Criando campanhas de RPG com o Trello

Organize suas aventuras com o Trello

Publicado por

Use essa excelente ferramenta administrativa para controlar as principais informações de sua campanha!

Por ser formado em Administração de Empresas, eu utilizo diversas ferramentas administrativas que auxiliam a gerenciar equipes, com o intuito de me ajudar a organizar as minhas campanhas de RPG. Uma das principais ferramentas que eu utilizo é o Trello, um site que ajuda a manter um time “na mesma página”, permitindo que os membros que estão dentro do projeto possam visualizar em quais projetos um colega de trabalho está atuando (evitando que duas pessoas realizem o mesmo trabalho). Ele também serve para organizar as ideias da equipe, gerenciar prazos e afins.

E este simples site pode ser uma excelente ajuda para você gerenciar melhor as informações de sua campanha, e é isso que nós iremos mostrar nessa postagem!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil!

Usando o Trello para preparar campanhas de RPG
Com o Trello, é fácil compartilhar as informações de sua campanha com seus jogadores!

Usando o Trello para organizar campanhas

No Trello, você consegue organizar suas informações por meio de simples cartões (como os mostrados na imagem acima). Neles, você consegue inserir informações e imagens a seu bel prazer. Você pode criar cartões para cada NPC, cidades, documentos (como cartas e cartazes), organizações e o que mais você quiser.

O mais interessante da ferramenta é que você pode compartilhar essas informações com seus jogadores por meio de um link exclusivo, permitindo que eles também vejam essas informações e possam inserir as informações que eles desejarem em tais quadros.
Dessa forma, toda as informações relevantes da campanha ficam concentradas em um único local, facilitando o acesso de todos. Outros pontos positivos que eu destaco do Trello são:

  • Aumento de engajamento dos jogadores, maior imersão;
  • Não há necessidade de ficar fazendo recapitulação no início de cada sessão – todas as informações pertinentes estão no site;
  • É mais simples para o Mestre inserir a história dos jogadores na campanha (principalmente em campanhas prontas), uma vez que as informações da história estarão devidamente organizadas;
  • Os jogadores poderão inserir suas opiniões e observações na história por meio dos quadros;
Usando cartões do Trello para controlar informações da campanha
Os cartões ajudam a organizar as informações da campanha. Na imagem, há as informações sobre a campanha Waterdeep: Dragon Heist que eu narro para o meu grupo.
Clique na imagem para acessá-la em melhor resolução.

Como começar?

Para você começar a utilizar o Trello é relativamente simples. Abaixo, destacamos tudo o que você precisa fazer:

  • Crie uma conta no site;
  • Assim que terminar de preencher as informações que o site pede, clique no símbolo da casa no canto superior esquerdo, o que te redirecionará para a Home. Após isso, clique em Criar Novo Quadro.
  • O site te pedirá para determinar um nome e definir se esse quadro será Particular (ou seja, só você e as pessoas que você convidar ou que tiverem o link do quadro poderão acessar mediante a criar uma conta) ou Público (ele pode ser encontrado em mecanismos de pesquisa e pelo link do quadro, mas não exige criar uma conta).
  • Feito isso, essa imagem aparecerá para você:
Como criar quadros no Trello
Título do Bloco: Clicando duas vezes sobre o nome do bloco, você poderá renomeá-lo.
  • Adicionar um Cartão: Clicando neste botão, você poderá escrever as informações que deseja sobre o que será esse cartão. Após escrever, ao passar o mouse sobre um cartão, aparecerá um lápis no canto superior direito do cartão. Isso te permite editar o texto escrito.
Exemplo de cartão. Não reparem nos erros, criei esse cartão apenas como um exemplo ^^

Ao clicar em Adicionar Outro Cartão, abrirá um novo cartão imediatamente abaixo do primeiro cartão, te permitindo inserir mais informações.

  • Inserindo imagens: Clique no texto para abrir uma nova janela de edição. Clique em Anexo e em seguida Computador para escolher e inserir a imagem que deseja. Se você não quer que a imagem apareça com os cartões, basta clicar nela e selecionar Remover Capa (abaixo de descrição)
Carta com imagem. Fica bem mais apresentável!

E é basicamente isso!
Caso deseje inserir mais blocos de informações, basta arrastar a barra de rolagens para a direita e clicar em Adicionar outra Lista.

Para enviar o link de seu quadro no Trello para seus jogadores, basta clicar em Compartilhar. Você pode escolher convidá-los por e-mail ou por meio de um link direto (a forma mais simples e rápida).
Para que você fique ciente das modificações realizadas por seus jogadores, basta clicar nas reticências dos blocos e clicar em Seguir. Você receberá uma notificação sempre que houver alterações nos quadros marcados dessa forma.

Como os jogadores poderão editar e inserir novas informações no quadro, é recomendável que você realize uma cópia de segurança de seu quadro de trabalho. Para isso, basta ir em Menu (no canto superior direito), Mais e Copiar Quadro. O Trello irá lhe perguntar qual será o nome do novo quadro e voilá, você terá dois quadros idênticos, mas apenas um deles poderá ser acessado por seus jogadores.

Os jogadores terão acesso as informações do RPG Teste, mas as informações originais que escrevi estão salvas em Cópia de Segurança. Obviamente, as informações inseridas em um quadro não passam para o outro.

Eu realmente recomendo a utilização do Trello por ser uma ferramenta extremamente simples e que possui muitas utilidades. Você pode utilizá-lo para criar um passo-a-passo da aventura para que você se guie durante as narrações, para organizar as ideias da aventura que você está escrevendo e por aí vai. As possibilidades são infinitas!

Antes de encerrarmos a postagem, você pode conferir neste link uma pasta de trabalho do Trello que eu utilizo para registrar as informações de uma das campanhas que estou narrando atualmente.

Gostou das dicas? Quer conhecer outras ferramentas administrativas úteis para a criação de aventuras? Deixe sua opinião nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Buró Brasil anuncia a segunda edição de Old Dragon!

O principal RPG OSR nacional receberá a sua segunda edição. E o playtest público da segunda edição de Old Dragon começará em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s