World of Darkness Unbound

Mundo das Trevas: Crie seu próprio jogo no mundo de Vampire V5!

Publicado por

Isso é válido para quaisquer jogos criados através da plataforma itch.io.

No ápice do Halloween, o portal oficial dedicado ao Mundo das Trevas (ou World of Darkness) anunciou o Vampire Jam, um concurso de jogos eletrônicos que permitiria que o criador vencedor do torneio publicasse seu jogo na Steam, gigante do ramo de distribuição de jogos digitais. E o concurso provou ser um grande sucesso, com 87 jogos desenvolvidos para o evento em apenas 30 dias!

Com isso, o portal oficial optou por expandir a iniciativa: conheça World of Darkness Unbound!

World of Darkness Unbound é uma iniciativa inédita (desconsiderando o concurso), que permitirá que os fãs da franquia criem seus próprios jogos digitais baseados nas histórias do universo de Vampire 5ª Edição (e por ora, apenas Vampire). A distribuição dos seus jogos deve ser realizado através da plataforma itch.io, marketplace comumente usado por criadores indies – ou seja, que não possuem apoio de distribuidoras ou estúdios.

O interessante aqui é que não existe a obrigatoriedade de distribuí-los gratuitamente: você pode cobrar para que as pessoas obtenham o seu jogo, recebendo parte deste valor: você receberá, no máximo, 67% do valor pago pelo seu jogo – você pode receber menos do que isso, a depender do quanto desta porcentagem você quer compartilhar com a itch.io.

67% do valor pode parecer pouco para algumas pessoas, mas vale ressaltar que mesmo outros produtos digitais apresentam porcentagens semelhantes: para publicar seu produto na Iniciativa T20 (marketplace de produtos de Tormenta 20, RPG da Jambô Editora), você recebe 60% da quantia gasta pelo comprador; no DrivethruRPG, a porcentagem é de “apenas” 50%. A plataforma Dungeonist – que será fechada nos próximos meses – era o único marketplace digital comumente usado no Brasil que apresentava margem superior ao Unbound: nela, você recebia 75% do preço do produto.

Você não está limitado a publicar apenas jogos digitais: você também pode disponibilizar recursos usados por criadores de jogos, como soundtracks, artes e outros elementos usados por criadores (como por exemplo, recursos da plataforma Unity) – mas nestes casos, eles não poderão utilizar elementos da propriedade intelectual do Mundo das Trevas.

Quer começar a publicar os seus jogos? O portal dedicado ao World of Darkness: Unbound contém todos os recursos necessários para que você publique seu jogo!

Quer se aventurar pelos jogos publicados pelos fãs? Visite o site dedicado aos jogos ambientados no Mundo das Trevas – vários deles são gratuitos!

Mundo das Trevas Unbound
Mais jogos devem ser adicionados à lista em breve!

Mas e os RPGs?

Esse pode ser o seu pensamento, afinal, os RPGs estão consolidados há muitos mais tempo do que os jogos digitais. O que você pode não saber, contudo, é que já existe uma forma de você criar seus materiais de Vampire V5, e ainda recebendo uma grana com isso!

A Storyteller’s Vault, após acordo com a Paradox Entertainment (proprietária da propriedade intelectual do Mundo das Trevas), passou a permitir as criações que utilizam regras ou elementos contidos na quinta edição de Vampire. Outros fãs podem adquirir seus materiais – você recebe 50% do valor pago pelo cliente. Ainda, há templates (documentos pré-formatados, usando a mesma diagramação presente nos livros de Vampire V5) e até mesmo artes disponíveis de forma gratuita – todavia, essa regra só vale se o material for publicado na Storyteller’s Vault.

Esta publicação lhe fornece links rápidos para os materiais disponibilizados gratuitamente, além de maiores explicações sobre o marketplace e quais regras você deve seguir.

  • Saiba mais: Publique – e ganhe dinheiro – com seus materiais de Vampire V5!

Publicações mais recentes

Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!

O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s