Em nossa última postagem de 2018, nós apresentamos o Trello como uma ferramenta para você difundir as informações essenciais de sua campanha com seus jogadores. Hoje nós apresentaremos a vocês uma ferramenta simples para você organizar suas sessões ou até mesmo suas campanhas: Mapas Mentais!
Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, a edição nacional do Tome of Beasts por R$ 150! São 400 novos monstros para D&D 5ª edição!

O que raios é um mapa mental?
Os mapas mentais (também conhecidos como mind maps) funcionam como diagramas, organizando as informações. Em uma organização, eles são particularmente úteis para designar tarefas para uma equipe de trabalho, organizar o andamento de um projeto, detalhar as etapas de um processo interno, além de outras funções importantes para uma empresa.
A Wizards of the Coast começou a utilizar mapas mentais para estruturar a progressão de suas aventuras, facilitando a vida do mestre ao dar a possibilidade dele enxergar a estrutura da aventura e o quão longa ela é.

Além desse fato, você pode se utilizar de Mapas Mentais em diversas funções diferentes…
Organizar a sessão
Organizar uma sessão pode ser algo desafiador – principalmente quando não se sabe o curso de ação de seus jogadores. Os mapas mentais ajudam a você manter uma corrente de pensamentos coesa e permite que você interligue os acontecimentos de uma sessão com acontecimentos futuros.

Clique na imagem para aumentar a resolução!
Note que, na imagem acima, eu sugiro quatro cursos de ações iniciais para meus jogadores e esses cursos de ação se expandem conforme eles vão explorando a fundo esses cursos de ação. Você não necessariamente precisa criar algo contínuo (acontecimento X levará a acontecimento Y) – no meu caso, todos os quatro cursos de ações sugeridos para a sessão inevitavelmente ocorrerão, mas organizar dessa forma ajuda a organizar melhor as ideias.
Planejar aventuras prontas
Algumas aventuras prontas possuem plots muito fracos ou que podem ser facilmente esquecidos pelos jogadores (sim, estamos falando de você, Dragon Heist). Criar mapas mentais para a aventura te ajuda a posicionar os acontecimentos da aventura em uma ordem cronológica e, observando esses mapeamentos, a inserir novos plots ou inserir fatores que farão com que a aventura progrida.

Mais: tendo o esqueleto da aventura montado, é muito mais simples de você interligar a história da campanha com a história dos jogadores: um problema crônico que todas as aventuras prontas enfrentam.
Criar uma Aventura!
O mapa mental é a ferramenta ideal para você organizar as ideias de uma aventura de RPG. Usando os mapas mentais, você consegue organizar seu fluxo de informações, anotar suas ideias de forma simples e observar o esqueleto da aventura antes de tentar reproduzi-la, te dando a oportunidade de aparar as arestas e corrigir falhas. Se você se utilizar da Sessão Zero (sessão de criação de personagens e organizar expectativas e afins), melhor ainda: você pode interligar a história dos jogadores com a sua aventura antes mesmo dela começar, permitindo que todos os jogadores fiquem “sob os holofotes”.
Nossa recomendação é que você inicie sua aventura pelo final: é mais fácil criar uma aventura coesa quando você monta a sua estrutura de forma inversa. Dessa forma, o final preparado servirá de base para a aventura, o que evita de criar “barrigas” na aventura ou momentos onde a narrativa emperra por falta de informações.
Criar motivações de um vilão.
Uma última sugestão de utilização para os mapas mentais é criar as motivações do seu vilão e as metodologias utilizadas por ele conforme a aventura progride. Organizar-se dessa forma pode ajudar a evitar com que seu vilão simplesmente deixe de ser um vilão por seus jogadores – seja pelo fato de que suas motivações são ruins ou porque os jogadores não o sentem progredindo para atingir seus fins, ignorando-o (um dos poucos problemas de Curse of Strahd, inclusive).
Por onde eu começo?
Usar um mapa mental é extremamente simples: partindo de um ponto inicial, “puxe” novos mapas com o mouse e escreva o que lhe der na telha. Garantimos que sua preparação será muito mais frutífera utilizando-se dessa interessante ferramenta!
Existem centenas de sites e programas de computador que você pode se utilizar para criar seus mapas mentais, e muitos deles são gratuitos! Nossas recomendações são o GoConqr e o MindMeister (sites); e o FreeMind (programa, requer Java).
Gostou das sugestões? Deixe sua opinião nos comentários!
E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!
Até a próxima!

Paizo anuncia linha de aventuras one-shot para Pathfinder 2ª Edição e Starfinder!
A Paizo anunciou uma nova linha de produtos para Pathfinder e Starfinder: aventuras One-Shot. A primeira delas, Sundered Waves, está disponível!

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!
A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Paizo anuncia novos produtos para Pathfinder e Starfinder!
Entre módulos, acessórios e livros, a Paizo anunciou cinco novos livros nesta semana!

Começa o financiamento coletivo de Mage The Ascension: Victorian Age!
Victorian Age te permitirá transportar seus jogos de Mage: The Awakening para a Era Vitoriana!

As mudanças na Wizards of the Coast em 2021
As franquias Dungeons & Dragons e Magic: the Gathering cresceram 23% e 33%, respectivamente. E isso fez com que a Hasbro alterasse algumas de suas políticas corporativas!

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast
Novas miniaturas para Dungeons & Dragons chegarão aos mercados em breve: a Wizkids expandiu sua parceria com a Wizards of the Coast!