Tire suas dúvidas a respeito das magias em D&D 5ª Edição!
Mesmo após termos feito uma postagem explicando alguns fatores a respeito das Magias em D&D 5ª Edição, encontramos muitas perguntas variadas sobre magias no sistema. E nada melhor do que respondermos, certo?
Essa postagem será atualizada sempre que vocês (sim, vocês!) realizarem suas dúvidas nesta postagem!

Conceitos Gerais
Como determino a CD de minhas magias?
A CD das suas magias é determinado pela seguinte fórmula, independente de sua classe e do círculo da magia a ser conjurada:
CD das magias = 8 + modificador de atributo de conjuração + bônus de proficiência
Um mago de 2º nível (portanto, bônus de proficiência +2) e que possui Inteligência 17 (+3) terá um valor de CD de magias igual a 13 (8 + 2 + 3).
Como determino meu atributo de conjuração?
Cada classe possui seu atributo de conjuração pré-determinado. A tabela abaixo apresenta as classes conjuradoras e seu atributo de conjuração:

Jogada de Ataque Mágico
É possível realizar um Acerto Crítico com uma magia?
Sim, mas apenas com magias que exijam uma Jogada de Ataque Mágico, como por exemplo, as magias orbe cromático, raio de fogo e raio místico.
A magia que irei conjurar exige uma jogada de ataque mágico. Qual bônus eu utilizo?
O bônus a ser adicionado na rolagem é igual ao seu modificador de Proficiência + Modificador de atributo de conjuração + outros bônus. Então, jogue um D20 e adicione o bônus para determinar o resultado de sua jogada de ataque mágico.
Há algum bônus ao conjurar magias na distância de Toque?
Não, nenhum. Além disso, se você conjurar uma magia que exija uma jogada de ataque mágico à distância em um alvo adjacente a você, você realizará a jogada de ataque com Desvantagem.
A CA do inimigo muda em caso de magias?
Não, a CA é um valor universal, usado contra magias e ataques.
Concentração
Qual é a dificuldade dos testes de Concentração?
Sob circunstâncias normais, a CD é 10 ou metade do dano sofrido – o que for maior.
Em casos onde um fenômeno faz com que você perca a concentração (como o intenso balançar de um barco), a CD é determinada pelo Mestre.
Se eu for proficiente na salvaguarda de Constituição, posso adicionar meu bônus de proficiência no teste de Concentração?
Não. O bônus na salvaguarda de Constituição só pode ser usado quando salvaguardas de Constituição forem exigidas. Um teste de concentração é um teste de Constituição.
Mecânicas específicas
Posso usar contramagia (counterspell) no meu turno?
Sim. Reações podem ser usadas em seu turno, portanto que seu gatilho tenha sido acionado.
É possível usar contramagia (counterspell) em uma contramagia?
Sim, é possível (mas note o próximo tópico).
Por que é possível usar contramagia (counterspell) e mais uma magia, sendo que você só pode conjurar uma magia por turno, ou uma magia e um truque?
Esse é um entendimento errado da regra. Em D&D 5ª Edição, nenhuma (repito: nenhuma) regra limita você a conjurar uma única magia por turno.
O que existe é uma regra que insere poréns ao conjurar uma magia com a sua ação bônus. Ela diz:
(Ao conjurar com uma ação bônus) não é possível conjurar outra magia no mesmo turno, exceto um truque com tempo de conjuração de uma ação.
Ou seja: portanto que você não use sua ação bônus para conjurar uma magia, você pode conjurar quantas magias quiser, da maneira que quiser. Você pode, por exemplo, conjurar a magia relâmpago e conjurar a magia contramagia em uma contramagia inimiga no mesmo turno.
Existe alguma maneira de conjurar mais de uma magia por turno?
Há algumas maneiras:
- Conjurando, com sua ação bônus, uma magia ou truque com tempo de conjuração de uma ação bônus; e, com sua ação, um truque com tempo de conjuração de uma ação.
- Conjurando uma magia com sua ação e uma magia com sua reação.
- Feiticeiros possuem uma opção de metamagia chamada magia acelerada, que permite que você conjure, com uma ação bônus, uma magia com tempo de conjuração de uma ação. Note que, novamente, você fica limitado a conjurar um truque com sua ação, com tempo de conjuração de 1 ação.
- Você pode pegar Multiclasse em Guerreiro até o 2º Nível. Com isso, você pode usar Surto de Ação, que te permite utilizar uma ação extra – e com essa ação extra, conjurar mais uma magia. Portanto que você não use sua ação bônus para conjurar uma magia, é possível conjurar duas bolas de fogo usando sua ação padrão e sua ação adicional concedida por Surto de Ação.
- Existe um Item Mágico chamado tomo da língua quieta (book of stiffled tongue). Com ele, você pode conjurar uma magia que esteja escrita nele como uma Ação Bônus – lembre-se da regra de conjuração usando uma ação bônus.
Esse tópico foi útil pra você? Tem dúvidas quanto a magias? Deixe sua opinião nos comentários!
E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!
Até a próxima!
Roll20 anuncia aquisição da ferramenta Dungeon Scrawl!
A plataforma de VTT Roll20 anunciou a aquisição da ferramenta Dungeon Scrawl, site para criar mapas de RPG no estilo Old-School!
Zombicide RPG: jogo é lançado em português!
A edição em português de Zombicide RPG é lançado pela Mundo Galápagos, com o preço de R$ 179!
Melodia Perdida RPG: jogo internacional está em financiamento coletivo!
Melodia Perdida, RPG baseado nas franquias Dragon Quest e The Legend of Zelda, está em financiamento coletivo na plataforma Catarse!
Castles & Crowns: conheça o novo suplemento para D&D!
Crie cidades, reinos e monarcas rapidamente em Castles & Crowns, novo suplemento de Dungeons & Dragons produzido pela Kobold Press!
Maravilhas Além do Luz de Bruxa: aventura de D&D é lançada em português!
The Wild Beyond the Witchlight, aventura oficial de Dungeons & Dragons, é finalmente publicada em português!
Rastros de Cthulhu: segunda edição é anunciada!
Confira mais informações sobre a segunda edição de Rastros de Cthulhu, anunciada nesta semana!
Muito boa esta explicação para uma questão que sempre surge nas mesas de jogo!
Como funciona uma magia fora de um combate?
Exemplo: em uma cena eu e meu grupo tivemos que pular de um prédio de 30 andares (90 metros), nisso eu usei a magia “queda suave” onde fala que a queda é reduzida a 18 metros por rodada, e já que cada rodada tem de 6 a 9 segundos, eu conclui que a redução da queda era de 18 metros a cada 6 ou 9 segundos, e a magia dura um minuto. Mais o mestre disse que a magia reduziria só 18 metros, por que fora de combate ela vale só por um turno.
Quem estaria cero nesse caso?
Olá, tudo bom?
Uma rodada equivale a 6 segundos, portanto, dez rodadas equivalem a 1 minuto, o tempo da duração da magia. Você seria capaz de descer até 180 metros sem sofrer danos, o dobro da altura do edifício. O tempo de duração da magia é fixo, independente se você está em combate ou não.
De qualquer forma, você poderia conjurar a magia durante a queda e no final dela, assim, evitando qualquer dano.
Abraço!
Quando eu tenho que realizar ataque mágico?
Sei que precisa quando a magia pede especificamente fazer um ataque mágico, mas são poucas magias que tem isso escrito na descrição
No caso toda vez q eu for lánçar uma magia eu tenho q rolar um D20? Contra a CA do inimigo ou a CD da minha magia q o únimigo tem q jogar pra resistir o dano e isso ?