso acontece porque Adam Bradford é um dos desenvolvedores do Demiplane, e ele é o co-fundador do D&D Beyond. Ele trabalhou em conjunto com outros desenvolvedores do D&D Beyond até o início de fevereiro de 2021, quando anunciou seu desligamento junto com diversos outros funcionários que davam “cara” para a plataforma (essa publicação apresenta o caso da debandada do D&D Beyond).
O fato inegável…
…é que o D&D Beyond fez (e faz) muito sucesso. Não à toa, diversas editoras mostraram interesse em ter uma ferramenta similar a ele dedicada aos seus jogos. A questão que fica é se a equipe por trás do Demiplane conseguirá dar conta de uma demanda tão grande. Pathfinder 2ª edição já conta com mais de uma dezena de livros, e a Free League possui mais de meia dúzia de sistemas – e isso sem citar os livros já publicados para Vampire V5 e os vindouros Werewolf W5 e Hunter H5.
Assim como ocorreu com as plataformas de VTT recentemente, é mera questão de tempo para que novos players entrem neste mercado.
Publicações mais recentes
Editora Excelsior anuncia a trilogia Dragonlance Destinies em português!
A trilogia Destinos de Dragonlance será publicado em português!
D&D Direct: todos os anúncios relacionados com RPG de mesa!
Confira tudo o que foi anunciado durante a D&D Direct 2023!
Resumo Semanal – 14 a 27 de março
Confira as principais notícias das xxx semanas de yyy em nosso Resumo Semanal!
Novos livros da linha Guia para Jovens Aventureiros estão em pré-venda!
Conheça as principais criaturas e cenários de D&D através dos novos livros da linha Young Adventurer’s Guide!
Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!
O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!
The Walking Dead: RPG da franquia está em financiamento coletivo!
Explore Atlanta após um apocalipse zumbi em The Walking Dead RPG, já em financiamento coletivo!