Regras de Carga D&D 5ª Edição

D&D 5E: Regras de Carga

Publicado por

Sempre negligenciada, as regras de carga em D&D 5ª Edição são tão simples quanto amarrar um cadarço!

Desde a 3ª Edição de D&D, as regras de carga são muito negligenciadas, sendo lembradas muitas vezes apenas quando o Mestre se toca que determinado personagem está distorcendo as leis da física, devido a quantidade de itens que carrega. Nossa postagem visa explicar essa regra!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, a edição nacional do Tome of Beasts por R$ 150! São 400 novos monstros para D&D 5ª edição!

Regras de Carga D&D 5ª Edição
Arte animal de Jarrett Quek. Você pode conferir a arte completa no Artstation!

A regra de carga é relativamente simples: Você pode carregar uma quantidade de peso igual ao seu valor de Força, multiplicado por 7,5. E é isso. A regra é intencionalmente simples justamente para que os jogadores não precisem se preocupar em ficar calculando sua capacidade de carga a cada item adquirido.

Para cada categoria de tamanho superior à Médio, a capacidade de carga da criatura é dobrada, enquanto que criaturas da categoria Minúscula possuem a capacidade de carga reduzida pela metade. Por fim, algumas raças possuem características que fazem com que elas sejam consideradas criaturas da categoria Grande (portanto, tem capacidade de carga dobrada) para fins de determinar sua capacidade de carga. São elas:

Para ficar ainda mais simples, a tabela abaixo ilustra os valores de Força e sua capacidade de carga:

Capacidade de Carga D&D 5ª Edição

Regra Alternativa de Carga

O próprio Livro do Jogador sugere uma regra alternativa para deixar a regra de carga mais robusta, inserindo duas condições novas. Tal regra diz:

  • Você pode carregar uma quantidade de peso inferior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 2,5 sem sofrer qualquer penalidade;
  • Se você carregar uma quantidade de peso superior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 2,5 – mas inferior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 5 -, você fica com sobrecarga – o que reduz o seu deslocamento em 3 metros;
  • Se você carregar uma quantidade de peso superior ao seu valor no atributo Força multiplicado por 5, você fica com grande sobrecarga, o que reduz seu deslocamento em 6 metros. Além disso, você tem desvantagem em testes de atributo, jogadas de ataque e salvaguardas de Força, Destreza ou Constituição;
  • Ao utilizar essa regra, ignore a coluna de Força presente na tabela de Armaduras. Portanto, com essas regras, não há Força mínima para utilizar uma armadura.

A tabela abaixo ilustra o peso necessário para se alcançar a sobrecarga e grande sobrecarga de acordo com o seu valor no atributo Força.

Regras de Sobrecarga D&D 5ª Edição
Essa regra visa incluir penalidades para quem carrega peso demais, criando uma espécie de gerenciamento de inventário entre o grupo.

Para se ter uma ideia, o item mais pesado disponível para compra no Livro do Jogador é um barril, que pesa 30 quilos. Usando a regra convencional de carga, um personagem de Força 4 conseguiria carregá-lo, enquanto que, com as regras opcionais, um personagem que possua menos de 13 de Força teria problemas para carregá-lo.

Regra para empurrar, erguer ou puxar objetos

Com as regras de carga explícitas acima, fica muito fácil de entender sua capacidade de empurrar, erguer ou puxar um objeto. Você pode empurrar, erguer ou puxar um objeto que pese até o dobro de sua capacidade de carga (em números, isso significa 15 vezes seu valor de Força, ou 30 vezes seu valor de Força caso você seja uma criatura pertencente à categoria Grande).

Servindo de exemplo, um humano de Força 10 poderia erguer um objeto de até 150 quilos.

A tabela abaixo demonstra o peso máximo que um objeto pode ter para você manipulá-lo de acordo com seu valor no atributo Força:

Regras para Empurrar, Erguer ou Puxar Objetos D&D 5ª Edição

Importante: A capacidade de carga dobrada de um Centauro é desconsiderada caso ele queira erguer um objeto.

Esperamos que tenham curtido o artigo! Se ficou com alguma dúvida, não hesite em nos contatar por meio do campo de comentários, abaixo!

Publicações mais recentes

The Darkest House Kickstarter

Monte Cook Games anuncia aventura The Darkest House!

A Monte Cook Games anunciou The Darkest House, uma aventura multisistema e que possui premissas inovadoras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s