Mordenkainen's Tome of Foes deixará de ser publicado

D&D: livros Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ser comercializados digitalmente!

Publicado por

Ambos os produtos deixarão de ficar disponíveis para futuros compradores a partir da próxima terça-feira (17)!

Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse será publicado como um produto avulso para Dungeons & Dragons 5ª Edição a partir da próxima terça-feira, 17 de maio. O livro compilará monstros e raças presentes nos suplementos Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters, além de algumas raças adicionais presentes em outros cenários de campanha (mas não intimamente ligadas a um cenário específico, como é o caso do Forjado Bélico no cenário de Eberron).

Esperava-se que os três livros supracitados coexistissem, mas não foi isso que a Wizards of the Coast decidiu: Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters deixarão de ficar disponíveis para novos compradores nas plataformas digitais parceiras da Wizards of the Coast a partir da próxima semana!

Todavia, quem já possui estes livros nas plataformas D&D Beyond, Roll20 ou Fantasy Grounds continuarão a ter acesso aos conteúdos dos livros de forma irrestrita – mas caso estes compradores desejem ter as estatísticas atualizadas das criaturas e raças presentes em Monsters of the Multiverse, eles terão que comprar o novo livro. Nestes casos, ao pesquisar por determinada raça ou monstro, você poderá escolher entre a versão presente no livro original ou em Monsters of the Multiverse.

Monsters of the Multiverse Capa
A capa de Mordenkainen Presets: Monsters of the Multiverse

Existem rumores (dizemos rumores porque a Wizards of the Coast não confirmou esta informação) de que Mordenkainen’s Tome of Foes e Volo’s Guide to Monsters não serão mais reimpressos pelo estúdio. Este rumor fez com que os dois livros atingissem o topo da lista de livros internacionais mais vendidos da Amazon Brasil ontem (10), além de provocar um grande aumento nos preços das versões alternativas dos livros na plataforma eBay – você não consegue mais encontrar a versão com capa alternativa de Volo’s Guide to Monsters custando menos de R$ 2.000.

Capa alternativa Volo's Guide to Monsters
A lindíssima capa alternativa de Volo’s Guide to Monsters!

Os motivos

Existem três principais motivos que justificam a decisão da editora de Los Angeles.

1: Embora Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse apresente monstros dos dois suplementos, grande parcela dos blocos de estatísticas presentes no novo livro foi atualizada. Além de vários monstros terem sua ND ajustada para um nível mais condizente, todos os monstros que possuíam a capacidade de conjurar magias através do traço conjuração receberam novas habilidades, que substituem suas principais magias de combate. Essa nova filosofia de design possui o intuito de evitar que o DM fique manuseando um livro adicional durante o combate unica e exclusivamente por conta das magias que o monstro ou NPC pode conjurar, o que alonga os combates de forma desnecessária.
Além disso, as raças também foram ajustadas: os kobolds, que originalmente perdiam atributos em Volo’s Guide to Monsters, agora possuem novas capacidades e aumentos de atributo.

2: Os dois livros, especialmente Volo’s Guide to Monsters, possui trechos que são considerados problemáticos. A última errata do livro, por exemplo, removeu uma caixa de texto intitulada “Orcs como subalternos” e adicionou que “os textos de lore contidos no livro apresentam a perspectiva do explorador Volo e estão limitados a Forgotten Realms, e que a realidade é mais diversa do que as idiossincrasias presentes no livro”.

3: A Wizards of the Coast reduz o número de livros a serem publicados em outros idiomas que não sejam o inglês. Não a toa, Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse será publicado no final do ano em alemão, espanhol, francês e italiano.
Você pode ler mais detalhes em nossa publicação sobre a D&D Direct.

Embora a decisão seja justificada, perde-se mais de 200 páginas de conhecimento sobre Forgotten Realms com isto.

Publicações mais recentes

Tormenta20 Jogo do Ano

Tormenta20: Jambô Editora anuncia edição “Jogo do Ano”!

Conheça a nova Tormenta com a edição “Jogo do Ano” de Tormenta20!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s