Sempre negligenciada, as regras de carga em D&D 5ª Edição são tão simples quanto amarrar um cadarço!
Desde a 3ª Edição de D&D, as regras de carga são muito negligenciadas, sendo lembradas muitas vezes apenas quando o Mestre se toca que determinado personagem está distorcendo as leis da física, devido a quantidade de itens que carrega. Nossa postagem visa explicar essa regra!

A regra de carga é relativamente simples: Você pode carregar uma quantidade de peso igual ao seu valor de Força, multiplicado por 7,5. E é isso. A regra é intencionalmente simples justamente para que os jogadores não precisem se preocupar em ficar calculando sua capacidade de carga a cada item adquirido.
Para cada categoria de tamanho superior à Médio, a capacidade de carga da criatura é dobrada, enquanto que criaturas da categoria Minúscula possuem a capacidade de carga reduzida pela metade. Por fim, algumas raças possuem características que fazem com que elas sejam consideradas criaturas da categoria Grande (portanto, tem capacidade de carga dobrada) para fins de determinar sua capacidade de carga. São elas:
- Bugbear (Bugurso), presente em Volo’s Guide to Monsters.
- Centauro, presente em Guildmaster’s Guide to Ravnica.
- Firbolg, presente em Volo’s Guide to Monsters.
- Goliath, presente no Player’s Companion, gratuito e que você pode baixar neste link.
- Loxodonte, presente em Guildmaster’s Guide to Ravnica.
- Orc, presente em Volo’s Guide to Monsters.
Para ficar ainda mais simples, a tabela abaixo ilustra os valores de Força e sua capacidade de carga:

Regra Alternativa de Carga
O próprio Livro do Jogador sugere uma regra alternativa para deixar a regra de carga mais robusta, inserindo duas condições novas. Tal regra diz:
- Você pode carregar uma quantidade de peso inferior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 2,5 sem sofrer qualquer penalidade;
- Se você carregar uma quantidade de peso superior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 2,5 – mas inferior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 5 -, você fica com sobrecarga – o que reduz o seu deslocamento em 3 metros;
- Se você carregar uma quantidade de peso superior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 5, você fica com grande sobrecarga, o que reduz seu deslocamento em 6 metros. Além disso, você tem desvantagem em testes de atributo, jogadas de ataque e salvaguardas de Força, Destreza ou Constituição;
- Ao utilizar essa regra, ignore a coluna de Força presente na tabela de Armaduras. Portanto, com essas regras, não há Força mínima para utilizar uma armadura.
A tabela abaixo ilustra o peso necessário para se alcançar a sobrecarga e grande sobrecarga de acordo com o seu valor no atributo Força.

Para se ter uma ideia, o item mais pesado disponível para compra no Livro do Jogador é um barril, que pesa 30 quilos. Usando a regra convencional de carga, um personagem de Força 4 conseguiria carregá-lo, enquanto que, com as regras opcionais, um personagem que possua menos de 13 de Força teria problemas para carregá-lo.
Regra para empurrar, erguer ou puxar objetos
Com as regras de carga explícitas acima, fica muito fácil de entender sua capacidade de empurrar, erguer ou puxar um objeto. Você pode empurrar, erguer ou puxar um objeto que pese até o dobro de sua capacidade de carga (em números, isso significa 15 vezes seu valor de Força, ou 30 vezes seu valor de Força caso você seja uma criatura pertencente à categoria Grande).
Servindo de exemplo, um humano de Força 10 poderia erguer um objeto de até 150 quilos.
A tabela abaixo demonstra o peso máximo que um objeto pode ter para você manipulá-lo de acordo com seu valor no atributo Força:

Importante: A capacidade de carga dobrada de um Centauro é desconsiderada caso ele queira erguer um objeto.
Esperamos que tenham curtido o artigo! Se ficou com alguma dúvida, não hesite em nos contatar por meio do campo de comentários, abaixo!
Publicações mais recentes
D&D Direct: todos os anúncios relacionados com RPG de mesa!
Confira tudo o que foi anunciado durante a D&D Direct 2023!
Resumo Semanal – 14 a 27 de março
Confira as principais notícias das xxx semanas de yyy em nosso Resumo Semanal!
Novos livros da linha Guia para Jovens Aventureiros estão em pré-venda!
Conheça as principais criaturas e cenários de D&D através dos novos livros da linha Young Adventurer’s Guide!
Sprawlrunners: adaptação cyberpunk para Savage Worlds está em financiamento coletivo!
O suplemento Sprawlrunners te permite criar campanhas futuristas em Savage Worlds. E este suplemento agora está disponível em português!
The Walking Dead: RPG da franquia está em financiamento coletivo!
Explore Atlanta após um apocalipse zumbi em The Walking Dead RPG, já em financiamento coletivo!
Cartapácio de Monstros: bestiário old-school está em financiamento coletivo!
Adicione novas criaturas Old-School com Cartapácio de Monstros, novo bestiário brasileiro!
Essas informações estão em qual página do livro
CurtirCurtir