E o assunto acerca da OGL continua a todo vapor!

A editora sueca Free League Publishing (ou Fria Ligan) também comprou a briga de outros estúdios acerca das alterações da Open Game License, ou apenas OGL. A editora criará não apenas uma, mas sim duas licenças!

A primeira licença criada será uma reformulação da OGL da Year Zero Engine, núcleo de regras usado em vários dos jogos do estúdio, como por exemplo, Alien RPG, Blade Runner RPG, Forbidden Lands, Mutant: Year Zero e Tales From the Loop. Este núcleo usa um sistema chamado fonte de dados (ou pool de dados): você rola uma quantidade de dados de seis lados igual a soma de um de seus atributos + habilidade envolvida: cada resultado 6 obtido se transforma em um sucesso. Ele é um sistema conhecido por sua adaptabilidade, sendo possível, inclusive, adicionar outros tipos de dados (como ocorre com Forbidden Lands, por exemplo).

Essa reformulação da licença dará aos criadores de conteúdo o direito mundial, irrevogável e livre de taxas (royalties) para utilizar o Year Zero Engine Standard Reference Document (ou SRD), que lista todos os conteúdos do sistema que podem ser reaproveitados em outros jogos. Este documento também será atualizado, contendo mais regras que poderão ser reutilizadas por criadores de conteúdo – regras de perseguições e viagens são apenas algumas das regras adicionais que estarão presentes na versão final do documento, que será disponibilizado nas próximas semanas.

Além disso, haverá uma segunda licença para criadores terceiros. Esta segunda licença permitirá aos criadores de conteúdo desenvolverem materiais para o RPG sueco Dragonbane, cuja nova publicação foi financiada com sucesso em 2022 (e que você pode saber mais sobre nesta publicação).

É importante destacar que a licença de Dragonbane lhe permitirá apenas publicar suplementos para o jogo, não sendo possível usar o núcleo de regras para criar jogos novos – é por causa disso que o jogo não terá uma SRD. Será necessário inserir a logotipo A Module for Dragonbane na capa de todas as suas publicações. De qualquer forma, você não pagará royalties para a Free League Publishing.

Dragonbane Third-Party
Este logotipo deverá ser inserido em toda e qualquer publicação de Dragonbane.

A OGL para Dragonbane será disponibilizada nas próximas semanas.

Por fim, o estúdio sueco destacou que utiliza a OGL 1.0a em duas de suas publicações: The Lord of the Rings Roleplaying Game e Ruins of Symbaroum. E na visão do estúdio, as duas linhas poderão continuar a serem publicadas mesmo após a atualização da OGL. De qualquer forma, a editora continuará a monitorar a situação de perto para evitar problemas.

O que é a OGL?

A Open Game License (ou Licença de Jogo Aberto) surgiu na aurora da edição 3.0 de Dungeons & Dragons, sendo considerada revolucionária até os dias de hoje, mais de vinte anos após o seu advento. O documento, pequeno o suficiente para caber em uma única página, apresenta diretrizes para que criadores de conteúdos e estúdios reutilizem conteúdos presentes nos livros de regras de Dungeons & Dragons.

Os conteúdos passíveis de serem reutilizados em outras obras estão listados em um segundo documento, intitulado System Reference Document, ou apenas SRD. Logo, a OGL é a licença que permite a reutilização de conteúdos, enquanto a SRD apresenta o que pode ser reutilizado.

Publicações mais recentes

CBR+PNK: começa a pré-venda da edição nacional do RPG indie!

Começou a pré-venda da edição nacional do premiado RPG CBR+PNK. Além do desconto, os compradores podem receber itens adicionais de acordo com as vendas!

Stewpot: guia com minijogos para tavernas é anunciado!

A Evil Hat Publishing anunciou Stewpot: Tales from a Fantasy Tavern, um produto que permite que os personagens se tornem taverneiros!

Maggot Machine: conheça o novo RPG da Nightfall Games!

A Nightfall Games, o antigo braço europeu da Wizards of the Coast, anunciou Maggot Machine, novo RPG pós-apocalíptico, baseado no ano de 1994!

Dungeons & Ruins: veja o novo material da Kobold Press para D&D!

A Kobold Press desenvolveu Dungeons & Ruins, um grande manual para você criar masmorras melhores em D&D e Tales of the Valiant!

25 anos de Tormenta RPG: confira o que será lançado em 2024!

2024 marca os 25 anos de existência de Tormenta RPG. Confira tudo o que a Jambô Editora lançará para o maior RPG nacional!

Cyberpunk RED: RPG de mesa é lançado em português!

O RPG de mesa “Cyberpunk” serviu de base para o jogo Cyberpunk 2077. A mais nova edição do RPG, Cyberpunk RED, está disponível em português!