Conjurando Múltiplas Magias em D&D 5ª Edição

D&D 5E: Como assim, é possível conjurar Bola de Fogo e Contramagia no mesmo turno?

Publicado por

Sim, essa combinação é válida! Te explicamos o porquê no artigo a seguir.

Muitas pessoas questionam nos grupos de D&D 5ª Edição no Facebook a respeito da regra de conjuração de múltiplas magias em um mesmo turno. Afinal, como essa interação funciona?
Se você tem essa dúvida, hoje ela será sanada!

Mas antes, você já conferiu nossa página de promoções? Apenas lá você encontrará as principais promoções de RPG do Brasil – como por exemplo, o recém-lançado livro-jogo O Porto do Perigo por R$ 18,00!

É muito engraçado ver o quanto que os jogadores interpretam errado a regra de múltiplas conjurações. O texto diz:

“Uma magia conjurada com uma ação bônus é especialmente rápida. Você não poderá conjurar outra magia durante o mesmo turno, exceto se ela for um truque com o tempo de conjuração de 1 ação.”

Isso quer dizer que qualquer combinação de magias conjuradas com Ação + Reação ou Ação + Ação (explicaremos a seguir) é válida. O único impedimento ao se conjurar múltiplas magias ocorre quando uma das magias a serem conjuradas tem como tempo de conjuração 1 ação bônus. Em tal caso, as únicas magias que podem ser conjuradas pelo resto do seu turno são truques que possuam tempo de conjuração de 1 ação.

Note que deixamos o trecho “pelo resto de seu turno” em negrito. Isso porque você ainda pode conjurar magias que possuem tempo de conjuração de 1 reação (o maior exemplo é contramagia) fora de seu turno.

O diagrama a seguir exemplifica a regra de conjuração múltipla:

Regra de Múltiplas Conjurações D&D 5ª Edição

Combinações possíveis

Entendendo a regra de múltiplas magias, é possível realizar algumas combinações de magias bastante interessantes:

  • É possível conjurar a magia bola de fogo e conjurar contramagia em uma contramagia inimiga (que seria direcionada em sua bola de fogo);
  • Você pode fazer um conjurador com multiclasse com Guerreiro (apenas dois níveis são necessários) e conjurar duas bolas de fogo no mesmo turno utilizando a característica Surto de Ação (Action Surge). Você não é obrigado a conjurar apenas bolas de fogo: qualquer magia com tempo de conjuração de 1 ação é válida para este combo.

Isso ocorre porque Surto de Ação lhe permite ter uma ação adicional, e conjurar duas magias com duas ações é um movimento válido segundo as regras de conjuração disponíveis acima.

Combinações Inválidas

Uma série de combinações que já foram muito difundidas por conta de uma leitura equivocada não são podem ser realizadas com essas regras. Explicamos algumas das mecânicas que são exploradas de forma incorreta abaixo:

  • Você não pode usar a ação Preparar em seu turno anterior para conjurar uma magia em seu turno atual com sua reação, além da magia conjurada com sua ação padrão. Isso porquê a ação Preparar (Ready Action) se encerra no início de seu turno caso o gatilho não seja desencadeado.
  • Você não pode, com um Feiticeiro, usar a metamagia Magia Acelerada (Quickened Spell) para conjurar uma magia de 1º círculo ou superior com sua Ação Bônus e conjurar uma segunda magia de 1º círculo ou superior com sua ação. A regra de conjuração não permite que você conjure uma magia de 1º círculo ou superior com sua ação e, em outro momento de seu turno, usar sua ação bônus para conjurar uma magia de 1º círculo ou superior – como vimos nas regras de conjuração de magias, acima. Neste caso, você fica limitado a conjurar apenas a truques que possuem tempo de duração de 1 ação.
    Ainda assim, é plenamente possível realizar uma combinação de magia de 1º círculo ou superior + truque: a combinação raio ardente (2º círculo) + raio de fogo (truque) é um exemplo disto.

Ainda assim você ficou com alguma dúvida? Deixe sua questão nos comentários!

E se você gostou, não se esqueça de nos acompanhar em nossas mídias sociais!
Você pode nos acompanhar no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Caso você prefira vídeos, você pode nos seguir na Twitch ou no Youtube!

Até a próxima!

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast

Wizkids expande parceria com a Wizards of the Coast

Novas miniaturas para Dungeons & Dragons chegarão aos mercados em breve: a Wizkids expandiu sua parceria com a Wizards of the Coast!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s