Conheça as sete aventura que compõem o módulo!

O módulo/suplemento Ghosts of Saltmarsh finalmente foi lançado, passados quatro meses de seu anúncio oficial e quase seis meses após o lançamento do último livro capa-dura (Waterdeep: Dungeon of the Mad Mage, lançado em Novembro).

O livro é, na verdade, um compêndio de aventuras antigas que estão relacionadas com o tema marítimo. Três delas foram publicadas na 1ª edição de D&D e faziam parte de um único módulo, chamado Módulo U – Underwater. São elas:

  • The Sinister Secret of Saltmarsh;
  • Danger at Dunwater;
  • The Final Enemy.

As quatro aventuras restantes foram apresentadas nas antigas Dragon Magazine. Elas são aventuras desconectadas, ou seja: elas não possuem relação com outras aventuras, sendo ideais para aventuras one-shot. São elas:

  • Salvage Operation, presente na Dragon Magazine #123 (2005);
  • Isle of the Abbey, presente na Dragon Magazine #34 (1992);
  • Tammeraut’s Fate, presente na Dragon Magazine #106 (2004);
  • The Styes, presente na Dragon Magazine #121 (2005).

Vamos abordar cada uma das aventuras a seguir!

Créditos: Wizards of the Coast

A vila de Saltmarsh

Saltmarsh (que pode ser traduzido para Salinésia – falésia salina – ou Charco Salino) é uma pequena vila costeira pertencente ao cenário de campanha de Greyhawk (quadrante H3/83 neste mapa de Greyhawk que encontramos), situada na parte oeste do Mar Índigo e localizada na região de Keoland. Cerca de 2.000 pessoas vivem no vilarejo, cuja principal atividade econômica é a pesca (embora a agricultura também seja praticada). As pessoas trabalham duro e são agradáveis na maioria do tempo. Já seu governo é formado por um conselho de três pessoas influentes na cidade. O livro Sinister Secret of Saltmarsh descreve a cidade como “uma vila pesqueira inglesa do século 14”.

É interessante citar que os módulos antigos falavam muito pouco sobre as cidades, se limitando a dar poucas descrições. As aventuras (que possuíam pouco mais de 30 páginas) continham descrições detalhadas apenas em situações em que o designer da aventura julgava relevante. Não haviam mapas da cidade, descrições e nomes de NPC, lojas ou outras informações relevantes a respeito da cidade: tudo isso ficava a cargo do Mestre criar. Devido a isso, é muito comum que pessoas que jogaram a mesma aventura tenham percepções totalmente diferentes a respeito dela: ficava a cargo do Mestre criar quase tudo.

Para a 5ª Edição, um mapa da cidade foi criado, abaixo:

Mike Schley foi o autor desse mapa incrível!

As aventuras do Módulo U estão relacionadas com a vila de Saltmarsh, enquanto que as demais aventuras apresentadas na Dragon Magazine não possuíam um cenário em específico (afinal, foram desenvolvidas com o intuito de serem one-shots). Para Ghosts of Saltmarsh, todas as aventuras estarão ligadas com a cidade de alguma forma.

Para essa postagem, nós usamos como base as aventuras originais – afinal, nosso Ghosts of Saltmarsh só chegou ontem (27/05). Vale ressaltar que existem alguns spoilers (bem pequenos) sobre as aventuras.

Sinister Secret of Saltmarsh

Sinister Secret of Saltmarsh foi o primeiro livro do Módulo U – Underwater. A aventura foi lançada pela célula britânica da TSR em 1981, para AD&D (Advanced Dungeons & Dragons). A aventura apresenta a cidade de Saltmarsh, uma pequena vila localizada na costa do Mar Índigo. Embora seja uma cidade tranquila e sonolenta, a população teme as criaturas que habitam nas cercanias da cidade.

A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo de até 10 personagens, cujos níveis dos personagens podem variar entre níveis 1 a 3. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 1º nível.

Existem evidências que uma casa – localizada no alto de um penhasco e a cerca de 7 milhas da cidade – é mal assombrada: de vez em quando, durante a noite, luzes começam a piscar dentro da casa e vozes espectrais são ouvidas, aterrorizando a população. Essa casa era o antigo lar de um alquimista famoso, que nunca mais foi visto. Devido a isso, diversos boatos surgiram a respeito do local e os tesouros que ali se encontram, mas mesmo os aventureiros mais intrépidos possuem medo de ir até o local.

O conselho da cidade pede para que os personagens investiguem o local e descubram qual é o segredo sinistro de Saltmarsh. Mas essa é apenas a ponta do iceberg…

A casa mal-assombrada.
Arte de Zoltan Boros, revelada na Dragon+ #24

Escolha narrar essa aventura se:

  • Você quer abordar a cidade de Saltmarsh.
  • Seu grupo gosta de exploração de ambientes.
  • Seu grupo gosta de combates difíceis.
  • Seu grupo quer uma aventura ligada a piratas;

Danger at Dunwater

Danger at Dunwater é o segundo livro do Módulo U. A aventura foi lançada pela célula britânica da TSR e lançada em 1982, também para AD&D (Advanced Dungeons & Dragons). Danger at Dunwater sucede os acontecimentos que ocorreram em Sinister Secret of Saltmarsh..

A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo de até 10 personagens, cujos níveis dos personagens podem variar do nível 1 ao 4. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 3º nível.

Em decorrência dos acontecimentos de The Sinister Secret of Saltmarsh, os personagens descobrem que um grande mal se aproxima da cidade: uma colônia de homens-lagarto está se armando para atacar a cidade. Mais uma vez, o conselho de Saltmarsh precisa da ajuda dos aventureiros para patrulhar a região e tentar desmantelar o exército de lagartos.

Em posso do navio Fantasma dos Mares (eles também podem ir por terra firme), os personagens deverão ir até o Rio Dunwater e tentar descobrir o que realmente está acontecendo.

Escolha narrar essa aventura se:

  • Seu grupo gosta de dungeon crawl.
  • Seu grupo gosta da exploração proposta por hexcrawl.
  • Você quer demonstrar aos jogadores como tomadas de decisão ruins podem levar ao desastre;

The Final Enemy

The Final Enemy é o terceiro e último livro do Módulo U. The Final Enemy sucede os acontecimentos que ocorreram em Danger at Dunwater e seu andamento varia radicalmente dependendo das escolhas do jogadores na aventura que a precede.

A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo de até 12 personagens, cujos níveis dos personagens podem variar entre o nível 3 e 5. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 7º nível.

Após os acontecimentos de Danger at Dunwater, os personagens descobrem que a verdadeira ameaça são uma tribo de sahuagins, que estão muito próximos da cidade e desejam pilhá-la. Diversas tribos que vivem nas proximidades pedem a ajuda do conselho de Saltmarsh para evitar a iminente invasão.

Os jogadores precisam descobrir onde fica a fortaleza sahuagin e, munidos de um pequeno exército, acabar com a ameaça crescente.

Escolha narrar essa aventura se:

  • Quer uma aventura mortífera.
  • Seu grupo quer jogar uma aventura submersa.
  • Seu grupo gosta de dungeon crawl.
  • Seu grupo gosta de formular estratégias.
  • Você gosta de inserir encontros aleatórios – são seis dias de viagem entre Saltmarsh e a fortaleza.

Salvage Operation

Salvage Operation é uma aventura curta escrita por Mike Mearls, designer da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Apresentada na Dungeon Magazine #123 (2005), ela foi escrita para ser utilizada em D&D 3.5.

A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo de até 4 personagens de 2º nível. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 4º nível.

Albreck – um príncipe mercante – obteve bastante sucesso e riquezas ao realizar negócios com cidades localizadas na selva à sudeste, importando diversas especiarias raras. Infelizmente para ele, sua ganância o arruinou: após realizar uma troca com um antigo xamã, seu navio Imperador das Ondas foi atingido em uma forte tempestade. A escolta que acompanhava o navio o perdeu de vista e ele nunca mais foi visto. Todos os itens trocados estavam nesse navio, o que fez a vida do príncipe se transformar do vinho para a água – ele nunca mais conseguiu ter a glória de outrora…

Todavia, Aubreck descobriu que seu navio foi visto à deriva recentemente, com diversos sinais de destruição. Para tentar recuperar sua glória passada, Aubreck busca aventureiros confiáveis para adentrar o navio e recuperar seu precioso tesouro.

Mas os aventureiros devem ser rápidos: O Imperador das Ondas está prestes a sucumbir…

Escolha narrar essa aventura se:

  • Você deseja narrar uma aventura curta.
  • Seu grupo gosta de dungeon crawls diferenciados.

Isle of the Abbey

Isle of the Abbey é uma aventura curta presente na Dungeon Magazine #034, lançada em 1992 para a Rules Cyclopedia. A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo cujo nível dos personagens pode variar de 1 a 3. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 5º nível.

Um combate entre clérigos malignos e piratas se estendeu por toda a Ilha da Abadia. O confronto foi violento ao ponto de transformar a ilha em um lugar quase inabitável, mas os piratas se saíram vencedores. A abadia que dá nome à ilha foi destruída pouco antes dos piratas serem aniquilados por marinheiros locais.

Os marinheiros desejavam (e desejam) construir um farol na ilha, mas descobriram rapidamente que a ilha voltou a ser habitada – mas não por piratas ou clérigos, mas por esqueletos: basta colocar um pé na areia e esqueletos surgem do solo, atacando qualquer criatura viva. Como se não bastasse, a ilha é cercada por rochas e recifes, o que impede que qualquer embarcação ancore em outros locais da ilha, com exceção da região ao extremo sul (justamente onde os esqueletos surgem).

Os marinheiros desejam que o grupo explore a ilha e derrote os perigos que nela vivem. E claro: eles serão muito bem recompensados pelo feito.

Escolha narrar essa aventura se:

  • Você deseja narrar aventuras one-shot.
  • Seu grupo gosta de explorações.
  • Seu grupo gosta de combates.

Tammeraut’s Fate

Tammeraut’s Fate é uma aventura curta presente na Dungeon Magazine #106, lançada em 2004 para D&D 3.5. A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo de quatro personagens de 6º nível. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 9º nível.

Uma pessoa é encontrada morta pelo grupo de aventureiros, próximo ao litoral. Ao investigar o curioso caso no vilarejo mais próximo, eles descobrem que a vítima morava numa ilha próxima. Há informações de que a ilha sofreu um ataque, mas não há tempo para condolências: um novo ataque será realizado na ilha e os personagens deverão dar seus pulos para tentar reforçar as defesas da vila.

O combate mais mortal de suas vidas iniciará em breve…

Escolha narrar essa aventura se:

  • Seu grupo gosta de grandes batalhas.
  • Seu grupo gosta da ideia de tower defense – defender uma torre ou uma guarnição de ataques inimigos.

The Styes

The Styes é uma pequena aventura presente na Dungeon Magazine #121, lançada em 2005 para D&D 3.5. A aventura foi projetada para ser jogada por um grupo de quatro personagens de 9º nível. Para a 5ª edição, a aventura foi projetada para quatro a seis personagens de 11º nível.

Styes é uma cidade decadente que já teve seus dias de glória. Em um estado de abandono, a cidade portuária de pontes suspensas é lar de criaturas sórdidas e cultistas loucos.

Uma das criaturas sórdidas é o Homem da Lanterna, um grande assassino que está aterrorizando as pessoas que ali vivem, já tendo matado diversas pessoas. Por sorte, o Homem da Lanterna foi “capturado” – um homem de nome Jarme, um pescador que mora na região – com uma faca ensanguentada na mão. Preso, o homem desenhou diversas figuras macabras na cela enquanto sua sentença não era dada.

Mestre Refrum, um alquimista, acredita que Jarme era inocente e deseja que os personagens descubram o que realmente aconteceu.

Escolha narrar essa aventura se:

  • Seu grupo gosta de aventuras investigativas.
  • Seu grupo deseja enfrentar criaturas icônicas.
  • Você quer narrar uma aventura de nível alto, mas rápida.

Por fim…

Se você é atencioso, reparou que citamos que o livro é um misto de módulo e suplemento. Isso porquê Ghosts of Saltmarsh apresenta regras para navios: com essas regras, os personagens podem desempenhar diversas funções dentro de um navio (como ser o capitão, cozinheiro ou intendente), obter um navio (que, por sua vez, possuem blocos de estatísticas) e utilizá-los em combate. O livro também apresenta diversos upgrades para os navios: você pode substituir a hulha do navio por versões mais reforçadas (ou mágicas), substituir velas por motores elementais, entre outras opções.

O livro também apresenta quase 30 páginas detalhando encontros aleatórios, novos locais de exploração (como uma anêmona gigante), ameaças em alto-mar (como brumas sobrenaturais, navios fantasmas e tempestades mágicas), um gerador de navios e um gigantes gerador de encontros!

Boa parte deste conteúdo é inspirado na Uneathed Arcana Of Ships and the Sea, cuja tradução você encontra neste artigo.

Ficha Técnica

Se não quer perder nenhuma novidade do mundo dos RPGs, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Explore o espaço e além em Ad Astra: campanha para Mutant: Year Zero!

Saia da Terra e explore o espaço em Ad Astra, nova campanha de Mutant: Year Zero, aventura que se encontra em pré-venda!

Pirate Borg: cenário pirata para Mörk Borg é lançado!

Desbrave o alto-mar em um RPG da escola OSR em Pirate Borg, jogo baseado no premiado RPG sueco Mörk Borg!

Crystal Heart: RPG em PT-BR está em financiamento coletivo!

Crystal Heart, famosa webcomic que simula uma campanha de RPG, está com sua edição em português em financiamento coletivo!

Square-Enix anuncia RPG de mesa baseado em Final Fantasy!

A Square-Enix anunciou um RPG de mesa baseado no mundo de Eorzea, universo de Final Fantasy 14!

D&D Beyond lança funcionalidade “Maps”!

O D&D Beyond lançou possui a funcionalidade Maps: agora, você poderá jogar RPG através da plataforma!

Lost Mines of Phandelver deixará de ser distribuída no D&D Beyond!

Uma das maiores aventuras de Dungeons & Dragons 5ª Edição deixará de ficar disponível no Roll20!