Criando itens mágicos em D&D 5ª Edição

D&D 5E: Criando itens mágicos e não-mágicos

Publicado por

Neste artigo, você encontrará todas as regras para criar itens!

Você certamente já ficou perdido quando seu jogador lhe indagou se ele poderia criar itens mágicos ou não-mágicos, certo?
Mas seus problemas irão acabar, caro gafanhoto: essa postagem visa explicar as três regras existentes para a criação de itens. Vale destacar onde tais regras se encontram:

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, o recém-lançado livro-jogo O Porto do Perigo por R$ 18,00!

Itens não-mágicos (Livro do Jogador)

As regras para criação de itens são um tanto quanto simples: você precisa ser proficiente com as ferramentas necessárias para a criação do item e ter acesso aos materiais ou locais necessários para criá-lo.

Por exemplo: A Guerreira Lelis quer construir uma espada. Ela precisa ter proficiências com ferramentas de ferreiro, bem como ter acesso a uma forja.

Para cada dia de descanso utilizado para criar itens, você poderá criar um conjunto de itens cujo valor não ultrapasse 5 peças de ouro (ou po) no total, consumindo metade do valor do item em forma de materiais gastos. Se um item tiver custo superior a 5 po, você precisará desperdiçar múltiplos dias para construí-lo: a cada dia gasto, a criação do item progride em 5 po até que você atinja o valor total do item.

Simplificando: Divida o preço do item por 5. O resultado obtido é o número de dias necessários para construir o item.

Vamos a alguns exemplos:

A guerreira Lelis só teria um dia de descanso. Sendo assim, ela optou por gastar esse dia para criar uma picareta de guerra, que custa justamente 5 po. Ela então gasta 2 po e 5 pp na forma de materiais e cria sua desejada picareta de guerra.

O Artífice George irá construir uma lórica de escamas. Ele possui proficiência com ferramentas de ferreiro e tem acesso a uma forja, então isso não é problema. Entretanto, uma lórica de escamas custa 50 po. Dividindo o valor por 5, ele chega a conclusão que precisará de 10 dias para criar a armadura, além dos 25 po que serão gastos na forma de materiais.

Múltiplos personagens podem auxiliar na criação de um único item. A regra é a mesma: eles precisam ter as proficiências necessárias e acesso aos locais pertinentes para a criação do item. Para cada personagem que auxilie em um dia, a criação do item progride em 5 po.

A tabela abaixo mostra os preços de itens e a quantidade de dias necessários para construí-lo dependendo do número de pessoas empenhadas na tarefa:

Criando itens não-mágicos em D&D 5ª Edição
Uma única pessoa precisa de 300 dias para construir uma Plate Mail. É quase um ano de trabalho!

Itens Mágicos (Livro do Mestre)

Para criar seus próprios itens mágicos, existe uma série de requisitos que você precisará cumprir para fazê-los. São eles:

  • Você precisará ter a fórmula para a construção do item mágico;
  • Você precisa ser um conjurador com espaços de magia e precisa ser capaz de conjurar a magia que o item mágico irá produzir. Se você for criar um item mágico que emule o efeito de uma magia (como uma varinha de mísseis mágicos, por exemplo), você deve conjurá-la uma vez por dia de criação. Se a conjuração da magia exigir o consumo de componentes materiais, você deve consumi-los em todos os dias de criação. Entretanto, se o item emular o efeito da magia uma única vez (como no caso de pergaminhos), você só precisa arcar com o componente material uma única vez;
  • Você precisa ter um nível mínimo necessário de acordo com a raridade do item (a tabela abaixo mostra o nível mínimo que você precisa ter);
  • Você precisa ter as proficiências e locais pertinentes necessários para a construção do item;
  • Você também precisa ter dinheiro o suficiente para arcar com a construção do item, de acordo com a tabela abaixo.
Como criar um Item Mágico D&D 5E

Vamos a um exemplo:

Astaro (um mago de 5º nível) quer criar um ring of jumping. Observando a imagem do item, o Mestre decide que Astaro precisa ter proficiência com ferramentas de joalheiro, além de ter acesso a uma forja. Como o ring of jumping é um item incomum, Astaro precisará gastar 500 po para criar o item, além de precisar conjurar a magia jump todos os dias em que ele decidir trabalhar no item. Por sorte, a magia não exige o consumo de componentes mágicos.

Dito tudo isso, o Mestre pode determinar que um item mágico precise de um ingrediente especial para ser construído. Uma flametongue, por exemplo, só poderia ser criada caso seja forjada com lava. Essa determinação fica a critério do Mestre e normalmente a busca do resulta em uma missão secundária.

Para construir o item mágico, um personagem precisa ficar engajado durante 8 horas do seu dia nesta atividade. Para cada dia gasto, a construção do item progride em 25 po. Logo, um item mágico com nível de raridade Comum demoraria 4 dias para ser feito (100/25 = 4 dias). Se o item a ser construído é um consumível (como uma poção ou um pergaminho), o custo de criação é dividido pela metade. Consequentemente, o tempo de criação também é diminuído.

Da mesma forma que ocorre com itens não-mágicos, outros personagens podem lhe ajudar na tarefa de criar um item mágico. O único pré-requisito que um ajudante precisa cumprir é ter o nível necessário exigido pela tabela acima, de acordo com sua raridade. Ele também precisa participar da construção do item de alguma forma, seja buscando componentes mágicos, usando seus espaços de magia para conjurar a magia contida no item, entre outras formas possíveis de colaboração determinadas pelo Mestre.

Para cada pessoa auxiliando na criação do item, sua construção progride em 25 po por dia. A tabela abaixo mostra a raridade dos itens e o tempo necessário para construí-los dependendo do número de pessoas empregadas na tarefa.

Criando Itens Mágicos em D&D 5ª Edição
10 pessoas demorariam 2000 dias para construir um item mágico Lendário!

Antes de prosseguirmos, vamos a alguns exemplos:

Nosso mago Astaro se certificou que cumpre todos os pré-requisitos para a construção do seu ring of jumping. Como o anel é um item mágico Incomum, ele precisará trabalhar na construção do item durante 20 dias.

Joey é um feiticeiro de 9º nível e deseja criar um pergaminho da magia círculo de telepote. Como a magia é de 5º nível, ela é considerada rara para efeitos de criação de itens mágicos. Ele possui a magia preparada, o nível necessário para criar o pergaminho e os 2.500 po necessários para criar o pergaminho com a magia (lembre-se que o custo é dividido pela metade no caso de itens consumíveis). Ele terá que arcar com 50 po para conjurar a magia uma vez e terá que trabalhar por exaustivos 100 dias para criar o pergaminho.

Alterações do Xanathar na criação de Itens Mágicos

Como você pôde perceber na tabela acima, criar um item mágico é uma tarefa árdua e exageradamente longa. Devido a isso, o livro Xanathar’s Guide to Everything propôs algumas alterações para a criação de itens mágicos, listados abaixo. Note que o livro apresenta regras específicas para a criação de poções de cura e pergaminhos, que não serão explicadas aqui.

Lembrando que fica a critério do Mestre determinar qual das regras serão utilizadas para a criação de itens. Essas são regras opcionais.

  • Você não precisa mais ser um conjurador. Você também não precisa ficar conjurando a magia relativa ao item a ser criado;
  • Você precisa ser proficiente na perícia Arcanismo;
  • Você ainda precisa ter a receita do item a ser criado, bem como arcar com seu custo (que é diminuído pela metade caso o item seja consumível);
  • Invariavelmente, um item mágico precisará de um item exótico para criá-lo. Tal item fica a critério do Mestre;
  • Outras pessoas podem lhe ajudar: divida o número de semanas pelo número de ajudantes. Entretanto, fica a cargo do Mestre determinar quantas pessoas podem ajudar a construir determinado item. Um anel, por exemplo, não deveria ser trabalhado por mais de duas pessoas.

A tabela abaixo mostra o número de semanas necessárias para a construção de um item mágico.

Xanathar Criando Itens Mágicos

Vamos para alguns exemplos:

Astaro optou por criar o seu ring of jumping usando as regras de criação de itens do Xanathar’s Guide to Everything. Ele é proficiente em Arcanismo e adquiriu a receita do item, além de possuir os 200 po para criá-lo. Entretanto, seu mestre determinou que ele precisará adquirir um galão de óleo de sapo gigante.
Após matar sapos gigantes o suficiente para encher o frasco, Astaro precisará trabalhar durante duas semanas de trabalho (ou seja, dez dias) para construir seu ring of jumping.

O guerreiro Joey quer criar a famigerada espada flametongue. Ele treinou durante semanas para adquirir proficiência em Arcanismo e comprou a receita do item. Como a flametongue é uma espada rara, ele precisará trabalhar durante 10 semanas de trabalho (ou cinquenta dias) para criá-la e arcará com o custo de 2,000 po. Além disso, o Mestre de Joey determinou que ele precisa construir sua espada usando lava, o que não é um problema: ele convenceu um Elemental do Fogo a ajudá-lo nessa tarefa.
Um dos amigos de Joey irá lhe ajudar a criar sua espada, o que diminuirá o tempo de criação: dividindo o número de semanas (10) pelo número de pessoas trabalhando no item (2), a flametongue de Joey ficará pronta em 5 semanas (25 dias).

A espada Flametongue, presente no jogo Final Fantasy XII. Como eu adoro essa espada!
Créditos: Square-Enix

Ainda assim, você ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião ou questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast

Novas miniaturas para Dungeons & Dragons chegarão aos mercados em breve: a Wizkids expandiu sua parceria com a Wizards of the Coast!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s