Cinco novos títulos serão lançados em 2023!

O retorno de Planescape, a reformulação da campanha presente em Lost Mines of Phandelver e mais detalhes sobre Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen: confira tudo o que foi anunciado de Dungeons & Dragons na Wizards Presents 2022!

Começando pelo final: novos livros!

Encerrando as atrações de Dungeons & Dragons na Wizards Presents 2022, houve o anúncio de cinco novos livros!

Todos eles serão lançados no ano de 2023, o que significa que Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen (falaremos dele mais tarde) é a aventura que conclui as publicações de Dungeons & Dragons no ano de 2022. Portanto, este ano tivemos quatro publicações:

  • Critical Role: Call of the Netherdeep
  • Journeys Through the Radiant Citadel
  • Spelljammer: Adventures in Space
  • Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen

Vale ressaltar que não é comum não termos lançamentos em setembro – este mês era reservado para o lançamento de grandes campanhas, como Baldur’s Gate: Descent into Avernus e The Wild Beyond the Witchlight (que será publicado em português, como você pode ver neste link).

Dito tudo isso, vamos conhecer as novas publicações, organizadas por ordem de lançamento.

  • Verão de 2023 – Keys from the Golden Vault
    Essa antologia de aventuras (ou compêndio) apresenta inúmeras aventuras curtas, todas elas com uma temática em comum: roubos!
  • Outono de 2023 – Bigby Presents: Glory of the Giants
    Assim como Fizban’s Treasury of Dragons apresentou os dragões do multiverso com o olhar da quinta edição de D&D, Glory of the Giants fornecerá mais detalhes sobre os poderosos gigantes – o que deve incluir novas histórias sobre a espécie e novas variações de blocos de estatística.
  • Inverno de 2023 – Phandelver Campaign
    Essa é uma modificação na “clássica” aventura Lost Mines of Phandelver (comercializada no antigo Starter Set – Kit Introdutório), que irá expandi-lá para proporcionar aos jogadores uma campanha completa. Infelizmente, não foi divulgado até que nível a aventura irá – mas espere algumas pitadas de horror cósmico!
  • Primavera de 2023 – The Book of Many Things
    Este é um novo suplemento para jogadores e mestres, baseado no Deck of Many Things (em português, baralho das pluralidades).
  • Primavera de 2023 – Planescape
    Todo o multiverso em suas mãos com este cenário de campanha!
D&D lançamentos de 2023
Cinco livros serão lançados em 2023! Qual lançamento te deixou mais animado?

Plataformas digitais

Com a aquisição da plataforma digital D&D Beyond, a Wizards of the Coast deu indícios de que irá investir em mais iniciativas virtuais – o que é bastante bem-vindo, dada a quantidade de jogos que, devido à pandemia, migraram das sessões presenciais para sessões online. E a empresa comprovou isso ao apresentar um novo VTT (virtual tabletop, ou mesa de RPG virtual)!

Intitulado D&D Digital, a plataforma 3D foi construída com a Unreal Engine 5 e usará uma câmera tilt-shift para proporcionar maiores detalhes em miniaturas menores. Falando em miniaturas, as miniaturas 3D farão parte do VTT, proporcionando uma experiência bastante similar ao que vemos na plataforma Talespire, que também usa miniaturas para representar as criaturas em combate.

D&D Digital VTT
Note o desfoque nas miniaturas ao fundo – o tilt-shift te permitirá dar zoom nelas!

Não há previsão de quando a plataforma será lançada.

Dragonlance e novas interações

Sim, é verdade que Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen já havia sido anunciado (inclusive, o livro já está disponível na pré-venda Amazon) durante a D&D Direct 2022. Mas mais detalhes foram fornecidos durante a apresentação de mais de uma hora.
Para começar, vamos ver as duas capas do livro – tradicional e alternativa.

Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen
Na esquerda, a capa tradicional. Na direita, a capa alternativa.

Shadow of the Dragon Queen foi desenvolvida para personagens de 1º nível – ao final dela, os personagens estarão no 11º nível – e contará uma nova história na lendária Guerra da Lança: aqui, o exército de dragões não busca apenas esmagar seus inimigos, mas dominar Krynn para sempre através de uma arma mágica lendária. Cabe aos personagens assumirem a linha de frente do conflito para que, quem sabe, terem a chance de derrotar uma dos mais icônicos vilões do cenário.

A aventura englobará batalhas em massa, e para fornecer suporte para estes momentos, um novo board game foi criado: Warriors of Krynn expandirá a experiência do jogo através de seis grandes encontros, onde vencer ou perder impacta diretamente no andamento da aventura no RPG. Todavia, você não é obrigado a comprar o board game para usufruir da experiência proposta pelo livro.

Exército Draconiano Dragonlance
Você não precisará do board game para se aventurar em Dragonlance!
Arte do livro Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen

O livro também fornecerá novas opções de customização de personagens: além de uma nova subclasse para a classe Feiticeiro (Feiticeiro Lunar), há dois novos antecedentes (Cavaleiro de Solamnia e Mago da Alta Feitiçaria), a raça Kender e diversos novos talentos, que darão um toque de Dragonlance ao seu personagem.

Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen
Você poderá se tornar um Cavaleiro de Solamnia em Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen!

Neste subtítulo, escrevemos “novas interações”, certo? A partir de Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen, você poderá comprar o livro físico (através do site oficial de Dungeons & Dragons) e receber a edição digital através da plataforma D&D Beyond. Infelizmente, você não receberá a edição digital ao comprar o livro através de outros vendedores, como a Amazon ou o Walmart. Infelizmente, a Wizards of the Coast não entrega no Brasil – e ainda que entregasse, teríamos que arcar com a bagatela de US$ 82,99 de frete.

One D&D

Por fim, chegamos ao início da apresentação com uma nova versão de Dungeons & Dragons – decisão essa considerada boa para alguns e polêmica para outros: você já deve saber que uma “nova” edição de Dungeons & Dragons será publicada em 2024, usando o núcleo de regras de D&D 5ª Edição (o que os fãs apelidaram de D&D 5.5, em alusão à Dungeons & Dragons 3.5).

Esta nova edição terá o nome de One D&D, e será a edição definitiva de Dungeons & Dragons. Segundo Christopher Perkins (designer de histórias de Dungeons & Dragons), a edição atual de Dungeons & Dragons está ancorada em fortes alicerces e incorpora as principais qualidades de outras edições, e que, portanto, não se pode mais pensar D&D como uma simples “edição” – agora, será simplesmente D&D. Ainda, Ray Winninger (líder do time Dungeons & Dragons) informou que, internamente, todos estão felizes com o estado atual do jogo, e que o desejo da equipe é adicionar mais conteúdos ao jogo – mais magias para conjurar, mais opções de customização de personagens e afins.

Mas o que isso significa?

D&D One usará o núcleo de regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, realizando alterações pontuais em várias das regras do jogo. Os três livros básicos serão atualizados, e novas versões dos livros poderão ser obtidas pelos fãs a partir de 2024. Algumas das alterações propostas já podem ser observadas nos lançamentos recentes – os monstros, por exemplo, não contam com informações sobre suas tendências.

Mas você não terá que esperar até 2024 para saber mais sobre One D&D: a Wizards of the Coast quer ouvir a sua opinião sobre as novas regras, e por isso, disponibilizou um playtest através da coluna Unearthed Arcana. O documento chamado “Character Origins” apresenta uma mudança importante: as raças (ou origens) não mais fornecem pontos de atributo – estes pontos são disponibilizados através de seus antecedentes, que se tornaram ainda mais flexíveis. Além disso, o documento apresenta novas regras de combate (uma delas, determinando que apenas personagens dos jogadores podem desferir Acertos Críticos) e uma reformulação nos talentos.

Os documentos de playtest serão disponibilizados mensalmente através da plataforma D&D Beyond. Você pode obter o documento através deste link.

A tradução do documento será publicada nas próximas semanas, fique ligado!

Publicações mais recentes

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!

Hora de Aventura: novo RPG está disponível!

O mais novo RPG baseado em Hora de Aventura está em financiamento coletivo. A nova edição usará a quinta edição de D&D como sistema!

Túmulos & Tigres: RPG baseado em AD&D está em fase de testes!

Túmulos & Tigres, novo RPG nacional baseado em AD&D 2ª Edição, está em fase de testes! E o material está disponível de graça!

Guia do Mestre: lançado suplemento em português para Mutantes & Malfeitores!

O Guia do Mestre é o suplemento definitivo para os narradores de Mutantes & Malfeitores 3ª Edição. E ele está disponível em português!

Corespring: novo RPG nacional está em pré-venda!

Corespring, o mais novo RPG nacional, está em pré-venda. O jogo de fantasia espacial será publicado pela CapyCat Games!

The Laundry Files RPG: 2ª edição está em financiamento coletivo!

A segunda edição do RPG baseado em The Laundry Files está em financiamento coletivo. O jogo conta com novas ilustrações e sistema!