Após um longo e tenebroso inverno.
Demorou um bocado, mas a publicação oficial de Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição (para alguns, Werewolf W5) está muito próximo de ver a luz do dia. O livro teve a capa revelada e a pré-venda do título finalmente está disponível, através do site da Renegade Game Studios!
Demorou?
Sim!
A quinta edição de Lobisomem: O Apocalipse foi anunciado durante a edição 2019 da PDXCON — convenção da Paradox, estúdio de jogos digitais que obteve os direitos de publicação do Mundo das Trevas. Pode não parecer, mas já se passaram três anos desde o seu anúncio.
Mas a demora teve bons motivos: a franquia Mundo das Trevas sofreu muitos danos em sua imagem após o problemático lançamento de Vampiro: A Máscara. Por conta destes eventos, a marca realizou inúmeras mudanças no mundo de Lobisomem: O Apocalipse. Estas mudanças não se limitaram apenas à história do mundo, mas também afetou mecânicas de jogo — a Litania, código de leis dos Garous, por exemplo, foi extinta na nova edição.
Saiba mais: Conheça o futuro de Lobisomem: O Apocalipse!

Mas o que é esse tal de Lobisomem: O Apocalipse?
Gaia (espírito da terra cultuado na cultura Garou) está morrendo.
A mãe dos lobisomens está sendo constantemente devorada pelas bocas de seres gananciosos e acumuladores. O uivo dos lobisomens transmite este lamento, seguido de angústia: até quando ela resistirá? Até quando permitiremos que ela continue a ser constantemente partida e trucidada? Até quando ficaremos divididos enquanto tudo o que prezamos é destruído?
Para os lobisomens, este é o verdadeiro apocalipse. Até quando você irá conter a sua fúria?
Lobisomem: O Apocalipse (ou Werewolf: The Apocalypse) é um jogo de radicalismo e revolução em meio a um apocalipse ambiental. Neste RPG, os jogadores interpretam Garous, humanos que podem se transformar em lobos bípedes com sede de sangue — mas que não se limitam a isso, já que você também pode se transformar em um verdadeiro lobo. E a revolução proposta desse jogo sempre vem acompanhada de violência. Os 11 clãs de lobisomens se diferem, além de outras coisas, em quanta violência empregar para que mudanças finalmente sejam realizadas.
Nem sempre a violência empregada é proposital, contudo: lobisomens são seres de fúria, e correm o risco de perderem a consciência de seus atos a depender do momento.

O jogo também emprega alguns conceitos de espiritualidade — uma característica de jogos da franquia Mundo das Trevas. Foi graças à corrupção do espírito dos homens — especialmente àqueles que tomam decisões — que chegamos a um apocalipse ambiental. Os lobisomens fazem parte tanto do mundo material, quanto do espiritual — e são recusados em ambos: os espíritos os colocam em descrédito por serem criaturas que pertencem ao seu mundo de forma parcial, enquanto os humanos os recusam por motivos óbvios.
Para os Garous, a fonte destes problemas deriva do/da Wyrm, uma força espiritual de entropia e caos — o completo oposto de Gaia. Lobisomens passam parte do seu tempo caçando os agentes da Wyrm, sejam eles reais ou imaginários.
A nova edição fez alguma questão de tornar o jogo e suas temáticas mais amigáveis para novos jogadores. E a história do jogo se adéqua a estes novos jogadores, dizendo que os personagens lobisomens fazem parte de uma nova geração de Garous — e nada melhor do que introduzir novos jogadores com o cenário recebendo um “ar fresco” — inclusive, o livro menciona que jogadores veteranos deverão lidar com o livro como se ele fosse uma re-imaginação, e fatos concretos de outras edições podem não ser mais verdade nesta. Muitas das mecânicas limitantes das edições anteriores de Lobisomem foram removidas aqui.
Estes novos jogadores serão recebidos com um novo núcleo de regras e profundas mudanças na ambientação. O livro menciona, inclusive, que jogadores veteranos deveriam interpretar o novo livro com uma re-imaginação ou reboot do cenário, e que muitos dos conceitos dados como fundamentais em edições anteriores podem não mais estar presentes na edição atual.
Na história do jogo, os personagens fazem parte de uma nova geração de garous, que deverão aprender a lidar com sua própria fúria enquanto enfrentam os responsáveis pelas catástrofes ambientais. Nada melhor do que reunir uma nova história, com novos jogadores e um novo conjunto de regras — quase tudo é novidade em Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição!

O sistema
A principal mudança da nova edição se concentra em seu sistema: a nova edição do jogo usará o mesmo sistema presente em Vampiro: A Máscara 5ª Edição e Hunter: The Reckoning 5ª Edição. Se você está familiarizado com o novo núcleo de regras presente nestes livros, você tem meio caminho andado, bastando apenas se atualizar com a história do jogo e navegar entre as novas opções de customização do seu personagem Garou.
O grosso do sistema permanece o mesmo: quando o resultado de uma ação é incerto, você terá que recorrer aos dados de dez faces (ou d10). Para determinar quantos dados devem ser rolados, verifique com o Narrador qual é a combinação de atributo e habilidade exigidos para realizar a tarefa — some os valores de atributo e habilidade e pronto, você tem a quantidade de dados para serem rolados.
Dito isso, role os dados e os converta em sucessos: cada dado cujo resultado seja superior a 5 equivale a um sucesso. Dois resultados “10” obtidos são convertidos em um Crítico — em vez de 2 sucessos, eles se tornam 4 sucessos. A situação e o bom senso do seu Narrador definirão quantos sucessos serão necessários para ser bem sucedido na tarefa. A mecânica de fome se tornou uma adição interessante: dados de dez faces são substituídos por dados de outras cores, que representam a fome. Caso um destes dados se converta em um ou mais sucessos, o personagem consegue realizar o que desejava, mas com um toque mais “bestial”.
E quando lança?
Lobisomem: O Apocalipse 5E será publicado em agosto de 2023 — se você garantiu seus ingressos para a Gen Con 2023, poderá obter sua cópia do livro antecipadamente no site da Renegade Game Studios usando o cupom GENCONPICKUP2023.
Mas você não precisará esperar até agosto para colocar suas mãos no livro: a edição digital de Lobisomem 5ª Edição já está disponível para quem obtiver o livro físico, e sem qualquer custo adicional. Mas esta promoção está disponível por tempo limitado.
O livro básico terá capa dura, miolo colorido e mais de 300 páginas de conteúdo — a Renegade Game Studios não divulgou o número exato de páginas do livro. O livro básico possui o preço sugerido de US$ 55 (cerca de R$ 277 na cotação do dia 22/04/2023), e já pode ser obtido no site da editora californiana.
A edição em português
No site da franquia World of Darkness, existe uma menção quanto às edições internacionais. A publicação de Lobisomem: O Apocalipse 5E foi confirmada em seis idiomas diferentes: alemão (a ser publicado pela Ulisses Spiele), espanhol (Nosolorol Ediciones), francês (Arkhane Asylum), húngaro (Delta Vision), italiano (Need Games!) e polonês (Alis Games). Você provavelmente está se perguntando “mas e a edição em português?”
Na publicação, a franquia por trás de Lobisomem faz a seguinte menção:
Para nossos fãs no Brasil, Galápagos Jogos (agora, Mundo Galápagos) irá apresentar notícias animadoras em breve acerca das próximas traduções, e novos idiomas serão anunciados em breve — fique ligado!
E bom, nenhuma notícia seria mais animadora do que a confirmação da publicação do título em nosso idioma. Mas talvez o senso de importância dos garous seja diferente dos tradicionais humanos.
O último vídeo da editora acerca de novos lançamentos foi gravado em janeiro deste ano, e nele, é mencionado que dois títulos em produção — Odisséia dos Lordes Dragões, aventura para D&D 5ª Edição; e a segunda HQ de Vampiro: A Máscara — seriam publicados até março deste ano. A editora não apresentou novas atualizações acerca destes livros desde então. E para finalizar, o grupo de RPG da editora não é atualizado desde março.
Por fim, no Discord da comunidade World of Darkness, foi mencionado que a editora atualizará seu calendário de RPGs até julho deste ano — logo, não espere por nenhum produto que não tenha sido anunciado até lá.
Publicações mais recentes
Wake of the Icons: última parte da campanha para Coriolis RPG está em pré-venda!
Impeça a destruição do Terceiro Horizonte em Wake of the Icons, terceira e última parte da campanha de Coriolis!
Resumo Semanal – 22 a 29 de maio!
Confira as principais notícias da última semana de maio em nosso Resumo Semanal!
Novo livro sobre dragões e novidades sobre Planescape: as últimas notícias de Dungeons & Dragons!
Confira as últimas novidades da franquia Dungeons & Dragons, de Planescape a The Book of Many Things!
Tales of the Valiant: RPG da Kobold Press baseado em D&D 5E entra em financiamento coletivo!
Conheça Tales of the Valiant, novo RPG da Kobold Press!
Glory of the Giants: mais informações são apresentadas pela Wizards of the Coast!
Conheça maiores detalhes sobre Bigby Presents: Glory of the Giants!
Fantasy Age: segunda edição é lançada pela Green Ronin!
A Green Ronin anunciou a segunda edição de Fantasy Age. Entenda a mudança da nova versão do jogo!