Usando Mapas Mentais no RPG

Organize suas campanhas com Mapas Mentais!

Publicado por

Em nossa última postagem de 2018, nós apresentamos o Trello como uma ferramenta para você difundir as informações essenciais de sua campanha com seus jogadores. Hoje nós apresentaremos a vocês uma ferramenta simples para você organizar suas sessões ou até mesmo suas campanhas: Mapas Mentais!

O D&D Essentials Kit voltou a ser comercializado no Brasil, e com o preço especial de R$ 108,50!

Usando mapas mentais ao criar sua campanha
Mais uma ferramenta administrativa que pode facilitar a sua vida!

O que raios é um mapa mental?

Os mapas mentais (também conhecidos como mind maps) funcionam como diagramas, organizando as informações. Em uma organização, eles são particularmente úteis para designar tarefas para uma equipe de trabalho, organizar o andamento de um projeto, detalhar as etapas de um processo interno, além de outras funções importantes para uma empresa.

A Wizards of the Coast começou a utilizar mapas mentais para estruturar a progressão de suas aventuras, facilitando a vida do mestre ao dar a possibilidade dele enxergar a estrutura da aventura e o quão longa ela é.

Mapas Mentais nas aventuras de D&D
Uma parte da estrutura de Storm King’s Thunder, aventura para D&D 5E.

Além desse fato, você pode se utilizar de Mapas Mentais em diversas funções diferentes…

Organizar a sessão

Organizar uma sessão pode ser algo desafiador – principalmente quando não se sabe o curso de ação de seus jogadores. Os mapas mentais ajudam a você manter uma corrente de pensamentos coesa e permite que você interligue os acontecimentos de uma sessão com acontecimentos futuros.

Usando mapas mentais para criar aventuras
Sim, esse é um mapa mental da minha preparação. No caso, essa sessão será bem sandbox.
Clique na imagem para aumentar a resolução!

Note que, na imagem acima, eu sugiro quatro cursos de ações iniciais para meus jogadores e esses cursos de ação se expandem conforme eles vão explorando a fundo esses cursos de ação. Você não necessariamente precisa criar algo contínuo (acontecimento X levará a acontecimento Y) – no meu caso, todos os quatro cursos de ações sugeridos para a sessão inevitavelmente ocorrerão, mas organizar dessa forma ajuda a organizar melhor as ideias.

Planejar aventuras prontas

Algumas aventuras prontas possuem plots muito fracos ou que podem ser facilmente esquecidos pelos jogadores (sim, estamos falando de você, Dragon Heist). Criar mapas mentais para a aventura te ajuda a posicionar os acontecimentos da aventura em uma ordem cronológica e, observando esses mapeamentos, a inserir novos plots ou inserir fatores que farão com que a aventura progrida.

Como usar mapas mentais para preparar sessões de RPG
Esse é o mapeamento do capítulo 3 de Dragon Heist. Esse mapeamento me ajudou a identificar os plots fracos da aventura e reforçá-los. Nesse caso, os jogadores verão um festival de construtos no Capítulo 2.

Mais: tendo o esqueleto da aventura montado, é muito mais simples de você interligar a história da campanha com a história dos jogadores: um problema crônico que todas as aventuras prontas enfrentam.

Criar uma Aventura!

O mapa mental é a ferramenta ideal para você organizar as ideias de uma aventura de RPG. Usando os mapas mentais, você consegue organizar seu fluxo de informações, anotar suas ideias de forma simples e observar o esqueleto da aventura antes de tentar reproduzi-la, te dando a oportunidade de aparar as arestas e corrigir falhas. Se você se utilizar da Sessão Zero (sessão de criação de personagens e organizar expectativas e afins), melhor ainda: você pode interligar a história dos jogadores com a sua aventura antes mesmo dela começar, permitindo que todos os jogadores fiquem “sob os holofotes”.

Nossa recomendação é que você inicie sua aventura pelo final: é mais fácil criar uma aventura coesa quando você monta a sua estrutura de forma inversa. Dessa forma, o final preparado servirá de base para a aventura, o que evita de criar “barrigas” na aventura ou momentos onde a narrativa emperra por falta de informações.

Criar motivações de um vilão.

Uma última sugestão de utilização para os mapas mentais é criar as motivações do seu vilão e as metodologias utilizadas por ele conforme a aventura progride. Organizar-se dessa forma pode ajudar a evitar com que seu vilão simplesmente deixe de ser um vilão por seus jogadores – seja pelo fato de que suas motivações são ruins ou porque os jogadores não o sentem progredindo para atingir seus fins, ignorando-o (um dos poucos problemas de Curse of Strahd, inclusive).

Por onde eu começo?

Usar um mapa mental é extremamente simples: partindo de um ponto inicial, “puxe” novos mapas com o mouse e escreva o que lhe der na telha. Garantimos que sua preparação será muito mais frutífera utilizando-se dessa interessante ferramenta!

Existem centenas de sites e programas de computador que você pode se utilizar para criar seus mapas mentais, e muitos deles são gratuitos! Nossas recomendações são o GoConqr e o MindMeister (sites); e o FreeMind (programa, requer Java).

Gostou das sugestões? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

5º Título de Dungeons & Dragons em 2021

D&D: 5º livro de 2021 será lançado entre setembro e novembro!

Contrariando os anos anteriores, teremos cinco títulos de D&D publicados em 2021 – e com possíveis surpresas!

Unearthed Arcana Mages of Strixhaven Tradução

Unearthed Arcana – Magos de Strixhaven

A Unearthed Arcana Magos de Strixhaven apresenta cinco novos arquétipos baseados na Universidade da Magia de Arcavios!
O documento traduzido está disponível neste artigo!

Marvel RPG

Novo RPG para o universo Marvel é anunciado!

Homem-Aranha, Pantera Negra, Thor, Wolverine…agora você conseguirá replicar as características e habilidades destes heróis em Marvel Multiverse Role-Playing Game, novo RPG voltado para a franquia, que será lançado no próximo ano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s