World of Darkness Unbound

Mundo das Trevas: Crie seu próprio jogo no mundo de Vampire V5!

Publicado por

Isso é válido para quaisquer jogos criados através da plataforma itch.io.

No ápice do Halloween, o portal oficial dedicado ao Mundo das Trevas (ou World of Darkness) anunciou o Vampire Jam, um concurso de jogos eletrônicos que permitiria que o criador vencedor do torneio publicasse seu jogo na Steam, gigante do ramo de distribuição de jogos digitais. E o concurso provou ser um grande sucesso, com 87 jogos desenvolvidos para o evento em apenas 30 dias!

Com isso, o portal oficial optou por expandir a iniciativa: conheça World of Darkness Unbound!

World of Darkness Unbound é uma iniciativa inédita (desconsiderando o concurso), que permitirá que os fãs da franquia criem seus próprios jogos digitais baseados nas histórias do universo de Vampire 5ª Edição (e por ora, apenas Vampire). A distribuição dos seus jogos deve ser realizado através da plataforma itch.io, marketplace comumente usado por criadores indies – ou seja, que não possuem apoio de distribuidoras ou estúdios.

O interessante aqui é que não existe a obrigatoriedade de distribuí-los gratuitamente: você pode cobrar para que as pessoas obtenham o seu jogo, recebendo parte deste valor: você receberá, no máximo, 67% do valor pago pelo seu jogo – você pode receber menos do que isso, a depender do quanto desta porcentagem você quer compartilhar com a itch.io.

67% do valor pode parecer pouco para algumas pessoas, mas vale ressaltar que mesmo outros produtos digitais apresentam porcentagens semelhantes: para publicar seu produto na Iniciativa T20 (marketplace de produtos de Tormenta 20, RPG da Jambô Editora), você recebe 60% da quantia gasta pelo comprador; no DrivethruRPG, a porcentagem é de “apenas” 50%. A plataforma Dungeonist – que será fechada nos próximos meses – era o único marketplace digital comumente usado no Brasil que apresentava margem superior ao Unbound: nela, você recebia 75% do preço do produto.

Você não está limitado a publicar apenas jogos digitais: você também pode disponibilizar recursos usados por criadores de jogos, como soundtracks, artes e outros elementos usados por criadores (como por exemplo, recursos da plataforma Unity) – mas nestes casos, eles não poderão utilizar elementos da propriedade intelectual do Mundo das Trevas.

Quer começar a publicar os seus jogos? O portal dedicado ao World of Darkness: Unbound contém todos os recursos necessários para que você publique seu jogo!

Quer se aventurar pelos jogos publicados pelos fãs? Visite o site dedicado aos jogos ambientados no Mundo das Trevas – vários deles são gratuitos!

Mundo das Trevas Unbound
Mais jogos devem ser adicionados à lista em breve!

Mas e os RPGs?

Esse pode ser o seu pensamento, afinal, os RPGs estão consolidados há muitos mais tempo do que os jogos digitais. O que você pode não saber, contudo, é que já existe uma forma de você criar seus materiais de Vampire V5, e ainda recebendo uma grana com isso!

A Storyteller’s Vault, após acordo com a Paradox Entertainment (proprietária da propriedade intelectual do Mundo das Trevas), passou a permitir as criações que utilizam regras ou elementos contidos na quinta edição de Vampire. Outros fãs podem adquirir seus materiais – você recebe 50% do valor pago pelo cliente. Ainda, há templates (documentos pré-formatados, usando a mesma diagramação presente nos livros de Vampire V5) e até mesmo artes disponíveis de forma gratuita – todavia, essa regra só vale se o material for publicado na Storyteller’s Vault.

Esta publicação lhe fornece links rápidos para os materiais disponibilizados gratuitamente, além de maiores explicações sobre o marketplace e quais regras você deve seguir.

  • Saiba mais: Publique – e ganhe dinheiro – com seus materiais de Vampire V5!

Publicações mais recentes

Black Friday 2022

Black Friday 2022: todas as promoções de RPG!

Confira todas as promoções de RPG na Black Friday 2022!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s