Crie masmorras modulares para suas sessões presenciais!
Muita gente quer dar um upgrade na sua campanha de RPG usando mapas ou grids, mas o preço dos materiais é um tanto caro para nós que vivemos nesta terra tupiniquim. A Wizards of the Coast até tem um material bem bacana intitulado Dungeon Tiles (que você pode conferir neste link), mas o preço para importar para o Brasil inviabiliza a compra.
Na nossa postagem de hoje, traremos a vocês um super tutorial para vocês criarem suas masmorras para o seu RPG presencial, principalmente para quem não pode arcar com um produto caro!
O resultado final fica muito bom, como você pode ver abaixo!
Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, a edição nacional do Tome of Beasts por R$ 150! São 400 novos monstros para D&D 5ª edição!

Sem mais delongas, vamos ao tutorial!
Tutorial para criação de masmorras modulares para jogos presenciais
Você precisará de:
- Uma placa de isopor. Ela deve ter, no mínimo, 15mm (1,5cm) de espessura.
Nós utilizamos uma placa de 28mm para fazer a nossa masmorra. A placa custou R$ 7,40. - Caneta hidrocor preta (também conhecido como canetinha), caneta piloto ou caneta convencional.
- Estilete ou outro objeto cortante semelhante (para cortar o isopor).
- Lixa de mão (utilizamos uma lixa de grão 100. Quanto maior o grão da lixa, melhor).
- Pincel.
- Régua.
- Tinta guache ou tinta plástica (das cores que você desejar).
Criando a sua Dungeon
O primeiro passo é pegar sua caneta/canetinha/caneta piloto e desenhar quadrados de 2,5cm com o auxílio de uma régua. Nossa sugestão é fazer pontos em ambas as bordas do isopor com espaçamentos de 2,5cm, para depois traçar as linhas entre os pontos.
Tome cuidado para não danificar o isopor enquanto traçar as linhas. Apoie a caneta/canetinha/caneta piloto na lateral da régua e faça o risco de forma superficial.

Com o estilete, corte o isopor remanescente.

Ainda com o estilete, faça cortes em todas as linhas já tracejadas. Os cortes não devem ultrapassar mais que a metade da espessura total do isopor, sob risco de danificar a estrutura do isopor, o que irá fragilizá-lo. O corte deve ser feito da mesma forma que se corta um pão. Se você apenas fincar o estilete e arrastá-lo pela linha desenhada, o isopor será danificado internamente.
Não tenho estilete. O que fazer?
Cortar as linhas com o estilete tem como função marcar o grid após você pintá-lo. Mas se você não possui estilete para realizar os cortes superficiais no grid, você pode utilizar tinta guache diluída em água para fazer a pintura.
A tinta guache diluída em água pintará o isopor de forma mais “leve”, mantendo a marca do grid que você fez com a caneta.
Pintura e Cortes
Após terminar de realizar os cortes no grid, está na hora de pintar!
Pegue a tinta guache ou tinta plástica e pinte o isopor com a cor de sua preferência. De acordo com os nossos testes, a pintura com tinta plástica penetra o isopor com facilidade (realizando uma pintura uniforme) e deixa-o mais resistente. Já a tinta guache não é tão eficiente para a pintura em isopor (a pintura não é uniforme, deixa algumas falhas), mas deixa um aspecto mais bonito.

Se você irá utilizar o grid inteiro, passe para o próximo passo. Mas se irá utilizar o grid em pedaços pequenos (como nós fizemos), deixe o isopor secar e realize os cortes no grid novamente com o estilete. Dessa vez, corte o isopor até que o pedaço cortado se solte do restante do isopor. Novamente, corte o isopor da mesma forma que corta-se um pão: do contrário, danificará o isopor.

Acabamento
Você notará que diversas pequenas bolinhas se soltarão do isopor após cortá-lo. Se você não realizar o acabamento adequado nas placas de grid, essas bolinhas continuarão se soltando conforme você utilizar o grid (principalmente quando houver atrito), danificando o isopor e criando uma bela sujeira. Para evitar isso, é necessário pegar uma lixa de mão e passá-la na lateral do grid, até que ele fique com uma superfície totalmente plana. Quanto maior o grão da lixa, melhor o acabamento.
O resultado final do grid você pode ver na primeira imagem dessa postagem!
Lembrando que os resultados que você irá obter dependerá muito do seu capricho. O nosso grid ficou “ok”, mas poderia ter ficado melhor com cores em degradê, aplicação de sombras, detalhes no chão (como pequenos ossos) e muito mais! A decoração fica a seu critério!
Ao utilizar diversas peças de grid na hora da sua sessão, nossa recomendação é que você una as diferentes placas com um palito de dente exatamente no meio dos isopores. Assim, elas não se afastarão quando houver algum movimento desastrado de seus jogadores!
Gostou do grid? Deu tudo certo ao confeccioná-lo? Deixe sua opinião nos comentários!
E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!
Até a próxima!

Paizo anuncia linha de aventuras one-shot para Pathfinder 2ª Edição e Starfinder!
A Paizo anunciou uma nova linha de produtos para Pathfinder e Starfinder: aventuras One-Shot. A primeira delas, Sundered Waves, está disponível!

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!
A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Paizo anuncia novos produtos para Pathfinder e Starfinder!
Entre módulos, acessórios e livros, a Paizo anunciou cinco novos livros nesta semana!

Começa o financiamento coletivo de Mage The Ascension: Victorian Age!
Victorian Age te permitirá transportar seus jogos de Mage: The Awakening para a Era Vitoriana!

As mudanças na Wizards of the Coast em 2021
As franquias Dungeons & Dragons e Magic: the Gathering cresceram 23% e 33%, respectivamente. E isso fez com que a Hasbro alterasse algumas de suas políticas corporativas!

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast
Novas miniaturas para Dungeons & Dragons chegarão aos mercados em breve: a Wizkids expandiu sua parceria com a Wizards of the Coast!