
Este é o primeiro idioma (excluindo o inglês) que contará com intervenção direta da Wizards!
No último mês, a Asmodee Itália anunciou uma importante mudança na publicação italiana de D&D – e essa alteração também pode impactar as publicações em português!

A partir de agora, a Wizards of the Coast será a responsável pelas decisões editoriais e de localização da edição italiana de D&D. Além disso, a empresa também será a responsável por gerir a comunidade e promover a marca em território italiano.
Entretanto, o comunicado da Asmodee Itália não fornece maiores detalhes sobre a produção: até então, todos os produtos de D&D que não sejam publicados no idioma inglês eram produzidos pela Gale Force 9, empresa sediada na Virgínia, Estados Unidos, e subsidiária da Battlefront Miniatures, empresa neozelandense do ramo de miniaturas.
Até o momento da publicação, a Wizards of the Coast não forneceu quaisquer detalhes sobre o futuro das publicações em italiano. Ainda, outras editoras que trabalham com a distribuição e localização da marca D&D em outros idiomas (como a Mundo Galápagos, no Brasil; Rebel, na Polônia; e Ulisses Spiele, na Alemanha) não se manifestaram da mesma forma – a distribuição na Alemanha, por exemplo, foi devidamente restabelecida com os livros Eberron: Rising from the Last War e Out of the Abyss, publicados em abril e maio, respectivamente.
E o que acontece com a Asmodee Itália?
A retomada do controle da franquia D&D na Itália por parte da Wizards of the Coast não significa que a relação entre as empresas tenha acabado. A Asmodee é uma parceira de distribuição da Hasbro, empresa que controla os Magos da Costa, e continuará a distribuir D&D não apenas na Itália, mas por toda a Europa. Portanto, para a Asmodee Italia, a mudança é apenas um passo para trás.
Mudanças esperadas
Todavia, tais mudanças no processo de localização já eram esperadas. No último ano, a Wizards of the Coast manifestou seu desejo de não continuar com a parceria estabelecida com a Gale Force 9 – desejo esse não atendido pela editora de Virginia. Devido a isso, a Wizards of the Coast, de forma unilateral, decidiu não cumprir suas obrigações definidas em contrato, deixando-o em “ponto morto”: o contrato não havia sido rompido, mas também não podia ser executado em sua plenitude.
Essa postura resultou em um processo judicial, cujas informações você pode encontrar aqui e aqui.
Ainda sobre 2020, a Galápagos Jogos (agora, Mundo Galápagos) também anunciou uma mudança na produção: em uma iniciativa inédita dentre todos os países que possuem versões localizadas de D&D, o Brasil seria o primeiro deles a contar com produção local, ou seja, livros produzidos no Brasil. Todavia, isso não resultou em uma diminuição nos preços, já que a Gale Force 9 continuaria a vendê-los em dólar. Você pode ler a matéria que detalha mais este novo processo neste link.
Publicações mais recentes
D&D: Star Wars, Warcraft e mais: os futuros lançamentos para o RPG!
A Gen Con revelou o futuro de D&D: Warcraft em novembro, Dark Sun em 2027 e Star Wars no horizonte. Confira o calendário completo!
Cypher System: nova edição recebe licença aberta e regras gratuitas!
A Monte Cook Games libera licença aberta e regras gratuitas via SRD para o Cypher System 2ª edição. Baixe agora e crie seus próprios materiais!
Between Earth and Sky: série de romances vira um RPG de mesa!
A premiada trilogia Between Earth and Sky vira RPG pela Monte Cook Games. Financiamento em setembro — inscreva-se no BackerKit!
Promoção de RPGs de mesa da semana: 29 de julho a 4 de agosto!
Liquidação da Jambô com até 90% de desconto e várias promoções semanais de RPG. Confira tudo antes que acabe!
Dark Horse Comics lançará novas HQs de Dungeons & Dragons!
Dark Horse Comics lança nova HQ de D&D com destaque para o mago Mordenkainen, agora sem suas magias! Lançamento da história épica em novembro!
Final feliz: Paizo tece novo acordo comercial com o Archives of Nethys!
A Paizo restabelece acordo com o Archives of Nethys com novos termos. Entenda o que muda para a comunidade!
