Marvel Multiverse Role-Playing Game

Marvel Multiverse RPG: versão definitiva será publicada em 2023!

Publicado por

Uma aventura será publicada em conjunto com o Livro Básico!

O RPG será publicado após um ano de playtest público, que foi disponibilizado através das plataformas Kindle, Demiplane e Roll20, além de uma edição física – infelizmente, nenhuma destas opções eram gratuitas.

O livro básico será publicado em junho de 2023 e foi escrito por Matt Forbeck (mesmo criador do sistema 6-1-6, mencionado no final do texto), autor dos livros-jogos de Dungeons & Dragons: Endless Quest e de The Marvel Encyclopedia. A arte de capa foi criada pelo artista Iban Coello.
O livro contará com regras expandidas em relação ao que foi publicado no playtest, além de guias para criar personagens rapidamente, novas fichas de heróis existentes e um rol ampliado de poderes.

Marvel Multiverse RPG Core Rulebook
A capa recheada de ação de Marvel RPG!

A Marvel não forneceu exemplos das alterações que serão realizadas no núcleo de regras em relação ao que foi publicado no playtest, mas Matt Forbeck adiantou que uma enorme atualização será publicada em breve, deixando o jogo mais linear e tornando-o mais simples de entender e jogar – o playtest apresenta uma ficha de personagem repleta de números e poderes, mas sem explicá-los em um primeiro momento, o que certamente deixou muitos novatos confusos.

Um mês após o lançamento do Livro Básico (portanto, em julho de 2023), a Marvel lançará a campanha “The Cataclysm of Kang”, que é formada por seis mini-aventuras interligadas. Você poderá jogar essas mini-aventuras com novos heróis criados pelos jogadores ou mantê-los para a campanha completa. Você começará a campanha como um “herói de rua” (Miles Morales é um exemplo), e encerrará a última aventura como um herói cósmico (cujo nível pode ser comparado com a Capitã Marvel, por exemplo).

The Cataclysm of Kang Marvel Multiverse RPG
A capa da aventura galática The Cataclysm of Kang.

Infelizmente, a Marvel não revelou o preço dos dois livros.

O sistema 6-1-6

Neste sistema, você utilizará apenas três dados de seis lados (também conhecidos como d6), sendo que um deles precisa ter algo que o diferencie dos demais – este dado é chamado de Dado MARVEL. Os jogadores devem somar o valor obtido dos três dados e adicionar o valor do atributo testado – e obviamente, a primeira letra de cada um dos seis atributos formam o acrônimo MARVEL (Might, Agility, Resilience, Vigilance, Ego e Logic). O objetivo aqui é obter um valor igual ou maior do que a dificuldade do teste.

Efeitos fantásticos ocorrem quando você obtém o valor “1” no Dado Marvel (em dados customizados, o símbolo da MARVEL estaria no lugar do 1), efeitos estes que são amplificados caso os outros dois dados caiam no valor “6” – portanto, um 6-1-6, o maior resultado possível usando esta combinação de dados (e é por isso que o nome do sistema é 6-1-6). Da mesma forma, obter 1-1-1 é uma falha crítica.
Obter um 1 no Dado MARVEL é algo positivo mesmo em uma falha, já que este resultado permite ao jogador inserir um pequeno efeito narrativo na cena atual (o famigerado “você falhou, mas…”).

A propósito, a versão física do playtest de Marvel Multiverse: Role-Playing Game está em promoção, custando apenas R$ 38.

Publicações mais recentes

Tormenta20 Jogo do Ano

Tormenta20: Jambô Editora anuncia edição “Jogo do Ano”!

Conheça a nova Tormenta com a edição “Jogo do Ano” de Tormenta20!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s