Old-School Essentials em Português

Old-School Essentials será publicado em português pela RPG Planet Press!

Publicado por

Você certamente não conhece a editora. Mas você provavelmente conhece as pessoas que a criaram!

Em novembro de 2021, havíamos publicado que o RPG Old-School Essentials (ou apenas OSE) deixaria de ser publicado no Brasil, após a Sagen Editora ter aberto mão da licença obtida no início de 2020. Todavia, os fãs brasileiros do RPG old-school não ficarão sem ele por muito tempo: a RPG Planet Press, mais nova editora nacional, irá publicar o jogo!

A RPG Planet Press foi criada por Lina e Tchelo, do canal RPG Planet – um dos principais canais de RPG do Brasil, com quase cem mil inscritos. Além dos dois, há outros dois sócios: Diogo Nogueira, game designer brasileiro e vencedor do Prêmio Ennies 2021 de “Melhor Aventura”, com Halls of the Blood King (para Old-School Essentials); e Gabriel Jung, fundador da Sagen Editora (que se desligou da empresa para entrar na RPG Planet Press) e que trará seu know-how de edição para o estúdio.

E Old-School Essentials será a primeira grande licença internacional da editora. Sendo um dos principais jogos do gênero OSR (Old-School Renaissance ou Old-School Revival), o RPG busca replicar as regras e metodologias aplicadas nas primeiras edições de Dungeons & Dragons. O resultado disso é um sistema com poucas regras e onde a figura do Mestre se transforma em juiz: com poucas regras para lhe dar suporte (o que pode ser bom ou ruim, a depende de seu ponto de vista), cabe a ele realizar arbitragens coerentes.

Old-School Essentials PT-BR
A edição italiana de Old-School Essentials: Uma aventura introdutória (topo), Escudo do Mestre (topo direita), livretos de regras e luva protetora (esquerda) e Tomo de Regras – compilado dos cinco livreto da direita (direita)

Por seguirem metodologias semelhantes, muitos destes RPGs OSR são compatíveis uns com os outros – além das edições que o inspiraram, como a clássica caixa B/X (Basic/Expert).

Atualmente, o título está no término do processo de tradução e início do processo de diagramação. Não há previsão de quando o título será lançado e quais serão os métodos de comercialização.

Outros jogos

Além de Old-School Essentials, outros dois títulos foram anunciados pelo casal no vídeo de apresentação da editora:

  • Relatos Insólitos é um dos RPG desenvolvidos pela editora, atualmente em playtest. Inspirado nos contos de H.P Lovecraft, o RPG usa dois dados de dez lados (usualmente conhecidos como d100, um dado para a dezena, outro para a unidade) para a resolução de conflitos, bastante similar ao que vemos em Call of Cthulhu. A diferença aqui está nas regras de combate, criação de personagem e afins – em Relatos Insólitos, por exemplo, Acertos e Erros Críticos ocorrem da mesma forma: obter sucesso em um teste com dois números iguais no dado resulta em um Acerto Crítico, enquanto falhar e obter dois números iguais resulta em um Erro Crítico.
  • Machado Sangrento de X’Zara é um RPG desenvolvido por Diogo Nogueira, inspirado em livros-jogos britânicos que introduziram o autor ao RPG. E com o autor sendo fã de RPG old-school e quadrinhos, você encontrará diversas referências neste RPG de fantasia pulp, como Conan (inclusive, referenciado no título), Jack Vance, entre outros autores e obras consagradas. O jogo usará apenas dados de seis faces e dois atributos (Corpo e Mente). O intuito aqui é apresentar um núcleo de regras tão simples quanto aqueles encontrados na linha Aventuras Fantásticas. E claro: haverão muitas tabelas para que você crie suas aventuras rapidamente.
    A editora também planeja lançar outros jogos do autor, como por exemplo, Solar Blades & Cosmic Spells e Dark Street & Darker Secrets.
Machado Sangrento de XZara
A capa de Machado Sangrento de X’Zara

Mas, ao que tudo indica, mais um título internacional será publicado pelo estúdio: vasculhando pelo website da RPG Planet Press, nossa equipe encontrou diversas informações sobre Troika! Numinous Edition!

Troika! é um RPG de fantasia científica criado por Daniel Sell, inspirado por obras como Dying Earth, Book of the New Sun e RPGs britânicos publicados na década de 1980. Apesar de ser um RPG minimalista, o livro de 116 páginas ricamente ilustrado te apresenta tudo o que você precisa para jogar por anos a fio – não à toa, o RPG venceu o prêmio de Melhor Escrita no Ennies 2019, o Oscar dos RPGs!

Troika! RPG em Português
As capas de Troika! Da esquerda para a direita: capa alternativa e capa convencional.
Fotografia de Dyson Logos, disponível no Twitter.

Para jogar Troika, você precisará apenas de dados de seis faces, e o jogo possui dois tipos de testes. Nos testes resistidos, você deve rolar dois dados de seis lados (2d6) e obter um resultado maior do que o seu oponente após adicionar bonificações e penalidades. Já um teste convencional (ou seja, contra uma dificuldade específica) exige que você obtenha um resultado menor que a dificuldade estabelecida para ser bem sucedido (sendo que obter dois resultados “6” resultada em uma falha automática).

O jogo também possui mecânicas bastante inovadoras, como é o caso da Iniciativa: a ordem de quem age primeiro em um combate (ou em qualquer momento onde decidir quem age primeiro seja importante) é determinada de forma aleatória. Cada personagem recebe dois tokens de cores iguais – você pode usar dados, moedas, fichas de poker, entre outros itens – da mesma forma que inimigos recebem tokens cuja quantidade é igual ao valor de iniciativa deles. O Narrador também deve pegar um token para si.
No final deste processo, cada personagem, os inimigos e o Narrador terão tokens de diferentes cores, diferenciando-os. Após isso, o Narrador mistura os tokens em um recipiente e retira-os um a um: a iniciativa se dará na ordem com que os tokens são removidos. E se o token do Narrador for puxado, o turno acaba: os tokens são devolvidos ao recipiente e o Narrador começa a sacá-los de forma aleatória.

O fato de ter sido lançado sob licença aberta fez com que Troika! recebesse inúmeros suplementos e aventuras escritas por terceiros – portanto, não faltam materiais para você incluir em sua mesa!

Publicações mais recentes

CDR: novo RPG nacional está em financiamento coletivo no Catarse!

Conheça CDR RPG, jogo baseado no complexo prisional brasileiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s