Aprenda a criar mapas de cidades em pouquíssimos passos!
Se você não sabe criar mapas de cidades e deseja começar a produzi-los, seja bem-vindo ao nosso artigo de criação de mapas para cidade!
Muito do que você precisa saber já foi mencionado em nossa postagem sobre confecção de mapas continentais no GIMP/Photoshop (link aqui). Como abordaremos muitas coisas que já foram tratadas no post anterior, sugiro que leia-o primeiro antes de continuar nessa postagem.

Coisas que você precisa ter em mente
Existem algumas coisas que você deve levar em consideração antes de começar a criar mapas de cidades. São elas:
- Você vai reparar que a estrutura base para a confecção do mapa será a mesma do mapa continental (novamente, link aqui), o que vai mudar é o final – teremos que adicionar detalhes para as casas e prédios da cidade.
- Fazendo esse mapa, você vai entender um pouco da dificuldade em fazer mapas no Photoshop/GIMP: Falta de Sprites/Tiles/Tokens. Para melhorar o mapa, você vai precisar deles, mas nada te proíbe de fazer os seus à mão. A dica que dou é: Encontrou sprites legais na Internet? Salve no seu computador. Você nunca sabe quando precisará deles;
- Para poupar um pouco de seu tempo, disponibilizarei os tiles que criei no final do artigo. Infelizmente, são poucos.
- Como você provavelmente copiará coisas da internet (casas, prédios, torres, entre outros), verifique cuidadosamente quanto a liberação de uso da imagem, principalmente se você usar o mapa em Stream/Youtube. Imagens com direitos comerciais utilizadas sem permissão podem te dar problema, e essa não é a intenção do post.
Dito isso, vamos ao passo a passo para criar seus mapas!
Passo 1 – Crie uma imagem em branco no GIMP
Esse passo é explicado no primeiro mapa, e ele se repete: Vá em Arquivo > Nova > coloque o tamanho da imagem conforme seu gosto (recomendo 1000×1000 para cidades) > Opções Avançadas > na opção Preencher com, escolha Transparente;
Passo 2 – Crie a estrutura
Esse passo é ligeiramente diferente do mapa anterior. Enquanto que, no mapa Continental, você precisava desenhar os continentes, aqui você precisará ruas, estradas, rios e similares. Não se preocupe quanto à quarteirões e casas, isso a gente irá inserir depois.
O processo é o mesmo: Com a imagem em branco, selecione o Pincel, tamanho 20, Hardness 025 e desenhe livremente o que você deseja ter em sua cidade. Após concluir essa parte, renomeie a Camada como Estrutura. Certifique-se de que não ficou nenhum espaço em branco entre as ruas e o limite do mapa, e isso é importante já que usaremos o Balde de Tinta no Passo 4.
Seu mapa deverá ficar próximo a isso:

Passo 3 – Coloque o primeiro Terreno
Igual ao primeiro mapa, você deve inserir o primeiro terreno, de preferência aquele que ficará abaixo de todo o resto. Copiarei o explicativo do primeiro mapa para que fique claro:
- Forma 1: Você pode ir no Menu de Camadas (localizado à direita, símbolo de três quadrados brancos), botão direito, Nova Camada e apertar OK. Uma nova camada surgirá, clique duas vezes sobre ela e renomeie-a como Rio. Ela deverá surgir acima da Camada Estrutura, então, segure a Camada Estrutura e arraste-a de modo que ela fique acima da camada Rio. Agora, com a camada Estrutura acima das demais, volte para a camada Rio, selecione a área que será pintada com a ferramenta Seleção, pegue o Balde de Tinta, escolha uma tonalidade de Azul e clique sobre a seleção.
- Forma 2: Você pode pegar uma imagem de mar qualquer na internet e colar direto no GIMP. Após colar, no menu de Camadas, irá surgir uma camada chamada Seleção Flutuante (Camada Colada). Clique duas vezes sobre ela e renomeie-a como Rio. Se o mar não ocupar toda a área que você desejava, selecione a ferramenta Redimensionar (símbolo de um quadrado menor com uma seta apontada para um quadrado grande, ou vá em Ferramentas > Ferramentas de Transformação > Redimensionar, ou simplesmente Shift + T) e ajuste o Rio para ocupar a região desejada. Mas, o Rio ficou posicionado de forma que a estrutura que você desenhou sumisse. Vá no menu de camadas à sua direita, clique na camada Estrutura e arraste-a de forma que ela fique acima da camada Rio.
Não se preocupe se o rio ocupar áreas que não deveria. Corrigiremos isso mais tarde.
Dica: Se o rio que você encontrar na internet for muito pequeno e, quando redimensionar, ele acabe ficando extremamente distorcido, você pode colar o rio no tamanho original, colá-lo novamente (irá ficar duas camadas de rio, uma em cima da outra), mover uma delas para o lado da figura original, criando um rio um pouco maior. Vá no menu de Camadas, selecione o rio que está mais acima, clique com o botão direito e clique na opção Combinar Abaixo. Você notará que a camada com os rios se unirá. Assim que fizer isso, certifique-se de que está na nova camada de rio, aperte Ctrl + C (comando de Copiar) e Ctrl + V (comando de colar). Você perceberá que ele colou o novo rio gerado, do tamanho da nova camada. Repita o processo de mover e combinar camadas, até que o rio preencha todo o mapa. Não esqueça de, no final, mover a camada Estrutura para cima, sobrepondo-se às outras.
Observação: Se seu mapa não tiver Rio, substitua o terreno por outro terreno em abundância em seu mapa, exceto a Rua.
Seu mapa deve estar desta forma agora:

Passo 4 – Pinte a rua
De todo o mapa, essa é a parte mais simples. Copie a camada da Estrutura (CTRL + C) e cole (CTRL + V). Quando aparecer no menu Seleção Flutuante (Camada Colada), nomeie-a como Rua. Sincronize os mapas de forma que um esteja por cima do outro. Agora, escolha o Balde de Tinta, certifique-se que está na camada Rua e que, nas Opções de Ferramenta, a área afetada esteja selecionada em Preencher Cores Similares. Selecione uma cor desejada para a sua rua e clique na rua. Se a pintura ocupar o mapa inteiro, aperte CTRL + Z (Desfazer ação) e verifique se nenhum espaço em branco foi deixado. Assim que estiver tudo OK, repita a operação até que apenas as ruas estejam preenchidas.
Dica: Você pode pegar a imagem de um terreno de terra na internet ou outra imagem ao seu gosto para ser a rua. Para fazer isso, copie a imagem e vá para o mapa. Vá para o balde de tinta e, em Tipo de Preenchimento, escolha Preenchimento com Textura. Com isso, um pequeno menu irá habilitar abaixo dele. Clique na imagem da Textura e selecione a primeira textura, chamada de Área de Transferência (ou seja, o que você copiou). Agora, basta pintar seu mapa: O balde de tinta será substituído pela área que copiou, pintando somente as áreas limitadas pelo desenho.
Dica²: Se o Balde de Tinta não funcionar apenas na rua, você terá que fazer o trabalho manualmente. Crie uma nova camada chamada Rua (vá no Menu de Camadas à direita > botão direito > Nova Camada > Coloque o nome rua > OK). Caso ela tenha surgido acima da Camada Estrutura, mova a Camada Rua abaixo da Camada Estrutura. Pinte/Copie a Camada e apague com a Borracha todas as áreas que não são rua e que foram preenchidas.
Seu mapa deve estar de forma semelhante ao meu mapa abaixo:

Passo 5 – Preencha o restante dos terrenos
Novamente, esse passo repete o Passo 5 do mapa anterior: Selecione outro terreno à sua escolha, cole-o/pinte-o nas partes que lhe interessar no mapa e apague as partes que ele preencheu acidentalmente. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias, não esquecendo de criar novas camadas neste processo.
No final deste passo, seu mapa deverá estar totalmente preenchido, igual ao meu mapa abaixo:

Parte 6 – Aplique os efeitos
Novamente, é a mesma coisa do mapa anterior. Irei detalhar aqui apenas as coisas que modifiquei em relação à Parte 5:
- Sub-Exposição da rua, deixando-a mais escura;
- Super-Exposição da grama, deixando-a mais clara;
- Em Cores > Brilho e Contraste, diminuí o contraste e aumentei o brilho, deixando o rio com uma cara mais “rasa”;

Parte 7 – Colocando os detalhes
Esse é a parte mais complicada do jogo, e a única parte que difere do mapa que criamos anteriormente. Agora, você tem que colocar os detalhes na cidade: casas, lojas, pontes, muralhas, caixas e tudo mais que uma cidade oferece para ávidos aventureiros.
Por isso comentei no início do post sobre os tiles: você teria que copiar casas e outros componentes de outros mapas e colar no seu mapa. E, provavelmente, os tiles que você possuí em mãos nesse exato momento não são bons o suficiente para serem colocados em seu mapa. Mas, além de disponibilizar os tiles que usei, irei te ajudar a copiar detalhes de imagens/mapas que possuí, facilitando seu trabalho.
Outra alternativa é você criar seus próprios tiles no GIMP, mas esse processo de criar diversos tiles pode demorar bastante. Para copiar tiles e transferi-lo para seus mapas, você deve:
- Salve a imagem desejada, mesmo que queira apenas uma parte dela;
- Abra a imagem com o GIMP;
- Selecione (com a seleção livre, contínua, retangular ou elíptica) apenas a parte que deseja;
- Copie assim que tiver terminado de copiar;
- Indo para seu mapa, selecione a Ferramenta Lápis;
- Crie uma nova camada chamada de Diversos (onde vai ter os complementos do mapa);
- Nas Opções de Ferramentas, abaixo da Opacidade, há o formato do Pincel. Clique no símbolo (normalmente um círculo escrito Hardness xx) e clique no primeiro ícone chamado Área de Transferência. O traço comum do lápis será substituído pelo item que você copiou anteriormente. Agora, basta você replicá-lo quantas vezes você desejar em seu mapa.
Observação: Essa dica é muito boa para colocar casas no mapa. O processo Copiar/Colar é muito lento comparado a esse.
Distribua as imagens conforme sua vontade e seu mapa estará quase pronto, faltando apenas os marcadores. Abaixo, há algumas imagens do Passo 6 até a conclusão do nosso mapa:





Dicas
Por fim, temos algumas dicas para você criar mapas ainda melhores!
- Assim como tudo na vida, apenas a prática leva à perfeição. Seu primeiro mapa pode ficar ruim, mas conforme você começar a masterizar as ferramentas do GIMP enquanto descobre novas formas de editar seus mapas, eles melhoram absurdamente.
- Normalmente, os cartógrafos que criam mapas para RPG utilizam tons pastéis para mapas. Quando concluir o mapa, faça uma cópia extra dele, combine as camadas e modifique o jogo de cores na aba superior Cores. Ele pode ficar melhor do que já está!
- Você pode criar uma camada para todas as casas que você posicionar no mapa. Após isso, você pode ir em Filtros > Sombra Projetada (Legado). Coloque Deslocamento X em 10, Deslocamento Y em 10, Raio do Desfocamento 10 e Opacidade 80.
Isso vai fazer com que você posicione sombras em todas as casas automaticamente. - Usando o mesmo processo, você pode colocar sombras em outros edifícios.
- Por fim, usando as ferramentas de Subexposição/Sobrexposição, você pode criar relevo. Deixe prédios mais próximos ao “sol” mais claros, enquanto que os prédios mais baixos devem ficar mais escuros.
Por hoje é só, pessoal!
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Não se esqueça de usar o campo de comentários!
E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!
Até a próxima!
Primeira aventura de Dark Souls RPG e´ anunciada!
Explore Lordran, mundo de Dark Souls RPG, com o suplemento The Tome of Journeys, para Dark Souls RPG!
Influenciador Matt Colville cria seu próprio RPG de mesa!
O criador de conteúdo Matt Colville criou seu próprio RPG de mesa. Em três dias de financiamento, MCDM RPG arrecadou quantias superiores a 13 milhões de reais
The Eletric State: Free League anuncia novo RPG de mesa!
Está no ar o financiamento coletivo de The Eletric State, novo RPG do premiado estúdio sueco Free League Publishing. Venha conhecer um pouco sobre este RPG!
Paizo anuncia Howl of the Wind, novo suplemento de Pathfinder!
O primeiro suplemento após o lançamento de Pathfinder Remasterizado é anunciado: conheça Howl of the Wind, que contará com um catálogo repleto de criaturas!
RPG baseado em The Walking Dead é lançado!
Crie seu próprio apocalipse zumbi com The Walking Dead Universe, RPG de mesa recém-lançado pela Free League Publishing!
D&D em 2024: veja tudo o que foi anunciado na PAX Unplugged!
50 anos de D&D: Confira tudo o que a Wizards anunciou para Dungeons & Dragons durante a PAX Unplugged! Teremos o retorno de Vecna!
D&D em português na Amazon