O Um Anel - RPG pelo mundo de O Senhor dos Anéis

O Um Anel 2E: Edição brasileira será publicada neste mês!

Publicado por

Faltam apenas poucos dias para que a nova edição de O Um Anel seja publicada no Brasil!

Se aventure pela Terra Média com a segunda edição de O Um Anel, RPG baseado nas histórias de O Senhor dos Anéis. A edição em português será publicada pela Devir Brasil, e chegará às lojas ainda em agosto!

A segunda edição de O Um Anel (ou The One Ring) será publicada no Brasil pela Devir Editora, que também foi responsável pela publicação da primeira edição do jogo. Por ora, apenas o Livro Básico será publicado em português – não se sabe se a editora trará o Starter Set para terras tupiniquins, muito menos se publicará a recém anunciada adaptação da Terra Média para a quinta edição de Dungeons & Dragons.

A edição em português de O Um Anel terá 240 páginas e será publicada no dia 23 de agosto – portanto, nove dias após esta publicação. Você já pode colocar o livro na sua Lista de Desejos (wishlist) na Amazon Brasil.

O Um Anel 2ª Edição
A capa do livro é lindíssima!

Ficha Técnica

Produto: O Um Anel – RPG no mundo de O Senhor dos Anéis
Idioma: Português
Capa: Dura
Número de páginas: 240
Miolo: Colorido
Data de lançamento: 23 de agosto de 2022
Preço sugerido: não informado
Onde adquirir (edição física): Amazon Brasil

The One Ring em Português
Chame seus amigos para se aventurar pela Terra Média!

A segunda edição

A primeira edição de The One Ring foi publicada pela Cubicle 7 em 2011, e a editora britânica planejava lançar a segunda edição em meados de 2021. Todavia, um impasse com a Sophisticated Games, detentora da propriedade intelectual de O Senhor dos Anéis quando o assunto é jogos analógicos, fez com que o projeto fosse cancelado meses antes de sua publicação oficial. Para se ter uma ideia, a Cubicle 7 já havia iniciado a pré-venda do título!
As publicações da linha Adventures in Middle Earth, que adapta a Terra Média para a quinta edição de Dungeons & Dragons, também foram encerradas após o término do contrato de licenciamento.

Meses após o imbróglio, a editora sueca Free League anunciou que havia adquirido os direitos para publicar a segunda edição do RPG, contando com o designer Francesco Nepitello atuando como o principal desenvolvedor do jogo (cargo no qual havia trabalhado na primeira edição do RPG). A segunda edição foi publicada através de um financiamento coletivo lançado em fevereiro de 2021, arrecadando pouco mais de dois milhões de dólares na época. Pouco mais de um ano após o término do crowdfunding, o jogo foi finalmente lançado.

E há pouco menos de uma semana atrás, o estúdio sueco anunciou uma nova adaptação da Terra Média para D&D 5ª Edição.

O Um Anel em Português
Repare que o estilo de arte de O Um Anel 2ª Edição é bastante diferente de seu antecessor.

O sistema

O sistema de O Um Anel 2ª Edição utiliza grande parte do núcleo de regras da primeira edição do jogo, com alguns poucos elementos da Year Zero Engine, sistema adotado em quase todos os produtos da editora sueca.

O jogo apresenta apenas três atributos, cada um deles atrelados a seis habilidades. Quando um teste se faz necessário, o jogador deve rolar um Dado do Destino (um d12, com faces diferentes no 11 e no 12 – portanto, os numerais vão de 1 a 10) e dados de seis lados (d6, chamados de Dados de Sucesso) iguais ao seu valor na habilidade exigida. Para definir a dificuldade do teste, verifique qual é o valor do atributo que está atrelado à habilidade: com o número em mãos, pegue o valor 20 e subtraia-o de acordo com o valor do atributo, formando assim o Número-Alvo (não se preocupe: a ficha deixa muito claro qual é o número-alvo de acordo com o atributo relacionado).

Seu objetivo aqui é obter um valor maior do que o Número-Alvo, mas há diversas variáveis que afetam a rolagem:

  • Uma Bonificação adiciona um Dado de Sucesso adicional ao teste. Já um Penalidade remove um Dado de Sucesso do seu teste.
    Da mesma forma, um jogador pode consumir um Ponto de Esperança para receber um dado adicional (dois dados se ele estiver sob o efeito de Inspiração).
  • Se o resultado do Dado do Destino for igual a 12 (ou Runa de Gandalf), você obtém um sucesso automático. Se o resultado for igual a 11 (ou Olho de Sauron), considere que o valor do Dado do Destino é igual a 0.
  • Se o seu personagem estiver Fatigado, desconsidere quaisquer resultados 1, 2 ou 3 nos Dados de Sucesso.
  • Se o seu personagem estiver Favorecido, ele deve rolar dois Dados do Destino, ficando com o maior valor. Se ele estiver Desfavorecido, ele deve rolar dois Dados do Destino, ficando com o menor valor.

Após levar estes elementos em consideração e rolar os dados, é hora de ver se você foi bem sucedido ou não. O jogo apresenta diversos graus de sucesso, a depender da quantidade de números “6” obtidos nos Dados de Sucesso. Obter sucessos adicionais lhe permite infligir mais dano, descobrir informações adicionais na cena, realizar a tarefa pretendida sem fazer barulho, entre outros feitos incríveis.

Este é o “grosso” das regras de O Um Anel 2ª Edição. Os elementos da Year Zero Engine são vistos em outros elementos do sistema, como por exemplo, nas zonas de combate e nas regras de exploração (cada personagem cumpre um papel na viagem, algo visto em Forbidden Lands).

O Um Anel PT-BR
Arte que introduz o capítulo do Mestre em O Um Anel 2ª Edição.

Publicações mais recentes

Tormenta20 Jogo do Ano

Tormenta20: Jambô Editora anuncia edição “Jogo do Ano”!

Conheça a nova Tormenta com a edição “Jogo do Ano” de Tormenta20!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s