Publicação D&D na Italia

D&D: Wizards of the Coast será a responsável pela localização da edição italiana de D&D.

Publicado por

Este é o primeiro idioma (excluindo o inglês) que contará com intervenção direta da Wizards!

No último mês, a Asmodee Itália anunciou uma importante mudança na publicação italiana de D&D – e essa alteração também pode impactar as publicações em português!

A partir de agora, a Wizards of the Coast será a responsável pelas decisões editoriais e de localização da edição italiana de D&D. Além disso, a empresa também será a responsável por gerir a comunidade e promover a marca em território italiano.

Entretanto, o comunicado da Asmodee Itália não fornece maiores detalhes sobre a produção: até então, todos os produtos de D&D que não sejam publicados no idioma inglês eram produzidos pela Gale Force 9, empresa sediada na Virgínia, Estados Unidos, e subsidiária da Battlefront Miniatures, empresa neozelandense do ramo de miniaturas.

Até o momento da publicação, a Wizards of the Coast não forneceu quaisquer detalhes sobre o futuro das publicações em italiano. Ainda, outras editoras que trabalham com a distribuição e localização da marca D&D em outros idiomas (como a Mundo Galápagos, no Brasil; Rebel, na Polônia; e Ulisses Spiele, na Alemanha) não se manifestaram da mesma forma – a distribuição na Alemanha, por exemplo, foi devidamente restabelecida com os livros Eberron: Rising from the Last War e Out of the Abyss, publicados em abril e maio, respectivamente.

E o que acontece com a Asmodee Itália?

A retomada do controle da franquia D&D na Itália por parte da Wizards of the Coast não significa que a relação entre as empresas tenha acabado. A Asmodee é uma parceira de distribuição da Hasbro, empresa que controla os Magos da Costa, e continuará a distribuir D&D não apenas na Itália, mas por toda a Europa. Portanto, para a Asmodee Italia, a mudança é apenas um passo para trás.

Mudanças esperadas

Todavia, tais mudanças no processo de localização já eram esperadas. No último ano, a Wizards of the Coast manifestou seu desejo de não continuar com a parceria estabelecida com a Gale Force 9 – desejo esse não atendido pela editora de Virginia. Devido a isso, a Wizards of the Coast, de forma unilateral, decidiu não cumprir suas obrigações definidas em contrato, deixando-o em “ponto morto”: o contrato não havia sido rompido, mas também não podia ser executado em sua plenitude.

Essa postura resultou em um processo judicial, cujas informações você pode encontrar aqui e aqui.

Ainda sobre 2020, a Galápagos Jogos (agora, Mundo Galápagos) também anunciou uma mudança na produção: em uma iniciativa inédita dentre todos os países que possuem versões localizadas de D&D, o Brasil seria o primeiro deles a contar com produção local, ou seja, livros produzidos no Brasil. Todavia, isso não resultou em uma diminuição nos preços, já que a Gale Force 9 continuaria a vendê-los em dólar. Você pode ler a matéria que detalha mais este novo processo neste link.

Publicações mais recentes

Homeworld Revelations

Homeworld: RPG do jogo eletrônico está em pré-venda!

O mundo de Homeworld chega aos RPGs de mesa através do RPG oficial da franquia, que será publicado pela Modiphius!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s