Jogos para Tavernas

Jogos de Taverna para RPG – Parte 1

Publicado por

Quer amenizar a monotonia de suas tavernas ou adicionar mais diversão em suas sesões?

Nosso Blog apresenta dois jogos típicos de tavernas, baseados apenas na sorte (embora um deles possa ser manipulado): o Chinchirorin e o Jogo de Copos!

O Chinchirorin é um jogo para duas pessoas, que envolve sorte e aposta – algo bastante comum nos mundos medieval. Esse jogo me foi introduzido no clássico Suikoden 2 (RPG japonês lançado no Playstation 1, no final da década de 1990) e me fez ter um misto de frustração quando jogava e histeria quando inseri esta mecânica em minhas mesas. Já o Jogo de Copos é um jogo mundialmente conhecido, criado na idade média e replicado em diversos filmes que retratam essa época. Ele também envolve os dois fatores de sorte e aposta, mas esse jogo pode ser manipulado pelo mestre.

O D&D Essentials Kit voltou a ser comercializado no Brasil, e com o preço especial de R$ 108,50!

Jogos de Taverna RPG
Se você quer criar uma taverna animada, estes dois jogos podem te ajudar!
Arte de Jeryce Dianingana/Artstation

Chinchirorin

O Chinchirorin é um jogo simples, que pode ser facilmente introduzido em uma mesa de RPG. Você precisará de:

  • 03 dados de seis lados (d6)
  • Uma tigela

Como funciona?

O funcionamento do jogo é simples: em primeiro lugar, ambos os jogadores deverão definir o valor que será apostado (note que ambos deverão apostar a mesma quantia). Após isso, um jogador (determinado aleatoriamente) inicia a rodada, rolando os três dados ao mesmo tempo dentro da tigela. Ele deverá rolar estes dados três vezes ou até conseguir dois resultados iguais e um diferente nos dados – o que ocorrer primeiro. A jogada 4-4-2 é um exemplo de resultado na segunda hipótese.

Quando isso ocorrer, você fica com o resultado do valor discrepante da jogada – no exemplo acima, o resultado 2. Essa é a pontuação do jogador para aquela rodada. Caso o jogador faça a jogada três vezes e não obtenha dois valores iguais e um diferente, sua pontuação será 0.

Tenha você conseguido pontuação ou não, é a vez do oponente, que repete o mesmo processo, rolando os dados três vezes ou até obter dois valores iguais e um diferente. Após isso, basta comparar as pontuações para definir o vencedor. Em caso de empate na pontuação, os jogadores devem iniciar uma nova rodada.

Exemplo de Rodada:

O primeiro jogador inicia suas rolagens:

  • 1ª jogada: valores 4, 5 e 2
  • 2ª jogada: valores 1, 3 e 5
  • 3ª jogada: valores 5, 5 e 2 – Dois valores se repetiram, sobrando o valor 2. Esse é a quantidade de pontos que o jogador 1 obteve nesta rodada.

Após isso, o segundo jogador inicia suas rolagens:

  • 1ª jogada: valores 6, 6 e 3 – Dois valores se repetiram, sobrando o valor 3. Como 3 é maior que 2, o segundo jogador venceu e obteve o valor apostado.

Até aqui é simples, mas o jogo não apresenta muitas emoções, não é mesmo? É aqui que entra as regras especiais!

Regras especiais do Chichironin

  • Rolar fora da tigela concede derrota imediata – ou seja, o oponente obtém o valor apostado.
    Não utilize essa regra caso você esteja narrando online.
  • Obter três resultados iguais (com exceção de 1-1-1 e 6-6-6) concede vitória imediata para quem obteve tal resultado.
  • Obter o resultado 4-5-6 lhe concede vitória imediata para quem obteve o resultado, recebendo o dobro do que foi apostado.
4-5-6 Chinchironin
4-5-6 te concede a vitória, além do dobro do valor apostado.
  • Em contrapartida, obter o resultado 1-2-3 concede derrota imediata para quem obteve o resultado, pagando o dobro do que foi apostado.
  • Obter o resultado 6-6-6 concede vitória imediata para quem obteve o resultado, recebendo o triplo do que foi apostado.
  • E, em contrapartida, obter o resultado 1-1-1 concede derrota imediata para quem obteve o resultado, pagando o triplo do que foi apostado.

Jogo de Copos

Você precisará de:

  • 3 copos (que não sejam transparentes)
  • 1 dado (ou outro objeto pequeno o suficiente para caber em um copo)
Jogo de Copos Medieval
Jogo de copos. Certamente você já o viu em algum lugar.

Regras:

O jogo é simples: Coloque o dado embaixo de um dos copos, embaralhe-os e peça para que os jogadores escolham em qual dos copos está o dado. Se acertar, eles ganham o dinheiro apostado. Se errarem, perdem a quantia apostada.

Você pode embaralhar atrás do escudo de mestre e até mesmo remover o dado debaixo dos copos, trapaceando e ludibriando os jogadores. Caso os personagens descubram, isso pode inseri-los a este mundo de corrupção – o que pode render boas missões.

Se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais (principalmente no Instagram, onde começaremos a publicar conteúdos exclusivos)!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s