Várias plataformas de RPG virtuais também manifestaram seu apoio ao projeto!

O assunto das últimas semanas continua dando o que falar: A Paizo (estúdio que desenvolveu os RPGs Pathfinder e Starfinder) apresentou uma grande lista de parceiros que planejam aderir ao projeto ORCOpen RPG Creative License -, nova licença que, na teoria, irá substituir a OGL (ou Open Game License)!

A grande lista

Segundo a publicação da Paizo em seu site oficial, mais de 1.500 entidades manifestaram seu apoio para a criação da ORC (ou Open RPG Creative License), uma licença similar a Open Game License (ou OGL) e que permite a reutilização de conteúdos em outros projetos. Estas entidades variam de pequenos criadores de conteúdos a grandes estúdios de RPG.

Abaixo, você pode conferir as editoras/entidades que declararam apoio à iniciativa, segundo a Paizo.

Alchemy RPGArcane MinisAtlas Games
AutarchAzora Law*Black Book Editions
Bombshell MiniaturesBRW GamesChaosium
Cze & PekuDM DaveThe DM Lair
ElderbrainEN PublishingEpic Miniatures
Evil Genius GamesExpeditious Retreat PressFat Dragon Games
Forgotten AdventuresFree RPG Day*Frog God Games
Gale Force 9*Game On TabletopGiochi Uniti*
Goodman GamesGreen RoninThe Griffon’s Saddlebag
Iron GM GamesKnow Direction*Kobold Press
Lazy Wolf StudiosLegendary Games*Lone Wolf Development
Loot TavernLouis Porter Jr. DesignsMad Cartographer
Minotaur GamesMongoose PublishingMonkeyDM
Monte Cook GamesMT BlackNecromancer Games
Nord GamesOpen Gaming Inc.Paizo Inc.
Paradigm ConceptsPelgrane PressPinnacle Entertainment Group
Raging Swan PressRogue GamesRogue Genius Games
Roll for Combat*Tom CartosTroll Lord Games
Ulisses Spiele*
A lista de parceiros divulgada pela Paizo!

Tomamos o cuidado de listar empresas e organizações que possuem ligação com a Paizo com um asterisco – a editora alemã Ulisses Spiele, por exemplo, publica Pathfinder no idioma da terra dos bávaros. Já o canal no Youtube Roll for Combat tem como co-apresentador Mark Seifter, game designer de Pathfinder 2ª Edição. Mesmo excluindo entidades que possuem alguma relação com a Paizo, ainda sobram muitas editoras que são favoráveis a criação de uma nova licença irrevogável e não atrelada a uma empresa que atua diretamente com RPGs.

Pelo o que se vê nos fóruns da Paizo, ainda existe uma preocupação acerca de como a licença ORC lidará com a revogação de direitos. Com a nova OGL, a Wizards of the Coast quer ter a liberdade de desautorizar a licença para aqueles que criarem conteúdos considerados como discurso de ódio. O fato dessa possibilidade ser cogitada para a ORC é motivo de preocupação para muitos criadores.
Veja: estes criadores não criarão conteúdos que possam se enquadrar nessa categoria (não de forma intencional, ao menos). A questão é ter a possibilidade de ter sua licença de publicação revogada sem um motivo aparente.

Os VTTs

Além de todas as editoras supracitadas, chama a atenção o fato de que diversas plataformas de RPG online aderiram ao projeto: Demiplane, Fantasy Grounds, Foundry e Roll20 são apenas algumas destas organizações. Não é possível saber se essas empresas entraram no projeto antes ou depois da Wizards of the Coast apresentar a nova política para VTTs na versão 1.2 da Open Game License.

Vale destacar que Fantasy Grounds e Roll20 são os atuais parceiros oficiais da Wizards of the Coast na área de plataformas de RPG virtuais. E mesmo com tanto a perder, as empresas optaram por manifestar apoio ao projeto.

“Erramos o alvo”

Esse foi a frase utilizada pela ferramenta digital D&D Beyond ao citar a opinião geral do público acerca das novas políticas de VTT (Virtual TableTop, ou plataformas de RPG virtuais). De acordo com os feedbacks recolhidos pela empresa (mais de 10.000, segundo o próprio tweet da ferramenta), a comunidade e as plataformas de VTT parceiras da Wizards of the Coast deixaram claro que a política de VTTs implementada no rascunho da OGL 1.2 pode ser considerada problemática.

No tweet, a empresa fez questão de dar ênfase às animações – no documento, havia a citação de que os VTTs só poderiam utilizar a OGL 1.2 caso se limitassem a ser apenas uma forma de reunir DMs e jogadores, fornecendo uma experiência similar ao que todos teriam ao redor de uma mesa física (e portanto, VTTs que oferecessem suporte a animações fugiam deste escopo).

O D&D Beyond informou que algo melhor será realizado nas próximas rodadas de feedback.

Caso você não tenha entendido o intuito por trás da criação de uma nova licença, esta publicação explica a importância da OGL e as primeiras mudanças propostas pela Wizards of the Coast.

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